28 de dezembro de 2010
Pareidolia é um fenômeno psicológico que faz com que o cérebro interprete imagens e sons de maneira errônea, baseando-se em estímulos subconscientes pré-organizados. Sendo assim, faz com a pessoa veja, por exemplo, imagens construídas em nuvens, manchas, rochas, etc. É desse fenômeno que surgiu a expressão "vemos o que queremos ver". Isso se deve ao fato de nossa mente racional necessitar fazer referência ao familiar para algo que não consegue interpretação mais definitiva. Precisamos associar algo incompreensível a algo com que possamos nos identificar.
Egóico é aquele que é refém completo de seu ego, mesmo não o sabendo. Que pensa em demasia e pondera sobre todas as informações que lhe chegam, tomando partido e iludindo-se ao achar que sua ideia ou opinião advém de algo além de sua própria excentricidade mental, ou Ego. Apesar de não conseguir identificar sua própria limitação conceitual a respeito de sua identidade mental, a pessoa egóica ainda assim é responsável direta por sua condição, já que não admite a possibilidade de ser refém de seu raciocínio material.
Pareidóico é o sujeito que identifica o Ego de todas as pessoas ao redor, menos de si próprio. Sofre de Pareidolia Neurótica, pela qual vê a manifestação do Ego de terceiros mesmo quando não existe. Ao frustrar-se diante de uma atitude alheia, projeta sua própria limitação de identidade na outra pessoa, associando assim suas dificuldades egóicas não a si mesmo, mas sempre a algo do exterior. Suas principais características são a facilidade de se sentir ofendido e incomodado por palavras externas e a velha mania acusatória, pela qual sempre acusa o outro de estar refém do Ego, quando na verdade ele mesmo é um.
Neste ano, muitas coisas boas foram identificadas e muitas coisas limitantes que merecem ser revistas. O item mais preocupante que pudemos presenciar neste ano, querido leitor, foi justamente a projeção do Ego como forma de negar seu próprio comportamento.raramente, Neste blog, isso aconteceu talvez pelo meu estilo de escrever, de maneira mais didática, voltada apenas para ajudar no esclarecimento de algumas questões. Todavia em muitos outros blogs, isso acabou não sendo tão simples.
Cada um tem um estilo de escrita, um jeito de passar uma mensagem ou informação. Alguns são mais intrincados, outros mais leves, outros tantos mais ríspidos. Essa rispidez é um estilo textual, e nunca deve ser considerada como uma interferência negativa da mente pensante. Há estilos e mais estilos. Todavia, os pareidóicos não conseguem avaliar corretamente a escrita como um todo. Atêm-se às palavras e nelas focam toda a sua atenção, cometendo erros pueris em suas caminhadas, que já deveriam estar adiantadas, mas que por fatores como este, ainda se encontram estancadas. O contexto se perde, e o texto adquire normalmente uma imagem negativa, fazendo com que vejam Egos onde não existem.Augusto dos Anjos Seria o mesmo que denegrir e exaltar Carlos Drummond de Andrade. Não é porque uma pessoa escreve de forma agressiva, que ela o é em sua vida. São estilos de escrita. E mesmo que haja a intenção do autor de pegar pesado, ou dar bronca, por algo que sabe que vem acontecendo, isso não significa que ele está com sentimentos negativos. O bom professor é aquele que sabe a hora de puxar a orelha de seus alunos. E o fato de os alunos se ofenderem já demonstra que realmente mereciam o puxão, do contrário não se ofenderiam.
É preciso entender, querido leitor, que toda vez que se sentir desrespeitado, ofendido ou incomodado por palavras de terceiros, você estará apenas atendendo aos caprichos de seu Ego. Nada mais que isso. E se, além disso, tiver a mania de enxergar o Ego de terceiros, sentindo-se incomodado por suas manifestações, você se tornou um pareidóico, que projeta a si próprio na figura do outro. Alguns blogueiros tiveram que lidar com muitos neuróticos vigilantes de Egos. Muitos se saíram bem, outros nem tanto, já que também eram reféns de suas mentes egóicas e acabaram por dar um término ao seus trabalhos.
Assim sendo, neste novo ano, um dos mais importantes da história humana, aprenda a enxergar a si próprio de maneira adequada, não caindo na falsa imagem de que está alheio ao mundo, mas ainda assim se identificando e dando atenção àquilo que sua mente racional julga absurda. Isso não é estar alheio, é estar ainda preso. Aprenda de uma vez a não julgar quem escreve, a não se deixar levar por simples palavras, a não mais projetar nos outros aquilo que está presente em você de forma negativa. Lembre-se de que as palavras são apenas uma maneira simplória de transmitir uma ideia, e que quase sempre não cumprem seu papel, devido à sua limitação.
O porquê de estarmos falando disso, querido leitor? Ora, há tantas coisas maravilhosas que cada um pode aprender se arrancar de uma vez por todas seus véus mais inúteis, que o impedem de aproveitar uma mensagem, informação ou ensinamento, pelo erro e limitação de entendimento de determinada postura textual. Para evoluirmos devemos ouvir aquilo que precisamos ouvir, e não aquilo que queremos ouvir. Ninguém se torna mestre apenas recebendo carinho e atenção, pois isso faz com que não se saiba lidar com as pancadas e decepções. É necessário conhecermos ambos os lados, experenciá-los, aprender com eles e seguir em frente. Se isso não for compreendido o mais rápido possível, a evolução de cada um não irá sair do lugar.
Deixe de querer ver Ego naqueles que transmitem as informações, e concentre-se no controle do seu. Não importa o informante, mas a informação. Você sabe, querido leitor, este é o lema deste blog desde sua criação, continua lá no perfil. Aquele que sabe aproveitar algo da pior colheita possível torna-se imbatível, inqualificável às convenções mundanas. É aquele que não guarda insultos para si, não os aceitando. Quem replica, discute, se intimida, se ofende ou se irrita é aquele que aceita as trevas que são enviadas a si. Ele as recebe e absorve em sua alma, e elas então desejam ser rebatidas e se espalhar a todos os ventos. O mestre de verdade só recebe o que é bom, e o que é ruim, que fique com aquele que oferece.
Hoje falamos sobre o aspecto mais preocupante que presenciamos neste 2010, amanhã falaremos sobre o mais positivo.
Vamos na Paz.
Nota: Aprendam com o mestre samurai abaixo. Isto é o que cada um deve alcançar e vivenciar em seu dia a dia.
http://www.youtube.com/watch?v=oWccbYcKVBY
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor leia antes de comentar:
1. Os comentários deste blog são todos moderados;
2. Escreva apenas o que for referente ao tema;
3. Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
4. Não faço parcerias por meio de comentários; e nem por e-mails...
5. Obrigado por sua visita e volte sempre.