sábado, 5 de fevereiro de 2011

Estação Fraterna Francisco de Assis: Civilização Solar - Brasília Mística



terça-feira, 25 de janeiro de 2011



Conheça o lado místico de Brasília.
Publicado por Andrea Cortiano em 29 janeiro 2010 às 3:26
Acessem o link:
fonte: http://www.authorstream.com/presentation/xlixli-243448-CIVILIZA-O-S...
Brasília é uma cidade singular. A capital sem esquinas de Clarice Lispector é dona da paisagem retorcida pelas árvores do cerrado, de poeira vermelha que suja os pés das crianças da periferia e ofusca o brilho dos sapatos caros de executivos e políticos. Seu clima seco, em alguns momentos desértico, castiga os moradores da cidade no coração do Brasil.
Brasília nasceu de um sonho, a partir de um ideal do ex-presidente Juscelino Kubitschek, que em 1955 declarou seus planos de construção da nova região. Pelas mãos do destino, porém, Brasília já havia sido planejada. A visão da "terra prometida" teria sido uma proeza do santo italiano, Dom Bosco. Entre os paralelos 15° e 20° quando escavarem as minas escondidas no meio destes montes aparecerá aqui a terra prometida, onde jorrará leite e mel e será uma riqueza inconcebível", garantiu Dom Bosco, no ano de 1883, em tom profético.
Envolvida em um clima de presságios e intuições, a construção de Brasília, para os estudiosos, foi orientada por mentores espirituais com o intuito transformá-la na Capital do Terceiro Milênio. Verdade ou mentira, o que não se nega é o fato das formas e estruturas de seus monumentos guardarem mistérios intrigantes e coincidências inexplicáveis pela razão humana. Os cartões postais da cidade remontam as paisagens do Egito antigo. Aliás, segundo a egiptóloga, Iara Kern , tudo em Brasília está relacionado aos números e letras da Cabala Hebraíca e do Tarot Egípcio.
Todos esses enigmas contribuíram para atrair dezenas de místicos, sensitivos e crentes nas mais diversas religiões para o centro eclético que é Brasília. A quantidade de templos dos mais distintos credos, as atrações turísticas que fascinam turistas e conterrâneos reforçam ainda mais a idéia da capital ter sido predestinada por forças desconhecidas.
Neste site: http://lcresende.vilabol.uol.com.br/index.html, serão apresentados alguns dos mais importantes pontos turísticos da cidade, e suas características místicas, tidos como referência nesta discussão em torno de uma pergunta sem resposta: seria Brasília, a capital do Terceiro Milênio, uma cidade egípcia?
Muito mistério e religiosidade envolvem a história da Catedral Metropolitana.
Construída para ser um centro religioso ecumênico, a obra de Oscar Niemeyer foi inaugurada em 1967 e, desde então, encanta por suas linhas modernas, muito distintas das formas tradicionais das outras igrejas.
O monumento de 40 metros de altura é sustentado por 16 arcos de concreto armado, circundados por um espelho d'água. Numa coincidência inexplicável , esse número de colunas corresponde ao valor da carta "Templo" no Tarot e na Cabala Hebráica, reforçando a teoria de a que a obra foi concebida dentro da simbologia do Egito Antigo.
Logo na entrada, o visitante é recepcionado por quatro evangelistas de Alfredo Ceschiatti: São Mateus, São Lucas, São Marcos e São João. As estátuas de bronze, de três metros de altura, estão dispostas na frente da atração turística, respeitando a concepção dos templos egípcios com estátuas de deuses perfilados à sua entrada.
Quem quiser entrar na Catedral e chegar até à sua nave circular, que fica no subsolo, terá de dar alguns passos sob um túnel de chão e paredes negras. O caminho de clima transcendental leva até a Zona de Meditação. Atração garantida para os adeptos da reflexão, auto-controle e equilíbrio interior.
Já os católicos mais fervorosos se encantarão com os três anjos de Alfredo Ceschiatti suspensos no teto, com as imagens de santos do catolicismo e com a réplica do Santo Sudário. Tudo isso banhado por raios de luz natural filtrados pelos vitrais coloridos de Marianne Peretti que compõem as paredes da nave.
Para intensificar a fé e encantar os visitantes, vale lembrar que o altar da Catedral foi doado pelo Papa Paulo VI, o mesmo que abençoou a cruz metálica no topo do templo. Há suspeitas de que essa cruz conteria um fragmento da luz de Cristo. Hipótese indubitável na Capital de sonhos e enigmas.
Para muitos a CEB (Companhia Energética de Brasília) se resume a uma empresa responsável por garantir a luz de casa, a energia para ligar a televisão e esquentar o chuveiro dos moradores da cidade, mandando a conta no final do mês.
Pode espantar-se o consumidor de energia elétrica ao descobrir que o edifício de 61 metros de altura em forma de pirâmide traz em sua estrutura profundas semelhanças com a pirâmide Sakára, no Egito. Sakára é a construção piramidal mais antiga do mundo. Talhada em pedra, também têm 61 metros a partir do chão.
Enquanto a Pirâmide do Egito era um templo que guardava energia cósmica, o prédio da CEB, do arquiteto Gladson da Rocha, simboliza o reservatório de energia física da cidade.
Sede do poder legislativo, nem mesmo o Congresso Nacional escapou do mistério que envolve as atrações turísticas de Brasília. Sua forma de "H"de pé simboliza o homem ereto, imortal. O edifício, que mais parece um prendedor de roupa, é palco da maioria das decisões políticas que escrevem o destino do país. O encanto do prédio está na suas linhas arrojadas e de arquitetura moderna. As cúpulas, que lembram bacias, abrigam o plenário da Câmara- a convexa- e o do Senado- a côncava.
Um corredor liga os anexos, onde estão os gabinetes administrativos e assistenciais. Esse mesmo caminho leva ao acervo cultural e paisagístico do Congresso, que conta com os jardins de inverno de Burle Marx, azulejos e painéis de Athos Bulcão, obras de Alfredo Ceschiatti e Marianne Peretti, tapetes persas, além de várias outras obras de arte.
Para quem não acredita em política com uma pitada de magia, resta saber que no dia 21 de abril, aniversário de Brasília, surge uma paisagem única desse dia. Todos os anos, a festividade é comemorada com o nascer do sol exatamente dentro do "H" do Congresso Nacional.O mesmo espetáculo acontecia no Antigo Egito, quando no aniversário do Faraó, o sol nascia em cima de seu sarcófago. Será só mais uma simples coincidência?
Certamente, as dezenas de passageiros apressados que passam todos os dias pela Rodoviária não acreditariam se soubessem que a estação representa o "Homem Mortal". Isso mesmo. Para os estudiosos, a plataforma da Rodoviária tem a forma da letra H do alfabeto, o que representa o homem mortal que ocupa três planos distintos: da terra, subterrâneo e aéreo.
Na melhor explicação do pai da Psicanálise, Sigmund Freud, esses três planos reproduzem o consciente e inconsciente humano. Na estrutura de "H" deitado, o nível subterrâneo equivale ao "id", o plano da terra ao "ego" e o aéreo ao "super-ego". Traduzindo em miúdos, o "id" está relacionado aos desejos mais profundos, conscientes e inconscientes, do ser humano. O "super-ego", segundo Freud é o modelo de personalidade imposto por regras sociais, limitadoras de nossos instintos. Por último, o "ego" se traduz no "eu" consciente, regulador do seu perfil em função dos anseios do "id" e proibições do "super-ego".
Entre o paralelo 15° e 20° havia um leito largo e extenso que partia de um ponto onde se formava um lago".
Ermida Dom Bosco
A profecia de Dom Bosco garantiu e exatamente no ponto de passagem do paralelo referido foi construída a Ermida Dom Bosco.
Às margens do Lago Paranoá, a obra foi planejada por Oscar Niemeyer para ser uma homenagem ao visionário de Brasília. Construída dentro dos preceitos da construção das pirâmides egípcias, a atração turística representa o marco da profecia.
Igrejinha
O primeiro templo de alvenaria inaugurado em Brasília, em 1958, conquista a simpatia de quem passa por ela. O pequeno tamanho da Igreja nossa Senhora de Fátima da 307/8 Sul rendeu-lhe o nome de Igrejinha e, talvez, por esse mesmo motivo atraia diariamente dezenas de pessoas para as missas realizadas no local.
Apesar do pouco espaço, a obra de Oscar Niemeyer está incluída entre os cartões postais mais famosos de Brasília. Suas linhas arrojadas, em forma de um chapéu de freira, as diferenciam das demais igrejas e dão-lhe um charme todo especial. Há quem diga, ainda, que tal arquitetura tem semelhança com os traçados das construções do Antigo Egito.
Memorial JK
Juscelino Kubitschek, idealizador da nova Capital, tirou do papel o projeto de uma cidade inspirada em sonhos e intuições. Para homenagear este homem prodígio foi inaugurado, em 1981, o Memorial JK, que além de fotos, medalhas e artigos pessoais de Juscelino, guarda seus restos mortais depositados na "Câmara Mortuária do Salão Circular", um ambiente sombrio e mágico. Logo na entrada, um pedestal de 28 metros de altura com a estátua do presidente sauda os visitantes.
Construída para ser o símbolo da transição política e social pela qual o país atravessava durante os anos 50, Brasília foi um dos objetivos de Juscelino Kubitschek que queria um Brasil desenvolvido e industrializado.
O ex-presidente planejou uma cidade dentro dos moldes e finalidades de Aton, no Egito Antigo, erguida há 3.580 anos por Aknaton. Aton representou a transição religiosa do País, uma verdadeira fonte de inspiração para Juscelino, que, em vida, não escondia sua admiração pelo egípcio: "Hoje, tanto tempo decorrido, pergunto-me, às vezes, se essa admiração por Aknaton, surgida na mocidade, não constituiu a chama, distante e de certo modo romântica, que acendeu e alimentou meu ideal, realizado na maturidade de construir, no Planalto Central, Brasília- a Nova Capital do Brasil".
As coincidências não param por aí. Aknaton e Juscelino não só tiveram os mesmos ideais como compartilharam uma maneira trágica de morrer 16 anos após a inauguração de suas respectivas cidades.
Teatro Nacional
Os grandes espetáculos culturais de Brasília acontecem nos palcos do maior monumento piramidal da cidade, o Teatro Nacional. Obra de Oscar Niemeyer, o teatro, por causa de suas formas, pode ser considerado parente muito próximo da Pirêmide Keóps, no Egito.
A data de aniversário desta maior pirâmide do mundo é 2.600 a.C.
Templo da Boa Vontade
O Templo da Boa Vontade simboliza o que há de mais forte no misticismo e sincretismo religioso de Brasília, peculiaridades da Capital Federal. A imensa estrutura de mármore em forma de pirâmide foi inaugurada em outubro de 1989. Desde então, tem atraído pessoas dos mais distintos lugares e crenças, que vêm em busca da meditação e tranqüilidade garantidas por quem já pisou no Templo.
Quem for até a obra terá a oportunidade de transitar pelos sete locais abertos à visitação do público. A estrutura da nave é completamente subterrânea, em semelhança com os templos do antigo Egito, e tem a forma de uma pirâmide de sete faces com um cristal puro encaixado no ápice. Para os que crêem, a pedra de 14 centímetros de altura e 21 quilos, capta energias positivas, purifica o ambiente e proporciona cromoterapia.
Os outros atrativos ficam por conta do altar representado pelos quatro elementos da natureza - ar, água, fogo e terra -, do Salão Nobre, da Sala Egípcia e da Galeria de Arte. Na lojinha de souvenir, as pedrarias, lembranças da cidade, artigos católicos e duendes de gesso dividem, democraticamente, o espaço no balcão. O Memorial Aurizo Zareu (fundador da legião) e o Parlamundi- centro internacional de eventos- também abrem suas portas aos visitantes.
Torre de TV
Os 224 metros de altura da Torre de TV chamam a atenção e atraem turistas encantados com as 378 toneladas de peso que compõem a estrutura em "ferragens".Diariamente todos estão convidados a subir 75 metros desse monumento para apreciar a vista geral da cidade.
O mirante, com capacidade para recepcionar 150 pessoas, está assentado numa base em forma de pirâmide deitada. A construção representa o Triângulo das Comunicações e o Tríplice do Poder.
A particularidade passa despercebida aos olhos dos visitantes seduzidos pela feira de artesanatos, organizada no local todos os finais de semana.
Outra opção é o Museu Nacional das Gemas, que fica na altura dos 25 metros da Torre. Trata-se de uma exposição permanente de pedras preciosas das mais variadas cores, formas e tamanhos. Para quem gosta é um prato cheio para estudar, fazer negócios e apreciar jóias, metais preciosos e pedrarias em geral.
fonte: http://lcresende.vilabol.uol.com.br/torre.html
                                                Brasília Secreta - Parte 1                                                                http://www.youtube.com/watch?v=3woJTnppVyY                                                                  Brasília Secreta - Parte 2                                                                       http://www.youtube.com/watch?v=UOaRNbtoEi0                                                                              vídeo - créditos de: SpiritTvOnline                                                         

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor leia antes de comentar:
1. Os comentários deste blog são todos moderados;
2. Escreva apenas o que for referente ao tema;
3. Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
4. Não faço parcerias por meio de comentários; e nem por e-mails...
5. Obrigado por sua visita e volte sempre.