11 Março 2011
Índice KP da atividade solar - Nível 6
O gráfico acima mostra o Índice KP de atividade solar e é atualizado a cada 3 horas.
Os valores são derivados do tradicional Índice K, informados por uma série de magnetômetros instalados principalmente no Canadá e EUA. O índice retrata diretamente a intensidade do fluxo solar e as perturbações causadas na alta atmosfera terrestre, principalmente a ionosfera.
O Índice KP varia conforme a hora do dia, época do ano e também com a posição da Terra em relação ao Sol. Também existe relação direta com a quantidade de manchas solares. Quanto mais alto o índice, mais ruidoso está o Sol e mais radiação ionizante atinge a Terra.
Quando o índice KP está abaixo de 5 as condições da ionosfera estão quietas. Acima desse número já ocorrem tempestades geomagnéticas, sendo que números acima de 6 já são considerados preocupantes e diversas empresas e instituições são alertadas sobre a possibilidade de interferências e danos em equipamentos.
Neste momento o índice KP está no nível 6, onde mais radiação ionizante atinge a Terra, devido as imensas erupções solares dos últimos dias. Mesmo não amparados por confirmações "oficiais" dos cientistas e pesquisadores, nós (os pesquisadores "oficiosos"), podemos observar a nítida relação entre a atividade solar e maior registro de terremotos e erupções de vulcões, sendo assim, a "interferência do Sol" não causa "danos" apenas nos equipamentos, mas na própria Terra.
Os cientistas descobriram um grande buraco no campo magnético da Terra, que é um escudo protetor criado pela magnetosfera que nos protege dos ventos solares. A atividade solar, aliada às condições atuais, favorecem essa imensa interferência do Sol.
Podemos observar no site painel global, que bastou ocorrer a mudança do índice KP de 5 para 6 que terremotos de maior intensidade foram registrados.
12/03 - Polinésia - 6,1 de magnitude - 01:19 UT
12/03 - Japão - 6,0 de magnitude - 01:34 UT
E um muito forte
12/03 - Japão - 6,8 de magnituude - 01:47 UT
Alguns mais entendidos no assunto afirmam que esses terremotos ainda no Japão, não são réplicas, mas novos terremotos.
Pelo menos 159 registros de terremotos aconteceram dia 11/03.
Pelo menos 159 registros de terremotos aconteceram dia 11/03.
Mesmo sem especificação nenhuma a respeito dos terremotos e vulcões, para melhor entendimento, veja abaixo a tabela oficial dos índices e os efeitos associados:
Ravena
Fontes de pesquisa:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor leia antes de comentar:
1. Os comentários deste blog são todos moderados;
2. Escreva apenas o que for referente ao tema;
3. Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
4. Não faço parcerias por meio de comentários; e nem por e-mails...
5. Obrigado por sua visita e volte sempre.