17 DE MAIO DE 2011
CARTA ABERTA aos educadores e legisladores: pela inclusão do ensino de valores humanos no currículo escolar |
(A situação da nação brasileira está chegando a um nível insuportável,
atingindo o fundo do poço das misérias morais e da violência que a nada
e a ninguém respeita.
A violência nas escolas está alcançando patamares jamais imaginados,
com total desrespeito e agressões aos professores, e até massacre,
como ocorreu recentemente no Rio de Janeiro.)
A equipe responsável pelo Projeto Sócio-Educativo Cinco Minutos de
Valores Humanos para a Escola(disponibilizado gratuitamente desde o
manifestações por parte de escolas, em todo o Brasil, que adotaram a
utilização desse material em sala de aula, informando a respeito de
salutares mudanças que vêm observando com relação aoconvívio na
unidade escolar e ao comportamento de alunos e até mesmo de
professores, apesar do pouco tempo de sua utilização.
Assim, fortemente motivada e amparada nas citadas informações, e
sentindo a urgente necessidade de ações capazes de dar um novo rumo
à situação de violência e de indigência ética que vem assolando a
sociedade brasileira, propõe um movimento visando sensibilizar os
poderes legislativos do país, nos três níveis (municipal, estadual
e federal), para a criação de uma lei que determine a inclusão do
ensino de valores humanos no currículo de todas as escolas do país,
da educação básica ao ensino superior.
Uma lei que estabeleça como prioridade do processo educativo a
formação do caráter, visando a excelência humana.
Observe-se que tal lei não fere quaisquer convicções ou preferências
religiosas, uma vez que os valores humanos fazem parte dos postulados
de todas as religiões.
Nas últimas décadas nossa sociedade começou a perder contato com o
ensinamento desses valores no cotidiano da escola e nem todos os pais
têm condições e nem mesmo tempo para repassar tais valores às
crianças, culminando na atual situação de indigência de valores humanos.
É, portanto, imperativo e urgente desenvolver, principalmente junto à
nova geração, os aspectos éticos da vida, o respeito, a não violência e o
bom convívio entre as pessoas, a começar pelos próprios lares; o olhar o
outro com um olhar de paz, de acolhimento, de afeto, porque esses são
os fundamentos da não violência.
Enquanto virmos no outro alguém a ser derrotado, não haverá paz nem
bem-estar em nossa sociedade, mas quando mudarmos esse olhar,
reconhecendo nele um irmão em humanidade com o qual podemos
caminhar lado a lado, em mútuo apoio, então poderemos realizar uma
sociedade verdadeiramente feliz, de uma felicidade sustentável e,
portanto, mais duradoura. Certamente essa será uma ação a frutificar
em médio e longo prazo, mas de forma sistemática e progressiva.
Está, portanto, nas mãos dos legisladores e dos educadores dar esse
passo, visando começar agora a construção de um futuro que deixe de
nos envergonhar como seres humanos e que possa levar a nação a se
construir como uma sociedade eticamente saudável, capaz de
desenvolver o bem-estar, com maiores possibilidades de felicidade
para todos.
Se esses passos não forem dados agora, é possível vislumbrar-se um
futuro melhor?
Qual seria um outro caminho, outra solução?
Nós, da equipe do Cinco Minutos de Valores Humanos para a Escola,
não vislumbramos.
Se você concorda que a criação da lei que ora sugerimos é algo
realmente necessário e urgente, pedimos que ajude a propagar essa
idéia, porque o primeiro passo para a sua efetivação está numa mudança
de foco da própria sociedade, que se habituou a ver as práticas policiais
como soluções para a violência, e sequer consegue vislumbrar algo que
possa acabar com a corrupção generalizada, o desamor e a falta de ética
que vem se desenvolvendo no país.
No entanto, resultados efetivos e duradouros podem ser conseguidos se
começarmos, hoje, a ensinar valores humanos às crianças e jovens, de
forma que as novas gerações possam internalizá-las, gerando as
transformações comportamentais imprescindíveis para que a sociedade,
como um todo, possa tornar-se mais pacífica, mais justa, mais honesta
e mais fraterna.
A título de informação, o município de Teófilo Otoni-MG já criou em
2007 a lei 5.753, que prevê o ensino de valores humanos em todas as
suas escolas municipais.
Já existem vários diferentes materiais didáticos de apoio às escolas e
professores, disponibilizados em livros e na internet, para facilitar a
implementação de Valores Humanos em sala de aula. Portanto, as
escolas não encontrarão grandes dificuldades para atenderem aos
ditames de uma lei como a sugerida que, poderão utilizar, dentre
outros, os conteúdos do Programa Cinco Minutos de Valores Humanos
para a Escola, que conta com 600 aulinhas já prontas, inteiramente
gratuitas, e que atendem a estudantes, a partir do quinto ano.
Para as crianças em anos menores, se a escola não possui material
adequado, pode utilizar contos educativos, que podem ser “baixados”
pela Internet, como, por exemplo, no link:
Somos muito gratos por podermos juntar nossos esforços ao esforço de
muitos outros que trabalham por um futuro melhor, e ficamos à
disposiçãopara maiores informações e sugestões.
Atenciosamente,
Saara Nousiainen
Coordenadora
Programa Cinco Minutos de Valores Humanos
________________________________
Tel. (85) 3249-6812
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