terça-feira, 7 de junho de 2011

MENSAGEIROS DO AMANHECER: BETELGEUSE: Estrela que forma o ombro de Órion se tornará um segundo Sol no ano de 2012?

Será que a estrela betelgeuse que forma o ombro de Órion se tornará um segundo Sol no ano de 2012?
quinta-feira, 26 de maio de 2011
BETELGEUSE: Estrela que forma o ombro de Órion se tornará um segundo Sol no ano de 2012?
Atualizado em 27/01/2011
Wilson Santos
Redação, em Salvador
Especula-se que a estrela Betelgeuse passará por uma supernova colossal no ano de 2012 e que pode brilhar tanto, que durante o dia ela será como um segundo sol. 
Vários sites de notícias espaciais, vem especulando que a estrela Betelgeuse passará por uma explosão conhecida como supernova no ano que vem - sim, isso é de 2012 – e pode brilhar tanto, que durante o dia será como um segundo sol.
Mas de acordo com os cientistas, estas especulações são tudo bobagem.
"Betelgeuse está perdendo massa, o que a levará a explodir numa supernova colossal em breve, mas o que em breve significa numa escala de tempo astronômica?
É provável que aconteça daqui a um milhão de anos, bem como pode ocorrer amanhã ", dizem os especialistas no assunto.
Ninguém sabe ao certo quando Betelgeuse, que é cerca de 10 a 20 vezes mais massivo que nosso sol, vai explodir. Mas quando ela detonar em uma supernova, a estrela que faz parte do ombro direito da constelação de Órion, não vai parecer um segundo sol no nosso céu.
"A supernova de betelgeuse atingirá algo em torno do brilho de uma lua crescente", disse Kaler astronomo da University of Illinois, que concentrou a sua investigação sobre morte de estrelas desde os anos 1950.
"O resultado da explosão seria definitivamente visível em plena luz do dia, podendo causar sombras durante a noite. Isto pode ser assustador para as pessoas para ser honesto, mas não seria nem de longe tão brilhante quanto o sol."
E não há qualquer razão para ter medo da explosão de betlgeuse.
Quando uma estrela se transforma em supernova, ela explode uma enorme quantidade de matéria e radiação para o meio intergaláctico.
Se tal evento viesse a acontecer a menos de 30 anos-luz de distância da terra, causaria sérios danos a nossa camada de ozônio, o que provocaria extinções em massa de qualquer forma de vida na superficie devido a falta de proteção natural aos raios ultra violeta.
Um ano-luz é a distância que a luz percorre em um ano, aproximadamente 9,46 trilhões kilometros.
Algumas supernovas produzem rajadas de raios gama, que estão entre as explosões mais intensa e perigosa de radiação. Mas Betelgeuse está a aproximadamente 600 anos-luz de distância de nós, longe demais para ameaçar a Terra, e se tornará o que os cientistas descrevem como uma
" supernova tipo II", que é quando há o colapso do núcleo da estrela devido a falta de combustão nuclear. "Esses tipos de supernovas, definitivamente não produzem explosões de raios gama", disse Kaler.
Então, o que vai acontecer quando Betelgeuse explodir?
"Bem, ela vai fazer uma bagunça terrível, na parte superior da constelação de Órion", comentou Kaler.
Fonte: http://www.astrofisicos.com.br/estrelas/betelgeuse-se-tornara-um-segundo-sol-durante-dia-sombra-noite-2012/index.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor leia antes de comentar:
1. Os comentários deste blog são todos moderados;
2. Escreva apenas o que for referente ao tema;
3. Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
4. Não faço parcerias por meio de comentários; e nem por e-mails...
5. Obrigado por sua visita e volte sempre.