terça-feira, 19 de julho de 2011

Blog SOS Rios do Brasil - Educação ambiental e preservação hídrica: ESTUDANTE LEONARDO LIRA (UFGOIÁS) INVENTA SISTEMA ECONÔMICO DE TRATAMENTO DE ÁGUA


16 de julho de 2011
ESTUDANTE LEONARDO LIRA (UFGOIÁS) INVENTA SISTEMA ECONÔMICO DE TRATAMENTO DE ÁGUA
sistema poderá ser utilizado por comunidades carentes
sem acesso a saneamento básico
Estudante de engenharia inventa sistema de tratamento de água com uso de energia solar
O sistema inventado pelo Leonardo Lira, da Universidade Federal de Goiás, não usa energia elétrica nem emite gás carbônico. De baixo custo, ele pode ser utilizado por comunidades carentes sem acesso a saneamento básico
O estudante de engenharia elétrica da Universidade Federal de Goiás (campus de Jatai) Leonardo Lira (20 anos) inventou um sistema para tratamento de água que não usa energia elétrica, não emite gás carbônico e retira material que pode poluir o meio ambiente.
De baixo custo, o sistema pode ser utilizado por comunidades carentes sem acesso a saneamento básico.
Com cinco tábuas de compensado revestidas de papel-alumínio, Leonardo fez uma caixa sem tampa de aproximadamente 1 metro quadrado com as paredes abertas e inclinadas, uma espécie de concentrador que recebe luz do sol.
No interior da caixa, o estudante depositou quatro garrafas PET transparentes com capacidade para 2 litros, cada, onde armazena a água para tratamento por três a seis horas.
A água chega a atingir uma temperatura de 70 graus Celsius (30 graus a menos do que a temperatura de fervura), e, aquecida, elimina bactérias, vírus e substâncias que fazem mal à saúde humana.
Para testar o concentrador solar, Leonardo fez três séries de amostras de água de cinco residências que não recebem água encanada e tratada.
O líquido foi pré-analisado pela Saneamento de Goiás S/A (companhia de saneamento do estado), que descreveu as impurezas e quantificou em tabela a ocorrência de coliformes fecais e de organismos como o rotavírus.
Nos testes, após três horas no concentrador, eles foram eliminados.
A água pôde ser bebida depois de esfriar naturalmente em jarra própria.
“Nosso foco era gastar o mínimo de energia possível sem passar por fervura, e, assim, não precisar de gás e evitar a emissão de poluentes”, comemora o futuro engenheiro que apresenta o seu trabalho na Expotec, a feira de ciência, tecnologia e inovação que está aberta durante a 63ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que ocorre em Goiânia (GO).
Reportagem de Gilberto Costa, da Agência Brasil, publicada pelo EcoDebate, 15/07/2011
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!
http://sosriosdobrasil.blogspot.com/2011/07/estudante-leonardo-lira-ufgoias-inventa.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor leia antes de comentar:
1. Os comentários deste blog são todos moderados;
2. Escreva apenas o que for referente ao tema;
3. Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
4. Não faço parcerias por meio de comentários; e nem por e-mails...
5. Obrigado por sua visita e volte sempre.