domingo, 12 de fevereiro de 2012
Menina de 10 anos descobre nova molécula
Clara Lazen, aluna do quinto ano da escola secundária de Kansas City, descobriu uma nova molécula durante a aula de ciências.
Segundo Kenneth Boehr (professor de Clara), a menina criou algo inteiramente novo.
A estrutura intrigou o professor, levando-o a fotografar e enviar a foto da molécula ao seu amigo Robert Zoellner, professor de química da Universidade Humboldt State na Califórnia.
Depois de analisar a molécula, Zoellner publicou um artigo onde revelou que esta simples mas especifica configuração química composta por oxigénio, carbono e nitrogénio nunca havia sido vista antes.
Segundo a análise feita pela Universidade:
Se um químico sintético tiver sucesso na criação da molécula (apelidada tetranitratoxicarbono) pode armazenar energia, criar uma grande explosão, ou fazer algo intermédio, Zoellner disse:
“Quem sabe?”
A Universidade alega que a molécula de Clara foi “disposta aleatoriamente”, mas a mesma afirma que a configuração foi deliberada e que as peças “se encaixam mais em conjunto e… têm melhor aspecto e todos os espaços vazios têm de ser preenchidos para que seja estável”.
Construída "acidentalmente", ou não, a molécula sintetizada por Clara pode tornar-se útil no futuro, no desenvolvimento de “materiais de alta energia”, segundo Zoellner.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor leia antes de comentar:
1. Os comentários deste blog são todos moderados;
2. Escreva apenas o que for referente ao tema;
3. Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
4. Não faço parcerias por meio de comentários; e nem por e-mails...
5. Obrigado por sua visita e volte sempre.