SÁBADO, 21 DE
ABRIL DE 2012
O que são
mensagens subliminares e como atingem o nosso inconsciente.
Quando se fala no “poder do subconsciente” lembramos logo
daqueles primeiros livros de autoajuda, que surgiram na década de 70 e que
foram totalmente ridicularizados, porque se dizia não terem base científica e
nem eram considerados literatura.
Hoje, as ciências humanas e a física quântica estão aí para
desmistificar isso e provar o quanto é sério esse assunto.
Tanto do lado positivo quanto do negativo.
Há muito que se fala em mensagens subliminares e lavagem
cerebral, mas percebi que a maioria das pessoas, não leva isso à sério e nem
tem muito interesse, talvez por não entenderem bem o que realmente significa e
a importância disso na vida de cada um de nós.
Em entrevista à Globo News, o jornalista Sérgio Faraco, contou a sua
experiência de quando esteve na antiga União Soviética,
na década de 60.
Comunista de carteirinha, na época, cheio de ideais ativistas
foi parar numa comuna em Moscou.
Logo nos primeiros dias, depois de instalado, começou a
sentir-se incomodado por um rádio que havia em seu quarto e que transmitia dia
e noite as notícias e as ordens de comando do Partido.
Examinou o tal rádio, tentando desligar e descobriu que só
havia um botão, que era para abaixar ou levantar o volume.
Mesmo baixinho, o som continuava indefinidamente, com a
finalidade óbvia de penetrar no inconsciente, transformando o indivíduo num
robô, escravizado e fanático.
Quando percebeu isso ficou tão indignado que quebrou o rádio
contra a parede.
Isso bastou para que fosse dado como louco e internado num
sanatório, onde foi dopado, e por aí segue a sua história, cujo desfecho não
vem ao caso aqui...
Pois o objetivo é analisar apenas o papel do malfadado rádio
naquele contexto.
Desde o início do séc. passado, antes mesmo das descobertas
de Freud, já existiam pesquisas, totalmente secretas em vários países, sobre o que tanto
negavam e menosprezavam:
O poder do
subconsciente.
Foram feitos muitos testes, e, apesar do caráter sigiloso,
houve um, que ficou bem conhecido, na época, que foi o teste da pipoca.
Em frente a um cinema, um pipoqueiro vendia sempre mais ou
menos a mesma quantidade de pacotes de pipoca na saída do cinema, que correspondia de 10 a
15% da lotação do cinema.
A pesquisa realizada foi:
Durante um filme de suspense, em meio a cenas eletrizantes de
ação e emoção, colocaram um pequeno letreiro na parte inferior da tela, com a ordem:
Coma
Pipoca!
O letreiro aparecia a cada 10 minutos e era praticamente
imperceptível para a mente consciente dos que estavam emocionados e empolgados
com o desenrolar do filme.
Resultado da pesquisa:
Na saída, mais de 90% da lotação do cinema queria comprar
pipoca.
Ninguém entendeu o porquê e o pipoqueiro ficou quase
maluco...
Parece piada, mas é assim que funciona o nosso inconsciente,
ao receber uma mensagem subliminar.
Ele age à revelia da nossa vontade consciente e faz
acontecer.
Como funciona:
A mente racional só se concentra numa coisa de cada vez,
nesse caso, o filme, mas o inconsciente, ao contrário, absorve e incorpora,
literalmente tudo o que estiver no ambiente, por mais imperceptível que seja
para a mente consciente.
Portanto, o letreiro, apesar de nem ter sido percebido pela
mente, foi direto ao inconsciente, que também é “expert” em cumprir as ordens
recebidas, exatamente como um robô.
Mas o nosso robô interno, só executa as ordens que são
repetidas à exaustão.
Ainda bem, senão, seríamos todos mais loucos do que já somos.
Então, se a ordem foi, Coma
Pipoca!..,repetida a cada 10 minutos, durante duas horas, o robô vai levar o seu
dono a comer pipoca, de qualquer maneira.
Sabe aquela velha frase, não sei porque eu fiz isso?...
Percebem aonde mora o perigo?
E percebem também o nosso poder, se essas ordens fossem canalizadas para conseguirmos os
nossos objetivos em vez de realizar os objetivos dos outros?
Esse é uma técnica simples e poderosa usada até hoje nos
meios de comunicação e nos anúncios da maioria dos produtos que consumimos,
muitas vezes sem nem saber por que.
Os poderosos do planeta, que são bastante vivos, usam
largamente esse recurso em todas as áreas.
É só observar...
Agora, imaginem se toda a população do planeta, tivesse
conhecimento disso, levasse realmente à sério e descobrisse o seu próprio
poder!...
Não
haveria mais miséria, nem doenças, nem guerras e nem meia dúzia de
privilegiados mandando em bilhões de subordinados.
Mas eles estão tranquilos, pois sabem que:
“Apenas os
segredos pequenos precisam ser protegidos.
Os grandes
são mantidos em segredo pela própria incredulidade pública”.
(Marshall McLuhan)
Está no nariz da gente, mas é tão óbvio e tão simples, que ninguém acredita e
não dá importância.
No próximo post, vamos ver como funciona essa estratégia de
marketing no nosso dia a dia e para que serve esse assustador controle das
massas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor leia antes de comentar:
1. Os comentários deste blog são todos moderados;
2. Escreva apenas o que for referente ao tema;
3. Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
4. Não faço parcerias por meio de comentários; e nem por e-mails...
5. Obrigado por sua visita e volte sempre.