quarta-feira, 4 de julho de 2012
De
Olho nos Métodos:
Pais
devem atentar para a linha pedagógica antes da matrícula.
por Paulo Coutinho
Montessori,
Waldorf, Construtivismo…
Para
a maioria dos pais, as linhas pedagógicas adotadas por cada escola não passam
de um nome esquisito.
Mas
são eles que indicam a forma como o conhecimento será transmitido ao aluno
Por
isso, é importante informar-se quanto à metodologia aplicada pela instituição
antes de efetuar a matrícula.
Na
prática, todos os modelos são eficientes desde que estejam de acordo com os
valores praticados pela família.
O
primeiro passo é saber se a proposta segue a linha conservadora ou liberal,
e
procurar aquela que tende a conflitar menos com as regras aplicadas dentro de
casa.
A
liberal valoriza a autonomia da criança, enquanto que as escolas tradicionais
destacam o conteúdo como diferencial e se gabam de preparar melhor o aluno para
o vestibular.
O
segundo passo é conhecer as propostas de cada teoria e verificar como a
instituição as coloca em prática.
A
mais difundida é o construtivismo, que se baseia nos estudos do psicólogo Jean Piaget e
serve de vórtice para outras vertentes, como o sócio
interacionismo
e o sócio construtivismo.
A
idéia é que o professor, em vez de explicar a teoria, indique o caminho para
que o aluno alcance a explicação.
Outra
proposta de cunho liberal é o progressismo, que defende que o esforço e a
disciplina na busca do conhecimento devem partir do aluno ao invés de serem
impostos pelo corpo docente.
Baseadas
nessa idéia, surgiram outras duas escolas:
Waldorf
e Montessori.
Descrevem-se
as duas modalidades de escolas alternativas que existem atualmente no mundo
para as Crianças Índigo.
Considera-se
“alternativo” um
sistema educativo diferente do sistema usado hoje e que já provou a sua
ineficácia em atender as novas crianças.
Referimo-nos,
especialmente, às escolas públicas das grandes cidades, pois nem todas são
inadequadas para as Crianças Índigo.
Temos
observado uma tremenda mudança em pequenas cidades, devido a um diretor com uma
forma avançada de pensar ou um sistema no qual os professores tenham muita
flexibilidade.
Ainda
que evidenciemos estes esforços, sabemos que esta não é a norma.
Gostaríamos
de ter uma lista das escolas em todo o mundo, por país e cidade.
Se
você acredita que existem outros sistemas educativos que deveríamos incluir, ou
tem informações sobre alguma escola para Crianças
Índigo na
sua cidade, por favor, informe-nos.
Desta
forma poderá contribuir para a mudança.
O
que realmente queremos é proporcionar, a todos, a última informação sobre o
assunto, pois não pretendemos promover nenhuma escola com intenções comerciais.
Como será uma escola alternativa?
A
resposta é uma escola que siga os padrões e sugestões da lista abaixo. Existe
escolas assim? Sim, e muitas delas existem há bastante tempo, mesmo antes
do fenômeno Índigo.
1.
Nestas escolas quem é respeitado são os estudantes, não o sistema.
2.
Os estudantes têm a oportunidade de escolher a forma como as lições serão
apresentadas e a que ritmo.
3.
O currículo é flexível.
4.
As crianças e os professores, não o sistema, são os responsáveis por
estabelecer os blocos de aprendizagem.
5.
Os professores têm grande autonomia com os seus grupos de estudantes.
6.
Não se veneram os velhos paradigmas educativos.
As
novas ideias são bem-vindas.
7.
A forma de avaliação muda e afina-se constantemente para se adaptarem às
capacidades dos estudantes.
O
mesmo se passa com a forma de ensinar e a maneira dos estudantes absorverem
esta informação
(Não há nada pior do que crianças brilhantes
obrigadas a apresentar velhos exames que estão abaixodas suas capacidades.
Como estas crianças são mal interpretadas e
qualificadas como mentalmente ineptas, os seus exames são um fracasso.
O
tipo de exame deve evoluir com a consciência do estudante).
8.
Uma mudança constante na forma de fazer as coisas é a norma da instituição.
O
que se segue pode ser controverso.
Apresentamos
aqui a primeira das escolas de cujos
sistemas educativos temos notícias no momento de produzirmos a primeira edição
deste livro.
As
Escolas Montessori
O Método
montessori ou pedagogia
Montessoriana relaciona-se
à normatização (consiste em harmonizar a interação de forças
corporais e espirituais, corpo, inteligência e vontade).
“O
nosso objetivo não é só fazer com que a criança entenda sem a obrigar a
memorizar.
Queremos,
também, tocar a sua imaginação para entusiasmar o canto mais recôndito do seu
coração.”
(Dr.ª Maria Montessori).
A
escola Montessori é, talvez, a mais conhecida no seu estilo.
Com
uma linguagem que se iniciou em Roma, em 1907 com o infantário
do Dr. Montessori, estas maravilhosas escolas floresceram a nível
nacional como escolas e educadores licenciados, que definiram as crianças como “estudantes independentes”.
A
Sociedade Montessori Americana (AMS) foi
fundada em 1960.
O
seu único e revolucionário método de ensino parece ter-se desenvolvido para
preencher o vazio educativo das Crianças Índigo.
Apresentamos, a seguir, as bases da sua
filosofia de acordo com a publicação do seu próprio material:
O
sistema educativo Montessori é único porque se concentra na criança integral.
O
objetivo primordial do programa Montessori é ajudar cada criança atingir o seu
potencial em todas as áreas da vida.
A
suas atividades promovem o desenvolvimento de capacidades sociais, de
crescimento emocional e de coordenação física, ao mesmo tempo que de preparação
cognitiva.
O
currículo holístico sob a direção de um professor especialmente preparado,
permite
à criança experimentar a alegria de aprender, assegurando o desenvolvimento da
sua auto-estima e proporcionando as experiências necessárias à sua aprendizagem.
O programa
da Dr.ª Montessori foi feito para encaixar dentro de cada criança, e
não que cada criança se encaixe no programa.
O
respeito pela individualidade de cada criança é o centro da sua filosofia.
E
este respeito conduz ao desenvolvimento das relações de confiança mútua.
A
organização Montessori também forma professores.
Atualmente
existem cerca de 5000 escolas Montessori privadas e públicas, na América.
Podes
encontrá-las em bairros opulentos, comunidades de imigrantes, em pequenas
cidades e em áreas rurais.
Todas
elas com crianças de diferentes extratos sociais,culturais, étnicos e
econômicos.
As Escolas Waldorf são as que estão mais comprometidas com a
qualidade da educação.
Todas
as escolas farão o possível para melhorar a filosofia que sustenta o sistema
educativo Waldorf.
O
que é a Pedagogia Waldorf?
A Escola Waldorf Rudolf Steiner, a
exemplo das escolas Waldorf espalhadas pelo Mundo, adota um currículo comum e
um método de ensino baseado na Pedagogia Waldorf, que busca estimular o
entusiasmo pelo aprendizado e um desenvolvimento saudável, além de incentivar as
faculdades críticas e de julgamento que surgem com a adolescência.
A
Pedagogia Waldorf busca o desenvolvimento harmonioso do ser humano.
As
escolas Montessori são um sistema de educação alternativo bem estabelecido e
muito conhecido, tal como as escolas Waldorf, também conhecidas como Escolas
Rudolf Steiner.
Em 1919, em Estugarda, Alemanha, abriu a
primeira escola Waldorf do mundo.
E
em 1928, em Nova York, abriu a primeira escola Waldorf da América do Norte.
Hoje
reconhece-se que o sistema Waldorf é o maior e o de mais rápido crescimento dos
todos movimentos educativos no mundo, com 500 escolas em mais de 30
países.
O
movimento é muito forte na Europa Ocidental, especialmente na Alemanha,
Áustria,
Suíça, Holanda, Grã-bretanha e nos países escandinavos.
Atualmente,
na América do Norte, há aproximadamente 100 escolas, algumas seguem a pedagogia
Waldorf no Brasil.
Desde
a sua fundação, em 1919, o propósito explícito das Escolas Waldorf foi
desenvolver seres humanos ivres, criativos, independentes e morais.
A
missão de Steiner era “Aceite as crianças com reverência, eduque-as com
amor, deixe-as caminhar em liberdade”
Pensa você que Steiner tinha alguma ideia sobres Crianças Índigo?
Ele
foi, de fato, um educador com pensamentos avançados.
Apresentamos
aqui um parte de um artigo publicado em 1989 por Ronald E. Kotzsch, Ph.D, do
jornal East West Journal:
Entrar
em uma Escola Waldorf é como passar através do espelho de Alice no País das
Maravilhas, em educação.
É
um mundo surpreendente, algumas vezes desorientador, cheio de contos de fadas,
mitos e lendas, ou música, arte, demonstrações físicas, jogos e festivais da
estação, de livros de tarefas escritos e ilustrados por estudantes, um mundo
sem exames, graus, computadores ou televisão.
É,
em resumo, um mundo onde as ideias e práticas do sistema educativo americano
ficaram para trás.
Fonte: http://revolucaodosindigos.wordpress.com/
Mudando Paradigmas na
Educação (Dublado)
Animação adaptada de uma palestra dada na RSA por Sir Ken Robinson, especialista em educação e criatividade mundialmente reconhecido. Dublagem em português: Blog Brasil Acadêmico.
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