DOMINGO, 26 DE MAIO DE 2013
Inteligência
Emocional é uma das áreas do desenvolvimento pessoal
que descreve a capacidade de reconhecer os próprios sentimentos e os dos
outros, assim como a capacidade de lidar com eles para estabelecer
relacionamentos pessoais, sociais e profissionais de excelência.
Para uma grande maioria das pessoas, a inteligência
emocional (QE) é mais importante para alcançar
felicidade pessoal e sucesso profissional do que a inteligência mental (QI)
O nosso sucesso pessoal e o sucesso da profissional
hoje em dia dependem muito de nossa capacidade de ter percepção de sinais
subtis manifestados pelas outras pessoas e saber reagir com sabedoria e
adequadamente a eles.
Assim, é muito importante que cada um de nós possa
desenvolver as competências de inteligência emocional e maturidade
comportamental e comunicacional necessárias para melhor compreender o mundo
exterior, e conseguir captar a empatia necessária para saber chegar às outras pessoas
com a subtileza necessária e assim obter bons resultados comunicaçionais e
emocionais.
“A inteligência
emocional é o nível de sua capacidade de entender outras pessoas, o que os
motiva e como trabalhar cooperativamente com elas”,
afirma Howard Gardner, um teórico da
Harvard.
Inteligência Emocional (QE) é dividida em 5 tópicos:
1.
– Conhecimento de si mesmo.
A capacidade de reconhecer as emoções, quando se
manifestão, esta é a chave para uma boa inteligencia emocional.
Desenvolver o auto-conhecimento exige a consciência e
a sintonia da pessoa com os seus próprios sentimentos mais verdadeiros.
Ao avaliar as emoções, torna-se possivel
gerenciá-las.
Os principais elementos de auto-conhecimento são:
consciência emocional.
Sua capacidade de reconhecer as próprias emoções e
seus efeitos.
A auto-confiança.
Firmeza sobre a sua auto-estima e capacidades.
2.
Auto-controle emocional.
Muitas temos pouco controle sobre o tipo de emoções
que vivênciamos.
No entanto, é possível determinar quanto tempo dura
uma emoção através de uma série de técnicas para libertação emocional e assim
aliviar as emoções negativas, como raiva, ansiedade ou depressão.
Algumas dessas técnicas incluem a reformulação de uma
situação de uma luz mais positiva, tendo uma longa caminhada e meditação ou
oração.
-Auto-regulação envolve:
Auto-controle
Confiabilidade
Consciência, assumir a
responsabilidade por seu próprio desempenho.
Adaptabilidade, manipulação de mudança com
flexibilidade.
Inovação, estar aberto a novas idéias.
é importante uma pessoa saber motivar-se para
qualquer realização que requer objectivos claros e uma atitude positiva.
Embora possamos ter uma predisposição para o
impulsionamento de atitudes negativas, podemos, com dedicação e prática de
aprender a
Ao estar atentos podemos usar os pensamentos
negativos que ocorrem, e reconstruí-los em termos mais positivos, esta será uma
atitutde que irá ajudar-nos a alcançar os nossos objectivos.
4.
Empatia,
representa a capacidade de reconhecer como as pessoas
se sentem e criar uma ligação de simpatia perante os outros, este ponto é
essencial para o sucesso em sua vida e carreira.
Este é um ponto chave que representa um ponto forte
numa pessoa com consciência da sua inteligência emocional.
5.
Habilidades sociais,
o desenvolvimento das habilidades interpessoais são
de igual modo fundamental para o sucesso em sua vida e carreira.
Também, “as habilidades das pessoas” são ainda mais
importantes agora, porque é importante ter uma alta
Inteligencia Emocional para melhor compreender, ter empatia
e negociar com os outros.
Estes são as chaves básicas que definem a Inteligência Emocional,
uma formula fundamental para que seja possível estabelecer uma vida equilibrada
e manter relacionamentos inter e intra pessoais equilibrados e saudáveis que
resultarão em realização pessoal e consequentemente profissional.
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