quarta-feira, 1 de maio de 2013
A mente possui quatro véus.
Primeiramente, desde tempos sem começo, a mente não reconhece a
si mesma, não reconhece sua verdadeira natureza, não se vê.
É o véu da IGNORÂNCIA
Desta ignorância fundamental procede um profundo
desfuncionamento.
A total pureza de uma mente desperta exprime-se de fato sob três
modalidades que chamamos os "três corpos de
Buddha" : o corpo absoluto (dharmakaya), o
corpo de glória (sambhogakaya), e o corpo de manifestação
(nirmanakaya).
Ora, sob o domínio da ignorância, a mente não reconhece sua
própria vacuidade, que corresponde ao corpo absoluto, e
conhece um "eu" ilusório, identificando-se com ele.
A mente não é somente vacuidade, também é claridade, o que
significa que possui a capacidade de produzir todas as espécies de pensamentos,
que nela se elevam todas as coisas.
Tomando esta claridade como distinta de si mesma, a mente
concebe um "outro".
Assim, formam-se os dois pólos "eu" e o "outro" que são a base dos
CONDICIONAMENTOS LATENTES.
Um terceiro aspecto da mente é o conhecimento chamado ainda
não-obstrução, ligado ao mesmo tempo à vacuidade e à claridade.
Quando a mente não reconhece esse poder de conhecimento pelo que
ele é, apega-se, sobre a base da dualidade eu-outro, aos objetos agradáveis,
rejeita os objetos desagradáveis e, em todos os casos, permanece na ignorância
da verdadeira natureza da situação, na cegueira.
Em lugar do conhecimento não-obstruído instalam-se assim, as
três EMOÇÕES CONFLITUOSAS de base que são a atração, a
aversão e a cegueira.
Elas se subdividem em ramificações muito numerosas para formar
finalmente uma rede de 84 mil emoções, que constituem o terceiro véu.
Sob o domínio das emoções conflituosas, realizamos, tanto pelo
corpo quanto pela palavra como pela mente, inúmeros atos, sendo que muitos são
negativos.
Eles levam ao renascimento nos seis mundos onde são experimentadas
alegrias ou sofrimentos próprios a cada um deles.
Esse ENCADEAMENTO CAUSAL, que faz o samsara girar,
forma o quarto véu, o véu do karma.
Um ser cuja mente está recoberta por esses quatro véus é chamado
um ser ordinário...
Kalu Rimpoche
Enviado ao Blog
SINTESE pela nossa amada Nanda.
Muito obrigado, querida, de coração por todo seu apoio, carinho
e acompanhamento.
SINTESE
http://blogsintese.blogspot.com
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