ANAC VAI
PERMITIR VOOS DE DRONES DE ATÉ 25 KG A ATÉ 120 METROS DE ALTITUDE
sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014
PROPOSTA, APRESENTADA À INDÚSTRIA,
DEVE ENTRAR EM VIGOR ATÉ FIM DE 2014. IDEIA É FACILITAR OPERAÇÃO COMERCIAL DE
VANTS, O QUE É PROIBIDO ATUALMENTE
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac)
pretende permitir voos de drones de até 25 quilos em lugares públicos a até 400
pés (cerca de 120 metros) de altitude com regras facilitadas.
A proposta foi apresentada à empresas
da indústria de defesa que operam veículos aéreos não tripulados (vants) no
país e ainda irá à consulta pública antes de ser publicada no Diário Oficial da
União.
A previsão é que entre em vigor até o
fim de 2014, diz a agência.
Em abril de 2013, o G1 divulgou com exclusividade que mais de 200
drones estão em operação no Brasil sem que exista regulamentação para emprego
comercial destas aeronaves.
Eles desempenham funções que antes
dependiam de aviões e helicópteros, como a captação de imagens aéreas, buscando
maior eficiência e alcance, redução de custo e mais segurança.
Atualmente, apenas 5 estão
autorizadas a operar: dois israelenses de 1.100 kg da Policia Federal, um que
pesa menos de dois quilos é usado pelo governo para vistorias em áreas de
mineração e duas unidades da Xmobots, uma empresa do setor.
Em setembro, um levantamento mostrou
que várias polícias estaduais usam pequenos aviões com câmeras de forma ilegal
em operações.
A proposta dividiu os drones em três
categorias por peso – até 25
quilos, entre 25kg e 150 kg e acima de 150 kg – com regras diferenciadas para cada uma delas em
relação ao registro do avião,
operação em áreas públicas,
manutenção, prevenção de acidentes e formação do piloto.
As regras serão menos rígidas para
aviões não tripulados de até 25 quilos e que sejam operados até o limite do
campo de visão
A ideia é facilitar a operação
particular e também o uso comercial. Pela proposta da Anac, permanecem
proibidos os voos de drones em áreas públicas abertas habitadas.
Hoje, para a obtenção da autorização
– chamada de Certificado de Autorização de Voo Experimental (Cave) – é
necessário cumprir uma série de exigências e entrega de documentos à Anac, um
processo que pode levar até um ano.
Drone em festa de casamento
“A
proposta apresentada pela Anac é extremamente simplificada e vai facilitar a
operação de vants de até 25 quilos em relação a exigências como manuais, treinamento
de piloto.
As
empresas terão mais facilidade para vender e operar comercialmente, fazendo
filmagens aéreas, alugar para uso. Antes isso não era permitido”, afirma Antonio
Castro, presidente do comitê da Associação
Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (Abinde) que
trata do tema.
“Agora,
poderão usar drone para filmar um casamento em uma área privada, desde que as
pessoas que entrem no local autorizem serem filmadas.
O mesmo
vale para um set de filmagem de novela, por exemplo.
A
complexidade na regulação no Brasil está diminuindo”,
comemora ele.
Atualmente, cerca de 20 empresas
brasileiras fabricam peças ou sistemas ou operam aeronaves remotamente
pilotadas e cobravam da Anac uma facilitação nas regras para alugar ou usar
comercialmente os drones.
Regras diferenciadas por categorias
Pela proposta será proibido o
transporte de pessoas, animais ou artigos perigosos em vants em aeromodelos.
Será proibido também o voo de vants autônomos (que decolem e pousem sozinhos, sem
acompanhamento de um piloto ou operador).
Todos os pilotos que operarem drones
além do alcance de visão deverão possuir licença e habilitação emitidas pelas
Anac e todos as operações deverão possuir um seguro com cobertura de danos a
terceiros.
Até 25 quilos
Voos de drones de até 25 quilos serão
permitidos em ambientes confinados, desde que todos os presentes estejam
cientes dos riscos e autorizem serem monitorados.
Em locais em que haja fluxo de
pessoas, deve ser autorizado formalmente pelo responsável.
Já em áreas privadas abertas, o voo
de vants de até 25 quilos é permitido a até 400 pés desde que ocorra em “linha de visada visual” (ao alcance da
visão), durante o dia, e que o piloto
mantenha contato constante visual direto com o vant.
Os voos devem ocorrer a pelo uma
distância de pelo menos 5km de aeroportos.
FONTE: G1.COM
UFOS WILSON: NÃO PODEMOS NOS ESQUECER QUE JÁ EXISTEM MODELOS DE
DRONES EM ATIVIDADE E ATÉ SENDO VENDIDOS EM CAMÊLOS, SÃO CONFUNDIDOS COM UFOS,
AGORA COM ESTA APROVAÇÃO O CUIDADO DEVE SER REDOBRADO POIS NEM TUDO QUE RELUZ
NOS CÉUS, SÃO UFOS!!!
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