EGO, O FALSO CENTRO
Reflexão sobre o Ego...
Quarta-feira, 22 de janeiro de 2014
"O primeiro ponto
a ser compreendido é o ego.
Uma criança nasce sem qualquer conhecimento, sem qualquer consciência de
seu próprio eu.
E quando uma criança nasce, a primeira coisa da qual ela se torna
consciente não é ela mesma; a primeira coisa da qual ela se torna consciente é
o outro.
Isso é natural, porque os olhos se abrem para fora, as mãos tocam os
outros, os ouvidos escutam os outros, a língua saboreia a comida e o nariz
cheira o exterior.
Todos esses sentidos abrem-se para fora.
O nascimento é isso.
Nascimento significa vir a esse mundo: o mundo exterior.
Assim, quando uma criança nasce, ela nasce nesse mundo.
Ela abre os olhos e vê os outros.
O outro significa o tu.
Ela primeiro se torna consciente da mãe.
Então, pouco a pouco, ela se torna consciente de seu próprio corpo.
Esse também é o 'outro', também pertence ao mundo.
Ela está com fome e passa a sentir o corpo; quando sua necessidade é
satisfeita, ela esquece o corpo.
É dessa maneira que a criança cresce.
Primeiro ela se torna consciente do você, do tu, do outro,
e então, pouco a pouco, contrastando com você, com tu,
ela se torna consciente de si mesma.
Essa consciência é uma consciência refletida.
Ela não está consciente de quem ela é.
Ela está simplesmente consciente da mãe e do
que ela pensa a seu respeito.
Se a mãe sorri, se a mãe aprecia a criança, se
diz 'você é bonita', se ela a abraça e a beija, a criança sente-se bem a
respeito de si mesma.
Assim, um ego começa a nascer.
Através da apreciação, do amor, do cuidado, ela sente que é ela boa, ela
sente que tem valor, ela sente que tem importância.
Um centro está nascendo.
Mas esse centro é um centro refletido.
Ele não é o ser verdadeiro.
A criança não sabe quem ela é; ela simplesmente sabe o que os outros
pensa a seu respeito.
E esse é o ego: o reflexo, aquilo que os outros pensam.
Se ninguém pensa que ela tem alguma utilidade, se ninguém a aprecia, se
ninguém lhe sorri, então, também, um ego nasce - um ego doente, triste,
rejeitado, como uma ferida, sentindo-se inferior, sem valor.
Isso também é ego.
Isso também é um reflexo.
Primeiro a mãe.
A mãe, no início, significa o mundo.
Depois os outros se juntarão à mãe, e o mundo irá crescendo.
E quanto mais o mundo cresce, mais complexo o ego se torna, porque
muitas opiniões dos outros são refletidas.
O ego é um fenômeno cumulativo, um subproduto do viver com os outros.
Se uma criança vive totalmente sozinha, ela nunca chegará a desenvolver
um ego.
Mas isso não vai ajudar.
Ela permanecerá como um animal.
Isso não significa que ela virá a conhecer o seu verdadeiro eu, não
O verdadeiro só pode
ser conhecido através do falso,
portanto, o ego é uma necessidade.
Temos que passar por ele.
Ele é uma disciplina.
O verdadeiro só pode
ser conhecido através da ilusão.
Você não pode conhecer a verdade diretamente.
Primeiro você tem que
conhecer aquilo que não é verdadeiro.
Primeiro você tem que encontrar o falso.
Através desse encontro, você se torna capaz de conhecer a verdade.
Se você conhece o falso como falso, a verdade nascerá em você.
O ego é uma necessidade; é uma necessidade social, é um subproduto
social.
A sociedade significa tudo o que está ao seu redor, não você, mas tudo
aquilo que o rodeia.
Tudo, menos você, é a sociedade.
E todos refletem.
Você irá à escola e o professor refletirá quem você é.
Você fará amizade com as outras crianças e elas refletirão quem você é.
Pouco a pouco, todos estarão adicionando algo ao seu ego, e todos
estarão tentando modificá-lo, de modo que você não se torne um problema para a
sociedade
Eles não estão interessados em você.
Eles estão interessados na sociedade.
A sociedade está interessada nela mesma, e é assim que deveria ser.
Eles não estão interessados no fato de que você deveria se tornar um
conhecedor de si mesmo.
Interessa-lhes que você se torne uma peça eficiente no mecanismo da
sociedade.
Você deveria ajustar-se ao padrão
Assim, estão interessados em dar-lhe um ego que se ajuste à sociedade
Ensinam-lhe a moralidade.
Moralidade significa dar-lhe um ego que se ajuste à sociedade.
Se você for imoral, você será sempre um desajustado em um lugar ou
outro...
Moralidade significa simplesmente que você deve se ajustar à
sociedade
Se a sociedade estiver em guerra, a moralidade muda.
Se a sociedade estiver em paz, existe uma moralidade diferente.
A moralidade é uma política social.
É diplomacia.
E toda criança deve ser educada de tal forma que ela se
ajuste à sociedade; e isso é tudo, porque a sociedade está interessada em
membros eficientes.
A sociedade não está
interessada no fato de que você deveria chegar ao auto conhecimento.
A sociedade cria um ego porque o ego pode ser controlado e manipulado
O eu nunca pode ser controlado e manipulado
Nunca se ouviu dizer que a sociedade estivesse controlando o eu - não é
possível.
E a criança necessita de um centro; a criança está absolutamente
inconsciente de seu próprio centro.
A sociedade lhe dá um centro e a criança pouco a pouco fica convencida
de que esse é o seu centro, o ego dado pela sociedade.
Uma criança volta para casa.
Se ela foi o primeiro lugar de sua sala, a família inteira
fica feliz.
Você a abraça e beija; você a coloca sobre os ombros e começa a dançar e
diz 'que linda criança! você é um motivo de orgulho
para nós.'
Você está dando um ego para ela, um ego sutil.
E se a criança chega em casa abatida, fracassada, foi um fiasco na sala
- ela não passou de ano ou tirou
o último lugar, então ninguém a aprecia e a criança se sente rejeitada.
Ela tentará com mais afinco na próxima vez, porque o centro
se sente abalado.
O ego está sempre abalado, sempre à procura de alimento, de alguém que o
aprecie.
E é por isso que você está continuamente pedindo atenção
Você obtém dos outros a ideia de quem você é.
Não é uma experiência direta.
É dos outros que você obtém a ideia de quem você é.
Eles modelam o seu centro.
Mas esse centro é falso, enquanto que o centro verdadeiro está dentro de
você.
O centro verdadeiro não é da conta de ninguém.
Ninguém o modela.
Você vem com ele.
Você nasce com ele.
Assim, você tem dois centros.
Um centro com o qual você vem, que lhe é dado
pela própria existência.
Esse é o eu.
E o outro centro, que é criado pela sociedade - o ego.
Esse é algo falso - é um grande truque.
Através do ego a sociedade está controlando
você.
Você tem que se comportar de uma certa maneira,
porque somente assim a sociedade irá apreciá-lo.
Você tem que caminhar de uma certa maneira;
você tem que rir de uma certa maneira; você tem que seguir determinadas
condutas, uma moralidade, um código.
Somente assim a sociedade o apreciará, e se ela
não o fizer,
o seu ego ficará abalado.
E quando o ego fica abalado, você já não sabe
onde está,
você já não sabe quem você é.
Os outros deram-lhe a ideia.
E essa ideia é o ego.
Tente entendê-lo o mais profundamente possível, porque ele tem que ser
jogado fora.
E a não ser que você o jogue fora, nunca será capaz de alcançar o eu.
Por estar viciado no falso centro, você não pode se mover,
e você não pode olhar para o eu.
E lembre-se: vai haver um período intermediário, um intervalo,
quando o ego estará se despedaçando, quando você não saberá quem você é, quando
você não saberá para onde está indo; quando todos os limites se dissolverão.
Você estará simplesmente confuso, um caos.
Devido a esse caos, você tem medo de perder o ego.
Mas tem que ser assim.
Temos que passar através do caos antes de atingir o centro verdadeiro
E se você for ousado, o período será curto.
Se você for medroso e novamente cair no ego, e novamente começar a
ajeitá-lo, então, o período pode ser muito, muito longo; muitas vidas podem ser
desperdiçadas...
Até mesmo o fato de ser infeliz lhe dá a sensação de "eu sou"
Afastando-se do que é conhecido, o medo toma conta; você começa sentir
medo da escuridão e do caos - porque a sociedade conseguiu clarear uma pequena
parte de seu ser...
É o mesmo que penetrar numa floresta.
Você faz uma pequena clareira, você limpa um pedaço de terra, você faz
um cercado, você faz uma pequena cabana; você faz um pequeno jardim,
um gramado, e você sente-se bem.
Além de sua cerca - a floresta, a selva.
Mas aqui dentro tudo está bem: você planejou tudo
Foi assim que aconteceu.
A sociedade abriu uma pequena clareira em sua consciência.
Ela limpou apenas uma pequena parte completamente, e cercou-a.
Tudo está bem ali.
Todas as suas universidades estão fazendo isso.
Toda a cultura e todo o condicionamento visam apenas limpar uma parte,
para que ali você possa se sentir em casa
E então você passa a sentir medo.
Além da cerca existe perigo
Além da cerca você é, tal como você é dentro da cerca
- e sua mente consciente é apenas
uma parte, um décimo de todo o seu ser.
Nove décimos estão aguardando no escuro.
E dentro desses nove décimos, em algum lugar, o seu centro verdadeiro
está oculto
Precisamos ser ousados, corajosos.
Precisamos dar um passo para o desconhecido
Por um certo tempo, todos os limite ficarão perdidos.
Por um certo tempo, você vai se sentir atordoado.
Por um certo tempo, você vai se sentir muito amedrontado e
abalado, como se tivesse havido um terremoto
Mas se você for corajoso e não voltar para trás, se você não voltar a
cair no ego, mas for sempre em frente, existe um centro oculto dentro de você, um
centro que você tem carregado por muitas vidas.
Esse centro é a sua
alma, o eu.
Uma vez que você se aproxime dele, tudo muda, tudo volta a se assentar
novamente.
Mas agora esse assentamento não é feito pela sociedade.
Agora, tudo se torna um cosmos e não um caos, nasce uma nova ordem.
Mas essa não é a ordem da sociedade - essa é a própria ordem da
existência.
É o que Buda chama de Dhamma, Lao Tzu chama de Tao, Heráclito chama de Logos.
Não é feita pelo homem.
É a própria ordem da existência.
Então, de repente tudo volta a ficar belo, e pela primeira vez,
realmente belo, porque as coisas feitas pelo homem não podem ser belas.
No máximo você pode esconder a feiúra delas, isso é tudo.
Você pode enfeitá-las, mas elas nunca podem ser belas...
O ego tem uma certa qualidade: a de que ele está
morto.
Ele é de plástico.
E é muito fácil obtê-lo, porque os outros o dão a você.
Você não precisa procurar por ele; a busca não é necessária.
Por isso, a menos que você se torne um buscador à procura do desconhecido,
você ainda não terá se tornado um indivíduo.
Você é simplesmente mais um na multidão.
Você é apenas uma turba.
Se você não tem um centro autêntico, como
pode ser um indivíduo?
O ego não é individual.
O ego é um fenômeno social - ele é a sociedade, não é você.
Mas ele lhe dá um papel na sociedade, uma posição na sociedade.
E se você ficar satisfeito com ele, você perderá toda a oportunidade de
encontrar o eu.
E por isso você é tão
infeliz.
Como você pode ser feliz com uma vida de plástico?
Como você pode estar em êxtase ser bem-aventurado
com uma vida falsa?
E esse ego cria muitos tormentos.
O ego é o inferno.
Sempre que você estiver sofrendo, tente simplesmente observar e
analisar, e você descobrirá que, em algum lugar, o ego é a causa do sofrimento.
E o ego segue encontrando motivos para sofrer...
E assim as pessoas se tornam dependentes, umas das outras.
É uma profunda
escravidão.
O ego tem que ser um escravo.
Ele depende dos outros.
E somente uma pessoa que não tenha ego é, pela primeira vez, um mestre; ele
deixa de ser um escravo.
Tente entender isso.
E comece a procurar o ego - não nos outros, isso não é da sua conta, mas
em você.
Toda vez que se sentir infeliz, imediatamente feche os olhos e tente
descobrir de onde a infelicidade está vindo, e você sempre descobrirá que o
falso centro entrou em choque com alguém.
Você esperava algo e isso não aconteceu.
Você espera algo e justamente o contrário aconteceu
- seu ego fica
estremecido, você fica infeliz.
Simplesmente olhe, sempre que estiver infeliz, tente descobrir a razão.
As causas não estão
fora de você.
A causa básica está dentro de você - mas você sempre olha para fora, você sempre pergunta:
'Quem está me tornando infeliz?'
'Quem está causando a minha raiva?'
'Quem está causando a minha angústia?'
Se você olhar para fora, você não perceberá.
Simplesmente feche os olhos e sempre olhe para dentro.
A origem de toda a infelicidade, da raiva e da angústia,
está oculta dentro de você, é o seu ego
E se você encontrar a origem, será fácil ir além dela.
Se você puder ver que é o seu próprio ego que lhe causa problemas, você
vai preferir abandoná-lo - porque ninguém é capaz de carregar a origem da
infelicidade,
uma vez que a tenha entendido
Mas lembre-se, não há necessidade de abandonar o ego.
Você não o pode abandonar.
E se você tentar abandoná-lo, simplesmente estará conseguindo um outro
ego mais sutil, que diz:
'tornei-me humilde'...
Todo o caminho em direção ao divino, ao supremo, tem que passar através
desse território do ego.
O falso tem que ser entendido como falso.
A origem da miséria tem que ser entendida como a origem da miséria
- então ela simplesmente
desaparece.
Quando você sabe que ele é o veneno, ele desaparece.
Quando você sabe que ele é o fogo, ele desaparece.
Quando você sabe que esse é o inferno, ele desaparece
E então você nunca diz: 'eu
abandonei o ego'
Você simplesmente irá rir de toda essa história, dessa piada, pois você
era o criador de toda essa infelicidade...
É difícil ver o próprio ego.
É muito fácil ver o ego nos outros.
Mas esse não é o ponto, você não os pode ajudar.
Tente ver o seu próprio ego.
Simplesmente o observe.
Não tenha pressa em abandoná-lo, simplesmente o
observe.
Quanto mais você observa, mais capaz você se
torna.
De repente, um dia, você simplesmente percebe
que ele desapareceu.
E quando ele desaparece por si mesmo, somente
então ele realmente desaparece.
Porque não existe outra maneira.
Você não pode abandoná-lo antes do tempo.
Ele cai exatamente como uma folha seca.
Quando você tiver amadurecido através da compreensão,
da consciência, e tiver sentido com totalidade que o ego é a causa de
toda a sua infelicidade, um dia você simplesmente vê a folha seca caindo...
e então o verdadeiro centro surge.
E esse centro verdadeiro é a alma, o eu, o deus, a verdade, ou como quiser chamá-lo.
Você pode lhe dar qualquer nome, aquele que preferir."
OSHO, Além das Fronteiras da Mente.
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