OVNI DA NASA
SERÁ TESTADO SOBRE O PACÍFICO AMANHÃ
quarta-feira, 4 de junho de 2014
O primeiro veículo voador em forma de disco da NASA está pronto para
tomar os céus a partir do Pacific Missile Range Facility da Marinha dos EUA, em
Kauai, Havaí, em seu primeiro voo de teste de engenharia.
A primeira oportunidade de lançamento foi ontem (03), mas
as condições do tempo não foram propícias.
Os próximos dias ideais para o voo de teste
serão 5, 7, 9, 11 e 14 de junho.
O Desacelerador Supersônico de Baixa Densidade (LDSD) vai
reunir dados sobre o desembarque de cargas pesadas em Marte e outras
superfícies planetárias.
"A agência está se movendo e se
preparando para ir a Marte como parte da campanha Evolutiva da NASA no Planeta
Vermelho", disse Michael
Gazarik, administrador associado para Tecnologia
Espacial na sede da NASA em Washington.
"Nós voamos, aprendemos, e voamos
novamente.
Temos mais dois veículos em construção para o
próximo ano"
Enquanto a Nasa planeja missões robóticas cada vez mais ambiciosos para
Marte, lançando as bases para ainda mais complexas expedições da ciência
humana, possibilitar estadias prolongadas para os exploradores na superfície
marciana exigirá naves espaciais maiores e mais pesadas.
O objetivo do projeto LDSD será ver se a tecnologia de ponta, um veículo movido a
foguete, funciona como foi projetado - no espaço próximo e em altas velocidades
Mach.
"Depois de anos de imaginação, de
engenharia e trabalho duro, em breve vamos começar a ver o nosso 'Keiki o ka honua', nosso 'menino da
Terra', nos mostrando seu potencial", disse Mark Adler, gerente de projeto da NASA no Jet Propulsion Laboratory
(JPL), em
Pasadena, Califórnia.
"O sucesso deste voo experimental será
medido pelo sucesso do veículo segundo seu perfil anunciado.
Se o nosso disco voador atingir suas metas de
velocidade e altitude, será um grande dia"
A maneira com que o disco da NASA sobe para
tais altitudes é quase tão distinta como o próprio veículo.
"Nós usamos um balão de hélio para
levantar o nosso veículo a 120 mil pés", disse Adler"
De lá, o soltamos por cerca de um segundo e
meio, e depois disso, tudo se resume a ir mais alto e mais rápido - e , em
seguida, de colocar o pé no freio"
Uma fração de segundo depois de se soltar do
balão, e alguns metros abaixo dele, quatro motores de foguetes pequenos
dispararam para girar e estabilizar o disco.
Meio segundo depois, um longo motor de foguete
vai empurrá-lo com 17.500 libras de empuxo para a borda da estratosfera.
"Nosso objetivo é chegar a uma altitude
e velocidade que simule o tipo de ambiente que um de nossos veículos iria
encontrar quando voasse na atmosfera de Marte", disse Ian Clark, investigador principal do projeto LDSD no JPL
"Nós sairemos a cerca de 180 mil pés e
Mach 4.
Então, para reduzir a Mach 3.8, implantamos o
primeiro de dois novos sistemas de trava atmosférica."
A equipe de gerenciamento de projetos também
decidiu voar com as duas tecnologias - secretas - de desaceleradores
supersônicos que serão exaustivamente testados durante o próximo ano.
Se o veículo de teste deste ano voar como
esperado, a equipe do LDSD poderá obter um tesouro de dados sobre como o
desacelerador supersônico inflável aerodinâmico (SIAD-R) de 6 metros e seu pára-quedas supersônico operam em
conjunto.
O SIAD-R, essencialmente
uma "rosquinha inflável" que aumenta o tamanho do veículo e, como resultado, sua
resistência, é implantado em cerca de Mach 3.8.
Ele vai rapidamente desacelerar o veículo a
Mach 2,5, onde o pára-quedas atinge o primeiro fluxo supersônico.
Cerca de 45 minutos depois, o disco é esperado
para fazer uma aterrissagem controlada no Oceano Pacífico.
A NASA TV vai transmitir imagens ao vivo e comentários do teste de
engenharia do LDSD.
O próprio veículo de teste carrega várias
câmeras a bordo.
Espera-se que o vídeo de partes selecionadas do
teste, incluindo a subida movida a foguete, seja downlinked durante o
comentário.
Websites
de streaming de vídeo ao vivo do teste incluem:
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