O
que é Desenvolvimento Integral do Ser na Educação?
O que significa
desenvolvimento integral, harmônico e holístico no marco da educação de hoje e
de amanhã?
Por que é imprescindível implementá-lo para as crianças e jovens de
hoje?
Por que também é vital para os adultos?
É uma revolução
extraordinária que toma a educação em suas diversas formas cujo resultado pode
ser também uma revolução extraordinária de nossa sociedade e planeta.
Integral?
Como fronteira
destes cadernos pedagógicos, entendemos por integral, uma educação ou um
sistema de crescimento pessoal e grupal que implique,
entenda e atenda de
maneira harmônica e integrada os diferentes âmbitos: o desenvolvimento físico,
emocional, cognitivo, ecológico, estético-criador,
intuitivo,
espiritual, social, multicultural e ético-solidário.
A educação é como a
saúde, é preventiva e integral.
Conhecer a si mesmo
“O desenvolvimento integral do Ser na educação, aponta Daniel
Pacheco, terapeuta, o poder conseguir nos meninos, meninas,
adolescentes e jovens um descobrimento de todas as áreas de sua
vida.
Isso envolve não somente aprender as matérias intelectuais, como
também desenvolver o lado físico, emocional e espiritual.
E quanto à matérias intelectuais, que Sejas de verdade
cognitivas. Poder investigar, descobrir e encontrar a si mesmo (Eureka!); não
aprender de memória.
Um desenvolvimento verdadeiramente integral é uma dinâmica
incessante, onde uma coisa leva a outra.
Por exemplo, uma técnica emocional induz a buscar uma técnica
mental, e assim sucessivamente.
E isso nos incita também a equilibrar-nos fisicamente.
Tudo está ligado.
Integral é a interação entre as diferentes disciplinas orientada
a um bem comum, que aponta o desenvolvimento da Pessoa como tal, não como um
número ou um aluno a mais.
Conseguir que a pessoa encontre sua própria identidade, que é
única e maravilhosa, implica uma educação personalizada, com muito respeito as
diferenças, a maneira de ser, sentir, pensar e viver de cada um.
De muito respeito ao processo de cada um, envolvendo pelo menos,
as quatro principias áreas do ser humano: físico, emocional, mental e
espiritual.
Isso é o desenvolvimento integral: é viver conscientemente e de
maneira equilibrada, todos os aspectos da nossa vida, desde o mais físico até o
mais espiritual.
Senão, estaremos defasados.
Todos estes aspectos estão conectados uns com os outros”
(Pacheco, 2009:cp).
Conhecer meu entorno
Alem de conhecer a
si mesmo, a educação integral implica conhecer (há que conhecer para poder respeitar), alem de tudo os abanicos científicos e tecnológicos de nossa
época, nosso meio ecológico, social e multicultural
Ecológico par poder
viver em harmonia com nosso planeta Terra, com respeito, sem destruí-la.
Social e
Multicultural, para poder co-construir uma sociedade de paz,
fraternidade e
harmonia.
Contribuir com o mundo
Assim,
temos que poder prestar nossa contribuição ao mundo com nossos talentos (cada um tem dons
importantes e únicos),
cumprindo com nosso Propósito de Vida e desenvolvendo plenamente nossa
criatividade, para o qual ingressam duas áreas fundamentais a desenvolver a
partir do âmbito escolar e do caseiro desde a tenra idade: a área
estético-criadora e a área ética-solidária.
A parte intuitiva
Uma
parte para incluir também ao desenvolvimento integral é a área intuitiva,
chamada Inteligência Intuitiva ou Energética (ver cap. Treze Inteligências, p:134ss, do livro
Pedagooogia3000)
Trata-se
de conhecer e poder perceber tanto o meu meio interior como exterior a partir
da intuição e dos diferentes níveis de energias sutis.
Sua
importância está relacionada a aprender a reconhecer e manejar estas energias
ao entrar no Terceiro Milênio.
Esta
área ainda é incipiente no âmbito escolar, mas poderia no futuro tornar-se uma
matéria por si só.
No
momento a idéia é aprender e capacitar-nos (Esta área esta descrita no caderno #8, o Desenvolvimento
Intuitivo Integral)
É
uma matéria tão ampla que será objeto de uma série adicional de cadernos.
Desenvolvimento pessoal
dos professores
Finalmente,
a educação integral requer também do trabalho pessoal e crescimento interior
dos adultos que acompanham aos estudantes, quer dizer, principalmente dos
professores e dos pais.
“Neste caso é importante que os professores
tenham um caminho percorrido,isso quer dizer que eles mesmos tenham
experimentado e vivido este processo integral.
Senão, dificilmente poderão apoiar dito
processo em outras pessoas.
Pelo menos parcialmente, e o resto se aprenderá
na marcha, junto com as crianças”,
especifica Daniel Pacheco.
Desenvolvimento
holístico
É basicamente o
mesmo que o desenvolvimento integral.
Há países em que a
palavra holística, não é comum, muito menos aplicado à educação
Como disse
Rubén Nanclares da Colômbia:
“Holístico é uma palavra mais pura e antiga; seu significado é
que se potencie a capacidade de criar no ser humano, que a educação humanize de
verdade, sirva para viver na realidade de cada um dos contextos e desenvolva as
subjetividades de cada um.
Lembrando que tudo está ligado”
Que se diga integral
o que se diz holístico (que
na verdade soa melhor), ou que se inventem
outras palavras, o que importa afinal, é ir mais além da teoria e das idéias, e
passar à instrumentalização das mesmas e que realmente se leve a cabo em todos
os âmbitos da educação, do desenvolvimento pessoal e da vida.
Quer dizer, tu e eu, eles e elas que estamos lendo estes cadernos, que
já o estão aplicando de uma maneira ou de outra, que o vivem diariamente com seus
alunos e filhos, que o experimentam consigo mesmo como na Vida, são os que
avançam, com erros, avanços, retrocessos (aparentes), com pura intuição
ou com muitos estudos, ou com os dois, com a prática, impulsionados pela
imperiosa necessidade de mudança dos tempos atuais.
Educaçao tradicional do século passado
|
Educação integral ou holística
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Resultados da educação integral
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Era só intelectual (em sua maior parte)
|
Todas as áreas de desenvolvimento são atendidas
|
Estudantes equilibrados, saudáveis. Gozam de boa saúde
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Era uniforme, se dava o mesmo.
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Personalizado com respeito ao processo de cada um
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Estudantes plenos e com uma boa auto-estima
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Não buscava a plenitude e o bem estar do estudante
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Busca a plenitude e bem estar do estudante
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Estudantes conscientes de seu propósito de vida
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Repetia um modelo predeterminado
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Busca a transformação pessoal e social
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Estudantes criativos
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Não se importava se a matéria ensinada era útil ou não ao estudante e a sociedade
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Se preocupa que a matéria ensinada seja útil ao estudante e a sociedade (presente e futura)
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Estudantes motivados e formados como cidadãos conscientes e ativos
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Não criava consciência ambiental
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Busca o equilíbrio ecológico do planeta
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Estudantes com consciência ambiental
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Era individualista e de algum modo egoísta
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Tem consciência dos demais, das diferentes culturas, da união planetária
|
Estudantes que propensos a Cultura de Paz
|
Tabela
comparativa da educação tradicional do século passado e da educação integral ou
holística
Fonte:
http://www.pedagooogia3000.info/html/cpedagooogicos.htm
http://instituto-mensageiros-do-amanhecer.blogspot.com.br/2014/07/a-educacao-holistica-e-possivel-o-que-e.html
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