OSHO, POLÍTICA E
MERITOCRACIA
QUINTA-FEIRA, 25 DE SETEMBRO
DE 2014
INTRODUÇÃO
Em
fevereiro de 1985, quando ainda estava no Oregon, Osho fez um discurso em que
explicitou sua visão da meritocracia, explicando em detalhes como esse sistema
poderia funcionar para uma transformação da triste realidade com a qual
convivemos.
Os
sinais mostram que a morte dos políticos está cada vez mais próxima e, de
acordo com Osho, estes precisam ser substituídos pela intelligentsia.
O
problema é que a intelectualidade de nossos dias está tão envolvida em
políticas de poder quanto os políticos.
Osho
diz que a solução passa por um tipo completamente diferente de formação nas
universidades.
Em
sua visão de uma nova humanidade, Osho diz que as novas universidades devem
incluir,
paralelamente
ao estudo acadêmico, um Instituto de Desprogramação e um Instituto de
Meditação, de forma que as pessoas que estejam indo para o poder, possam ser
preparadas para servir e compartilhar.
E em
relação ao sistema eleitoral, Osho explicita a necessidade de se mudar o
próprio fundamento do que concebemos como democracia, logo de início abandonando
"a idéia de que todo homem, só por ter vinte e um anos" - aqui, 16 nos -
"seja capaz de escolher quem é a pessoa certa para decidir a sorte das
nações"
E,
em detalhes, apresenta os pré-requisitos para aqueles que vão votar e para
aqueles que vão concorrer a cargos eletivos nos mais diferentes níveis de
poder.
Tudo
isso você pode ler no discurso que apresentamos nas cinco partes abaixo.
1. O FIM DOS POLÍTICOS; AS
CONDIÇÕES PARA VOTAR E SE ELEGER
Da Idiocracia
à Meritocracia
5 de fevereiro de 1985, Lao Tzu
Grove, Oregon
Osho, como a idéia da meritocracia pode
ser realizada na prática?
Uma
coisa é absolutamente certa: os dias dos políticos já terminaram.
Eles
já fizeram muito bem seu papel sendo destrutivos, violentos
Eles
atingiram um ponto no qual a humanidade tem de decidir: ou morrer permanecendo
com os políticos - cometer um suicídio global -, ou livrar-se dos políticos e
salvar a humanidade, a civilização, a cultura, a vida.
Nada
é favorável aos políticos e, à medida que se passam os dias, a morte deles está
cada vez mais próxima.
Eles
próprios são os responsáveis
Eles
aperfeiçoaram as armas a tal ponto, que podem trazer a morte ao mundo todo sem
nenhum caminho de volta
Ou
haverá uma última guerra - que significa a morte para todos e para todas as
coisas -, ou uma mudança total em toda a estrutura da sociedade humana
Eu
estou chamando essa mudança de meritocracia.
Primeira coisa: temos de abandonar a idéia de
que todo homem, só porque tenha vinte e um anos, seja capaz de escolher quem é
a pessoa certa para decidir a sorte das nações.
A
idade não pode ser o fator decisivo
Temos
de mudar o fator decisivo - isto é, mudar o próprio fundamento.
Minha
sugestão é que somente uma pessoa que esteja pelo menos matriculada em um curso
superior, deve poder votar
A
idade dessa pessoa não importa.
À
medida que eu for lhes explicando a coisa toda, ficará mais fácil compreender.
Para
o governo local, a matrícula seria a qualificação para os votantes
E a
graduação na universidade - pelo menos o grau de bacharel - deve ser uma
qualificação necessária para os candidatos, para qualquer um que queira
disputar a eleição.
E um
grau de mestrado deve ser a qualificação mínima para quem estiver disputando o
cargo de prefeito.
Para
as eleições estaduais, a graduação com grau de bacharel deve ser a qualificação
mínima para os votantes
Um
mestrado em ciências, artes, economia, deve ser o grau necessário para os
candidatos.
Para
os ministros, um grau de Mestre, de primeira classe , deveria ser a
qualificação mínima
- um
grau maior seria, naturalmente, melhor
E
qualquer um que pleiteie o cargo de ministro, deverá saber algo sobre o assunto
Sua
qualificação deve estar relacionada ao campo do assunto que ele irá lidar em
seu ministério.
Por exemplo: eu já vi
ministros da educação que nunca estiveram na universidade...
Antes
de se tornarem ministros da educação, nunca tinham visto um campus
universitário
Sim,
depois de se tornarem ministros da educação, eles começam a fazer discursos nas
assembléias das universidades
As
universidades começaram a lhes dar graus, graus honorários, porque, de fato,
eles nunca estiveram sequer matriculados
Alguns
deles sabem somente assinar seus nomes, e outros nem isso: eles têm de assinar
com a marca do polegar sobre o papel.
Dessa
forma, se alguém vai ser um secretário de educação, então, suas qualificações
devem torná-lo capaz de ser um secretário de educação
Ele
deve ter pelo menos um grau de Mestre em Educação, de primeira classe - com
menos do que essa classificação de primeira classe, ninguém deveria ser um
secretário estadual.
Sim,
se tiver graduações melhores - Doutor em Educação, Ph.D. em Educação - seria
bom, pois isso o tornaria mais qualificado.
O
Procurador Geral deve ter pelo menos o grau de doutorado em leis - não menos
que isso,
porque
ele vai defender a lei do estado, os direitos dos cidadãos
Ele
deve ter o melhor grau possível, de modo que saiba tudo sobre o assunto.
O governador deve ter o melhor
de todos os graus que lhe for possível: Grau de Mestre de primeira classe, Ph.D. - a
matéria do Ph.D. deve ser em Ciências Políticas - e pelo menos um grau
honorário, um Doutorado em Letras, ou em Leis.
Para
o governo federal, um grau de mestre será a qualificação mínima para ser um
eleitor
Um
grau de mestre de primeira classe e um Ph.D. devem ser o mínimo para os
candidatos que disputarem as eleições
E os
ministros devem todos ter o mais alto grau nos assuntos referentes à cadeira
que irão ocupar como ministros
Se
for de educação, então, os mais altos graus disponíveis no país; se for de
saúde, então, os mais altos graus disponíveis no país.
O
presidente deve ter pelo menos dois doutorados em filosofia, Ph.D., e um
doutorado em Letras ou em Leis - e o mesmo para o vice-presidente, porque ele
pode se tornar presidente a qualquer dia.
Deste
modo, a oclocracia
[1] é destruída.
Então,
só porque você tem vinte e um anos não significa que você é capaz de escolher o
governo
Escolher
o governo deve ser um trabalho muito habilidoso, inteligente
Só
por ter vinte e um anos, você pode ser capaz de produzir filhos - isso não
necessita de nenhuma habilidade, até os animais o fazem perfeitamente bem: não
precisa de nenhuma instrução, a biologia já o manda bem preparado
Mas
para escolher o governo, para escolher a pessoa que vai ter todos os poderes
sobre você e sobre todo mundo e que vai ter de decidir o destino do país e do
mundo... o modo como temos escolhido essas pessoas é simplesmente idiota.
Ainda
outro dia eu recebi esta informação... - e eu felicitei a Universidade de
Oxford por isso;
talvez
esta seja a única felicitação que receberão
Na
Inglaterra, como em todo país, há convenções
Todo
primeiro-ministro da Inglaterra, convencionalmente, ganha um doutorado
honorário de Oxford. Desta vez - é algo sem precedentes em toda a história da
Inglaterra - a Universidade de Oxford decidiu não dar o grau a Margaret
Thatcher
Eu
os felicitei, porque é assim que toda universidade do mundo deveria agir
Naturalmente,
a razão pela qual eles negaram não é muito boa, mas isso é irrelevante.
Pelo
menos, eles mostraram bastante coragem
E Margaret Thatcher também será uma pessoa histórica, porque nenhum primeiro-ministro da
Inglaterra saiu sem um doutorado honorário de Oxford
A
razão pela qual eles decidiram negar foi ela ter cortado a verba para a
universidade de Oxford, principalmente para pesquisa em literatura
A
razão não é muito boa, mas, ainda assim, é significativa
Uma
mulher que pensa que a literatura não merece nenhuma pesquisa, certamente não
merece nenhum doutorado da universidade.
Eu gostaria que todas as
universidades do mundo repensassem: não continuem simplesmente honrando com
doutorados, de modo convencional, estúpidos políticos idiotas
Desse
modo, vocês estão simplesmente se insultando
Desse
modo, vocês estão degradando o status da educação.
Ao
contrário, eu gostaria que todas a universidades - primeiro de apenas um estado
- convocassem uma convenção de todos os
reitores e professores eminentes; da intelligentsia eminente que não faz parte
da universidade: pintores, artistas, poetas, dançarinos, atores, músicos...
Essa
convenção incluiria todas as espécies de pessoas que tenham atingido uma certa
eminência e já tenham mostrado seu calibre - excluindo os políticos
completamente.
Todos
os vencedores do Prêmio Nobel deveriam ser convidados - novamente excluindo os
políticos, porque nos últimos anos alguns políticos deram um jeito de receber o
Prêmio Nobel,
e
isso tem degradado o valor do Prêmio Nobel.
Isso
não acrescentou nenhum valor ao político: ele ainda permanece na sarjeta, e
permanecerá na sarjeta, porque é lá o lugar a eles que pertencem
Ele
não pode viver fora da sarjeta - ele morreria.
E se você lhe der um Prêmio Nobel,
ele arrastará o Nobel também para a sarjeta: é claro, onde quer que ele more, ele irá levar o
Prêmio Nobel, os doutorados e todas as espécies de graduação com ele.
Cada
estado deve convocar uma convenção de toda a intelectualidade, quer essas
pessoas façam ou não parte das universidades - jornalistas, romancistas, todas
as dimensões de talentos - e elas devem escolher uma delegação para a convenção
nacional.
Assim,
oriunda de todos os estados, uma convenção nacional se constitui e entra nos
detalhes de como a meritocracia deve funcionar.
Para
os candidatos nacionais, pode haver uma convenção internacional com
participação de todas as universidades do mundo e da intelligentsia.
Esta
seria a primeira da espécie, porque jamais toda a intelectualidade do mundo
juntou-se para decidir a sorte da humanidade.
Esta
convenção deveria escrever a primeira constituição do mundo
Esta não será norte-americana,
não será indiana, não será chinesa: ela será simplesmente a
constituição de toda a humanidade
Não
há necessidade de leis diferenciadas.
Não
há nenhuma necessidade, todos os seres humanos precisam da mesma espécie de
lei.
E
uma constituição mundial será uma declaração de que as nações não têm mais
significado
Elas
podem existir como unidades funcionais, mas não mais serão poderes
independentes
E se
toda a intelligentsia do mundo estiver por trás dessa convenção, não será muito
difícil convencer as pessoas em geral a se afastarem dos políticos.
[1] Oclocracia - Governo em que prepondera a plebe, a
multidão, ou em que o poder é por ela exercido.
(N.daT.)
2 .A função
da inteligencia
E que poder têm os políticos?
Todo
o poder que eles têm, fomos nós que lhes demos
Nós
podemos tomá-lo de volta
Temos
apenas de descobrir um meio de tomá-lo de volta - porque dar é muito fácil,
tomar é um pouco mais difícil
Eles
não serão tão simples e inocentes, quando vocês tomarem o poder de volta, como
foram quando o pediram a vocês
É
nosso poder, mas eles continuarão a possuí-lo se as massas permanecerem
dando-lhes o poder - as massas podem ser convencidas de tudo.
Isso é função da
intelligentsia...
Eu gostaria de dizer que se
acontecer algo à humanidade agora, toda a condenação irá para a intelligentsia:
"O que vocês estiveram fazendo?
Se
aqueles idiotas estavam prontos para matar a humanidade, o que
vocês estavam fazendo?
Vocês não conseguiram nem mesmo manobrar esses
idiotas?
Vocês
simplesmente ficaram rosnando, ficaram resmungando, mas
não fizeram mais nada!?"
E o
tempo está ficando curto.
Uma
vez que decidamos que o poder do voto não é direito de nascimento de todo ser
humano, mas sim um direito que se tem de adquirir... - tem-se de fazer a
distinção
Não
se trata de um direito de nascimento, trata-se de um direito que você tem de
adquirir pela sua inteligência.
A
todos deve ser dado a oportunidade de adquiri-lo; deverá haver igual
oportunidade para todos adquirem esse direito, mas ele não é algo dado pelo
nascimento, de graça: você tem de provar que tem o direito.
Passemos
o poder da turba para as mãos de algumas pessoas inteligentes e para pessoas
que saibam o que estão fazendo.
Se
um homem devotou toda a sua vida para pensar sobre educação e seus problemas -
um homem que fez tudo o que era possível fazer para descobrir cada detalhe,
cada fundamento da educação, todas as possíveis filosofias da educação -, se
ele se torna um ministro da educação, há toda a possibilidade de ele fazer
alguma coisa
E,
ao mesmo tempo, eu desejo a transposição completa das massas para os poucos
escolhidos.
Eu
não sou contra o povo
Na
verdade, nas mãos desses políticos, as pessoas estão contra elas mesmas
Eu sou a favor das pessoas, e
o que eu estou dizendo pode ser dito exatamente como se diz com referência à
democracia: para o povo, pelo povo, do
povo - apenas terei de mudar o "pelo povo"
Essa
inteligensia será para o povo, do povo
Ela
servirá às massas.
É
uma coisa tão simples!
Vocês
não elegem um médico
Alguém
simplesmente se apresenta, por direito de nascimento, e as pessoas votam
Duas
pessoas lutando para ser o médico ou o cirurgião
O
que há de errado nisso!?
As pessoas escolhem por si
mesmas: para o
povo, pelo povo, do povo
Elas
escolhem uma pessoa, um cirurgião, porque ele fala melhor, fica bem na
televisão e faz grandes promessas.
Mas
ele não é nem mesmo um açougueiro!
E
vai se tornar um cirurgião...!
Ele
não é nem sequer um açougueiro
Até
um açougueiro teria sido melhor... - pelo menos ele saberia como cortar, acabar
com você
E
esse homem...
Entretanto,
você não escolhe um cirurgião por eleição.
Como você pode então escolher um presidente por
eleição?
Como você pode escolher um governador por eleição?
Você
está dando demasiado poder ao poder - a pessoas famintas
Com
suas próprias mãos, as pessoas estão dizendo para enforcá-las!
Isso
não é democracia
Em
nome da democracia, essas pessoas têm explorado as massas.
Só
para fazer uma distinção, eu estou chamando meu sistema de meritocracia
Mas mérito para quê?
O
mérito é para servir e compartilhar
E
uma vez que vocês tenham decidido passar o poder dos políticos para a
intelligentsia, tudo é possível - tudo se torna simples.
3. A formação
nas universidades
Então,
eu quero que toda universidade tenha duas instituições compulsórias, porque
este é o modo pelo qual eu gostaria que as pessoas que estão se encaminhando
para serem poderosas, fossem preparadas.
Até
os dias de hoje, durante milhares de anos, vocês nunca prepararam ninguém.
Se alguém vai ser um boxeador,
vocês não o empurram para dentro do ringue e dizem:
"Comece!"
Ele
tem de aprender.
Se
alguém vai ser um espadachim, isso levará anos.
Caso
contrário, ele não saberá nem como segurar a espada - usá-la e lutar com ela
será impossível.
Primeiramente,
ele terá de descobrir como tirá-la da bainha, como embainhá-la.
Isso
precisa de treinamento.
Vocês
simplesmente não dão uma guitarra para alguém que nunca viu o instrumento
antes, e esperam que ele seja um Yehudi Menuhin ou um Ravi Shankar
Isso é falha de vocês: essas pessoas que estão
no poder, vocês as treinaram?
Alguma
vez alguém pensou que as pessoas que terão tanto poder, precisam
de certas qualidades de modo a não cometerem abuso de poder?
Isso
não é culpa delas.
Assim,
eu proponho dois institutos em cada universidade
Um
instituto é para desprogramação.
Todo
mundo que consiga um certificado de graduação, primeiramente terá de conseguir
um certificado de liberação vindo do instituto de desprogramação - o que quer
dizer: o instituto o desprogramou como um cristão, como um hindu, como um
muçulmano, como um judeu...
-
porque esse têm sido o nosso problema.
E
quatro anos são suficientes.
A desprogramação não leva
tanto tempo assim: bastam
algumas horas por mês durante quatro anos e vocês estarão desprogramados
E
vocês não receberão nenhum certificado do instituto educacional, a menos que
tenham sido liberados pelo instituto de desprogramação, dizendo que:
"Este homem agora é um simples ser humano.
Ele não mais é um cristão, não mais é um hindu, um
muçulmano, um judeu."
O
segundo instituto será um instituto para meditação, porque simplesmente
desprogramar não é o suficiente
A
desprogramação tira o lixo de você, mas você é deixado vazio - e é difícil
ficar vazio: você começará a juntar lixo novamente
Vocês
não conseguem por si mesmos aprender a viver alegremente na sua vacuidade
Eis
toda a arte da meditação.
Assim,
por um lado o instituto de desprogramação o libera, esvazia-o, torna-o um
vácuo; e o instituto de meditação vai ajudando-o a desfrutar o seu nada, a sua
vacuidade, o seu vácuo interno, a limpeza que ele tem, o frescor que ele tem
E, à
medida que você começa a desfrutar isso, você começa a sentir que aquilo não
mais é vazio, absolutamente: aquilo está cheio de alegria
Parece
vazio inicialmente, porque você estava acostumado a ter muito lixo ali, e
aquele lixo foi removido; assim, você diz que parece vazio.
É como uma sala cheia de
mobília: você
sempre a viu cheia de mobília; então, um dia, você entra e
toda a mobília foi removida e você diz:
"Esta sala parece vazia."
A
sala não está vazia, a sala está simplesmente limpa
A
sala está espaçosa pela primeira vez
Ela
estava atravancada antes, sobrecarregada, cheia de lixo; agora, ela é puro
espaço.
Você
tem de aprender meditação para desfrutar sua vacuidade.
E
esse é um dos maiores dias na vida de uma pessoa - quando ela começa a
desfrutar a vacuidade, a solitude, o nada.
Então,
ninguém pode reprogramá-la, ninguém no mundo.
Mesmo
que Jesus venha e diga a você "Você é abençoado.
Venha e me siga, e eu o levarei a Deus.", você dirá:
"Vá para o inferno com seu Deus.
Onde eu estou, aqui é o paraíso.
Onde quer que eu esteja, aqui é o paraíso
Vá, siga a si mesmo - e leve sua cruz também.
E se ninguém o crucificar, crucifique-se a si
mesmo, porque sem a crucificação você não será o verdadeiro messias."
Foi isso o que Buda disse
realmente aos seus discípulos:
"Se eu entrar no caminho, corte minha cabeça
imediatamente.
Eu não posso atravancar sua limpeza.
Eu não devo estar ali, ninguém deve estar ali -
nenhum deus.
Você sozinho é o bastante, mais do que bastante...
É tão transbordante!"
Assim
sendo, um segundo instituto é necessário em toda universidade, que lhe dará uma
simples meditação.
Não
há nenhuma necessidade de nenhuma complexidade.
As
universidades, a intelectualidade, tendem à complexidade, tendem a tornar as
coisas complexas.
Um
método simples de apenas observar sua respiração é o suficiente.
Mas
todo dia, por uma hora, você tem de ir para o instituto
A
menos que o instituto de meditação lhe dê sua graduação, a universidade não lhe
dará a dela.
A
graduação da universidade virá somente quando um certificado de liberação,
vindo do instituto de desprogramação e um certificado de graduação vindo da
universidade de meditação, estiver garantido
Isso
dependerá de você - você pode se graduar em um ano, pode se graduar em dois
anos, em três, quatro anos
Mas
quatro anos já são demais
Qualquer
imbecil, se ele apenas sentar-se durante uma hora, todo dia, sem fazer nada,
durante
quatro anos, está fadado a descobrir o que Buda e Lao Tzu descobriram, o que eu
descobri.
Não
é uma questão de inteligência, talento, gênio
É
somente uma questão de paciência.
Assim,
do instituto de meditação da universidade, você consegue uma graduação, um
bacharelado em meditação; então, você consegue um bacharelado em artes ou
economia ou ciência, mas não antes disso.
E
assim por diante.
Você
consegue um grau de mestre em meditação, e de novo você deverá continuar com o
instituto de desprogramação por dois anos, porque você não pode ser deixado
sozinho tão facilmente
As
pessoas são, de um certo modo estranho, colecionadoras de todas as espécies de
coisas.
Umas
pessoas colecionam antigüidades, outras colecionam selos...
As
pessoas são colecionadoras...
Eu
penso que existe alguma necessidade psicológica.
Devido
a sentirem-se insignificantes, porque sentem que em si mesmas não têm nenhum
valor, elas tentam encher esse buraco juntando coisas. Juntando conhecimento,
juntando qualquer espécie de coisa: elas querem de algum modo sentir que não
estão vazias e que têm algo valioso, que têm valor, que não desperdiçaram a vida...
4.Uma utopia?
Assim,
se você for continuar para alcançar o grau de mestre, então, durante dois anos
você continuará com o instituto de desprogramação - porque não há término para
a sua limpeza
Todos
os dias a poeira se ajunta.
Não
é uma questão de você colecioná-la; é como um espelho: toda manhã você tem de
limpá-lo e a poeira continua se ajuntando sobre ele.
A
mente é quase como um espelho, um refletor.
As
memórias se adicionam, as experiências se adicionam - esta é a poeira que está
acontecendo durante vinte e quatro horas por dia.
Dessa
forma, a menos que você a permaneça limpando continuamente, logo, logo, você
estará recoberto de poeira novamente.
Assim,
esta é uma boa experiência: durante dois anos, novamente, você estará sendo
desprogramado; e durante dois anos novamente, você estará meditando.
Esses
processos continuam simultaneamente, desprogramação e meditação.
Uma vai limpando-o,
esvaziando-o; a outra vai enchendo-o não com COISAS, mas com certas qualidades:
serenidade, amorosidade, compaixão, uma tremenda sensação de dignidade sem
nenhum motivo absolutamente.
Só
por estar vivendo, respirando, já é prova suficiente de que a existência acha
que você é digno de viver, de que a existência acha que você é digno de estar
aqui.
Você
é indispensável para a existência.
Esta
indispensabilidade é descoberta somente através da meditação; não há outro
meio.
E a
menos que você descubra esta sua indispensabilidade para a existência, você irá
continuar fazendo algo estúpido para se sentir digno.
Mas
quando a existência o cobre, derrama todas as suas bênçãos sobre você, então, o
ímpeto para juntar lixo simplesmente desaparece.
Então,
você vive cada momento e morre a cada momento.
Essa é a hora em que a
meditação chegou à sua perfeição:
VIVENDO A CADA MOMENTO,
MORRENDO A CADA MOMENTO.
Morrendo
para a memória com a qual você viveu.
Morrendo
para o momento que está passando.
Ele
pode deixar seus traços, seu conteúdo, sua assinatura, suas memórias...
Mas
não, morra para tudo isso; assim, você fica novo outra vez, pronto para
espelhar a existência com um reflexo límpido.
Assim,
se uma pessoa continua a estudar na universidade, então, ela continua indo para
o Instituto de Meditação, durante uma hora todo dia; e, antes de pegar seu M.A.
- mestrado em artes -, ela pega seu M.M. - isto é, mestrado em meditação.
Ela
pode consegui-lo em um ano, pode consegui-lo em dois anos; ou pode levar mais
tempo se não estiver meditando, porque não haverá nenhum exame verbal - vai
depender do Mestre.
Se o
Mestre sentir, observando a pessoa vir todos os dias e sentar-se em meditação,
continuamente - por dois anos ele a observa, procura saber como ela está se
sentindo, como as coisas estão indo -, se ele nunca vê qualquer tensão na
pessoa, nunca sente que ela está apressada, angustiada, preocupada, mas que ela
está sempre relaxada, à vontade, em casa,
que
ela não se sente nervosa sobre nada, que ela não está interessada no passado e
não está interessada no futuro...
Todas
essas coisas ele vai observando, e se ele sentir... - e não existe a
possibilidade de julgar mal.
Se
ele é um meditador, ele não vai julgar ninguém mal - isso é impossível.
Ele
saberá certamente que a pessoa realmente experienciou, e ele lhe dará o
certificado.
Esses
são os certificados de liberação para o grau de mestrado, para o Mestrado em
Artes.
E eu
quero que isto continue: se você for fazer seu Ph.D., então, você fará três
anos de desprogramação e três anos de meditação.
Essas
são formações compulsórias até o fim
Assim,
quando você sair da universidade, você não será somente uma pessoa inteligente,
bem informada: você será também um meditador - relaxado, observador, intuitivo.
E
você não mais será um cristão, não mais um hindu, não mais um norte-americano,
não mais um russo.
Toda
essa bobagem terá sido completamente queimada, não sobrou nada disso tudo.
Este é o único jeito: trocar os políticos pela inteligencia.
Mas
como a intelectualidade está agora, não iria adiantar muito, porque eles estão
todos tão envolvidos em políticas de poder quanto os políticos
Eis
por que eu torno essas duas condições necessárias
Se
você tem um Ph.D., simultaneamente você terá um Ph.D.M., um grau de doutor em
meditação
E se
o Instituto de Meditação sente que alguém chegou a um ponto onde a pessoa deva
ser honrada, então, eles podem lhe dar um D.Litt.M.
[1] Assim, enquanto a pessoa está
sendo instruída, ela também está, de um modo muito silencioso e sutil, sendo
preparada para estar no poder, de tal modo que o poder não possa corrompê-la,
que ela não possa usá-lo mal.
Assim,
a meritocracia é um programa inteiro de transformação da estrutura da
sociedade, da estrutura do governo, da estrutura da educação.
Parece
utópico.
Quem vai fazer isso?
Como isso vai acontecer?
Eis a questão - como vamos tornar isso realidade?
É
utópico, mas a situação é tal que dentro de vinte anos os políticos levarão
vocês à beira da morte
Então,
vocês terão de escolher; e, nessa altura, quando vocês tiverem de escolher
entre a morte e a meditação, eu penso que vocês escolherão a meditação - vocês
não escolherão a morte.
Se
nessa hora vocês tiverem de escolher entre a morte e a desprogramação, vocês escolherão a desprogramação:
"Deixe o cristão morrer, mas eu posso
viver.",
"Deixe o judeu morrer, eu posso viver."
E quem se importa quando é uma questão de você ser
você ou ser judeu?
Se
você puder escolher apenas um - ou você ou um judeu -, eu não penso que você vá
escolher ser judeu; nem Moisés teria feito isso.
Eu
confio em que ele tenha tido pelo menos essa inteligência.
Os
políticos trouxeram esse grande desafio para o todo da humanidade
Por um lado, devemos ser
gratos a esses tolos: eles arrastaram toda a humanidade para o ponto onde a
humanidade tem de decidir:
"Agora, ou vivemos ou esses políticos ficam no
poder - as duas coisas são impossíveis."
Os
políticos estão levando vocês até esse ponto - eles já os levaram até aí.
Assim,
eu digo que agora as universidades têm de se tornar mais audazes, corajosas,
unidas; e elas têm de reunir toda a intelectualidade ao redor de si - o que não
é difícil, porque, por toda parte, eu vi que toda espécie de pessoa inteligente
é contra esses políticos tolos.
Mas elas não podem fazer nada sozinhas - o que a
pessoa pode fazer?
E
elas não vêem que haja alguma alternativa.
Eu
me admiro que vocês não possam ver nenhuma alternativa: vocês têm tantas
universidades de grande prestígio!
Por exemplo: se a Oxford pôde juntar coragem
para recusar, para dizer que a universidade não iria dar à Thatcher um
doutorado honorário, por que uma universidade como a Oxford - que é
prestigiosa, suficientemente antiga, respeitada em todo o mundo - não
pode começar a convocar essas convenções?
Por que a Oxford não pode começar a se tornar o
centro de um novo poder, o poder da intelectualidade?
E
não é tão difícil como parece.
[1] D.Litt.M.
– Um dos títulos criados por Osho na
Multiversity, este: Doutor de Letras de Meditação
(N.daT.)
5.A
democracia ainda não aconteceu
Uma
coisa eu esqueci de dizer
Eu
disse: excluam os políticos
Eu
quero incluir mais uma coisa: excluam os sacerdotes, o papa, porque o poder
religioso sempre deu apoio ao poder político.
Eles
estão unidos em profunda conspiração, eles se apóiam mutuamente.
E
eles se apóiam em condições tão absurdas, que não se pode tirar nenhum sentido
disso.
Adolf
Hitler foi abençoado para a vitória, pelo alto sacerdote cristão na Alemanha:
ele orava para Adolf Hitler ser vitorioso.
E ele estava muito feliz
porque Adolf Hitler estava acabando com os judeus: talvez ele tenha feito um
grande serviço aos cristãos, mais que todos os outros - milhões de judeus morreram
Assim,
os sacerdotes cristãos podiam sentir que estavam fazendo a coisa certa ao
abençoá-lo: a
vingança contra os judeus tinha de ser feita.
Mas
ele se esqueceu completamente de que Churchill também estava sendo abençoado
para a vitória, pelo arcebispo cristão, na Inglaterra; que, nos Estados Unidos,
o presidente norte-americano estava sendo abençoado... estranho!
E
estavam todos orando a um único Deus!
Ora,
Deus deve ter ficado numa dificuldade: a quem ouvir?
Mas
Ele, sendo um velho judeu como parece, ouviu a Churchill, que absolutamente não
era um homem religioso.
Ele
não parecia ser religioso, nem inteligente.
Se
Churchill tivesse sido enviado para o lugar certo, ele teria estado num circo
ou num carnaval em algum lugar, vendendo hot-watchdog
[1] ; aquele
homem não parecia uma pessoa inteligente.
Assim,
todos esses bispos e papas têm de ser excluídos: eles não têm nada a ver com
isso.
E
temos de excluí-los porque vamos desprogramar, e a desprogramação é uma das
coisas mais significativas a serem feitas; caso contrário, o mundo não pode ser
salvo.
Essas
pessoas - sacerdotes, papas, shankaracharyas, imãs... - estiveram fazendo as
coisas mais horrorosas no mundo, mas, devido à fachada de religião, vocês os deixaram
livres.
Se
qualquer outra pessoa estivesse fazendo essas coisas, ela iria presa
imediatamente.
Assim,
os políticos e os sacerdotes têm de ser evitados.
Os
políticos vão dizer que o que eu estou dizendo é antidemocrático
Não é, porque a democracia não
existe em lugar nenhum.
Eu
gosto muito da afirmação de H.G.Wells
Alguém lhe perguntou:
"O que você pensa sobre democracia?"
Ele disse: "É uma boa idéia"
O homem espantou-se: "Uma boa
idéia?!"
Ele disse: "Sim, ela ainda
tem de acontecer."
Ela
ainda não aconteceu.
Em
nome da democracia, outra coisa está em funcionamento.
Enquanto
eu estive na Índia, eu pensava que talvez nos Estados Unidos alguma coisa de
democracia estivesse acontecendo
Mas,
vir para os Estados Unidos foi um tremendo desapontamento
Não há democracia em lugar
nenhum - nem nos Estados Unidos, nem na União Soviética, nem em nenhum outro
lugar
Trata-se
somente de uma palavra que os políticos vivem explorando.
Assim,
em primeiro lugar, ela não existe; dessa forma, não existe o problema de eu ser
contra a democracia, ser antidemocrático.
Não
existe nenhuma democracia; assim, como posso ser antidemocrático?
O
que estou propondo é o caminho certo para mudar toda a estrutura, de modo que
um dia a meritocracia possa incorporar a democracia - porque, mais cedo ou mais
tarde, todos podem estar instruídos e capacitados
Não estou impedindo ninguém;
estou simplesmente dizendo que, neste momento, se dê o poder de governar
somente àqueles que estejam habilitados para isso e preparados para isso.
Paralelamente
continuem preparando as pessoas.
Nós
poderemos não estar aqui, isso não importa.
Mas
dentro de três ou quatro gerações, todo mundo pode passar pelo processo de
desprogramação, de meditação e de instrução.
Então,
todas as pessoas ficam habilitadas - porque, por volta dos vinte e um anos, a
maioria das pessoas já dever estar matriculada em curso superior: elas poderão
participar da eleição local.
Algumas delas já terão se
formado: elas poderão participar da
eleição do estado
E
aos vinte e quatro anos, a maioria já estará formada - e podem participar,
então, de todas as eleições
E
antes dos trinta, vocês podem estar aptos a concorrer à presidência do país.
Eu
não estou pedindo muito, somente dez anos de preparação
E se todo o governo for
formado por pessoas meditativas, desprogramadas, sem preconceitos - visualize
isso! -, então,
a burocracia desaparece, a hierarquia desaparece;
então,
as coisas que levam anos podem ser efetivadas em segundos.(...)
Assim,
os políticos e os sacerdotes, ambos, têm de ser afastados de seu poder de
controle e influência estabelecido há tão longo tempo, e uma espécie totalmente
nova de administração tem de ser desenvolvida
É um
trabalho difícil, árduo, mas não impossível - principalmente em tal situação,
quando a morte é a única alternativa.
[1]
Hot-watchdog – Cão de guarda
No
Óregon, há uma organização chamada THOUSAND FRIENDS OF OREGON
Esta
é uma organização Land Use Watchdog.
Eles
se tornaram os principais oponentes da comuna de Osho no Óregon o tempo todo.
Ocasionalmente,
Osho costumava mexer com eles e é isto o que ele está fazendo aqui.
OSHO,
From Misery to Enlightenment, # 8, Q 1
http://pistasdocaminho.blogspot.com.br/2014/09/osho-politica-e-meritocracia.html
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