segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

MUDANÇAS CLIMÁTICAS: 2014 FOI O ANO MAIS QUENTE DA HISTÓRIA Posted by Thoth3126 on 16/01/2015

MUDANÇAS CLIMÁTICAS:
2014 FOI O ANO MAIS QUENTE DA HISTÓRIA
Posted by Thoth3126 on 16/01/2015
O ano de 2014 foi o ano mais quente do planeta desde o início dos registros em 1880.
Foi liberado nesta sexta-feira (16 de janeiro de 2015) um esperado relatório divulgado pela Agência Oceânica e Atmosférica (NOAA-National Oceanic and Atmospheric Administration) dos Estados Unidos.
Dezembro também marcou uma temperatura média sem precedentes nos últimos 134 anos
Edição e imagens: Thoth3126@gmail.com
O ano de 2014 foi o ano mais quente do planeta desde o início dos registros em1880, segundo a NOAA dos EUA.
O último mês do ano, dezembro, também marcou uma temperatura média na superfície da Terra e dos oceanos sem precedentes nos últimos 134 anos para este período do ano, acrescentou a agência.
Para o ano, a temperatura média se situa entre 0,69°C acima da média do século XX, superando as marcas prévias de 2005 e 2010, de 0,04°C. O relatório da agência disse que o recorde de aquecimento no planeta se propagou pelo mundo inteiro.
Manto de gelo da Groenlândia está derretendo em ritmo recorde
Foto: Steen Ulrik Johannessen / AFP
Entre as regiões do mundo onde foram registrados recordes de calor estão a Rússia, o oeste do Alasca, o ocidente dos Estados Unidos, algumas zonas da América do Sul, parte do litoral australiano, norte da África e quase toda a Europa.
A agência disse ainda que as medições realizadas pela Nasa de forma independente chegaram às mesmas conclusões de aumento da temperatura global.
Recorde no mar e na terra
Quando são analisadas separadamente as superfícies da terra e dos oceanos,
ambos registros também marcam recordes.
Globalmente, a temperatura média da superfície dos mares foi a maior da história, 0,57°C acima da média do século 20, enquanto a da superfície da terra ultrapassou em 1°C esta mesma média.
Com relação à neve, a NOAA constatou que a neve média anual no hemisfério norte foi de 64,62 milhões de quilômetros quadrados, “perto da média dos registros históricos”
A primeira metade de 2014 registrou menos neve do que o normal, mas o segundo semestre registrou mais do que a média.
O gelo polar e oceânico seguem derretendo no Ártico, privando os ursos polares de seus habitats e provocando mudanças climáticas que afetam regiões muito distantes em todo o mundo.
A média mundial de gelo no oceano Ártico foi de 28.460.000 km2, a menor área nos 36 anos em que os cientistas têm feito registros.
No outro pólo, na Antártida, o gelo marinho caiu pelo segundo ano consecutivo,
aos níveis mais baixos já registrados: 33.870.000 km2, segundo a NOAA.
Dezembro também teve temperaturas recordes
As temperaturas médias combinadas nas superfícies terrestres e marítimas foram maiores do que qualquer outra na história.
As mudanças climáticas são irreversíveis e já estão provocando grandes mudanças em nossa “civilização” planetária…
A temperatura média do mês foi 0,77ºC acima da média mundial.
Este foi o dezembro mais quente no período de 1880 a 2014, disse a NOAA
*AFP
Saiba mais sobre mudanças climáticas em:
Permitida a reprodução, desde que mantido no formato original e mencione as fontes.
http://thoth3126.com.br/mudancas-climaticas-2014-foi-o-ano-mais-quente-da-historia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor leia antes de comentar:
1. Os comentários deste blog são todos moderados;
2. Escreva apenas o que for referente ao tema;
3. Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
4. Não faço parcerias por meio de comentários; e nem por e-mails...
5. Obrigado por sua visita e volte sempre.