quarta-feira, 30 de março de 2011

Quantas pessoas podem viver no planeta Terra? | Cova do Urso

Sir David Attenborough



| Cova do Urso

Quarta-feira, 23 de Março de 2011



Quando o documentarista Sir David Attenborough nasceu (1926) éramos pouco menos de 2 biliões de pessoas em todo o planeta. Actualmente a população mundial aproxima-se rapidamente de 7 biliões de pessoas, e isso com um aumento de pouco mais de 2 pessoas por segundo (já descontadas as mortes).
A vida de Attenborough foi em boa parte dedicada ao acompanhamento da vida selvagem, e lamentavelmente esta situação de vida intocável está cada dia mais difícil de ser encontrada. Esta preocupação com o impacto populacional o fez ingressar na organização Optimum Population Trust, que tem como meta avaliar este cenário.
Por volta de 1800 éramos não mais que 1 bilião de pessoas. O acesso ao controle de doenças, diminuição de mortalidade e melhor qualidade de vida causaram uma violenta explosão populacional. Mas a Terra certamente possui um limite físico de produção de recursos.
O primeiro alarme que soa vem da escassez de água em diversos países. Não só este alarme toca, mas outro começa a ser ouvido, o da falta de áreas propícias para a agricultura economicamente viável. E o sinal vem de um fluxo investidores de países desenvolvidos que compram terras em países mais pobres para uma produção exclusivamente voltada para a exportação, sem benefícios desejados para a população local.
Algumas iniciativas de controle populacional infelizmente foram feitas de maneira truculenta e autoritária, criando um fantasma ainda mais assustador de um assunto que incomoda muitos. Poucos gostam de ter alguém dando palpites na sua vida pessoal sobre quantos filhos devem ter. Iniciativas mais inteligentes e planeadas demonstraram, de maneira quase óbvia, que a educação é o factor que mais influencia na decisão de uma família em optar por ter menos filhos. As mulheres saem na dianteira neste poder de decisão, com uma visível tendência em planear melhor a vida antes de ter o primeiro filho.
David Attenborough encerra o documentário «How Many People Can Live on Planet Earth?» (2009)(Quantas pessoas podem viver no Planeta Terra?) comentando que os dados fornecidos podem ser desanimadores e neste caso a melhor maneira de encarar a situação é com o máximo de planeamento feito de maneira racional.
Sobre Sir David Attenborough, aqui.
Documentário «Quantas pessoas podem viver no Planeta Terra?» (2009) 1/6
http://www.youtube.com/watch?v=mnwrsyB9qzE
Vídeo 2, aqui.
Vídeo 3, aqui.
Vídeo 4, aqui.
Vídeo 5, aqui.
Vídeo 6, aqui.
http://cova-do-urso.blogspot.com/2011/03/quantas-pessoas-podem-viver-no-planeta.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+blogspot%2FqFAH+%28Cova+do+Urso%29

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor leia antes de comentar:
1. Os comentários deste blog são todos moderados;
2. Escreva apenas o que for referente ao tema;
3. Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
4. Não faço parcerias por meio de comentários; e nem por e-mails...
5. Obrigado por sua visita e volte sempre.