domingo, 16 de setembro de 2012
O SIGNIFICADO
ESPIRITUAL DA SEXUALIDADE
O
auge do relacionamento entre um homem e uma mulher é a fusão das personalidades
purificadas em todos os níveis.
De
que modo amamos , de que modo vivemos e criamos nossos relacionamentos na plenitude da
psique liberada?
Como
participamos, individualmente , como homens e como mulheres, da aventura do Cosmos?
Ao
seguir esta orientação, nossa consciência se eleva passo a passo.
Qualquer
manifestação humana , seja natural , instintiva ou criada pelo homem , tem um
profundo significado espiritual.
Toda
experiência humana é sempre o emblema de uma realidade mais ampla , mais
profunda e mais completa.
Esta
palavra trata do significado espiritual da sexualidade.
Ao
usar o termo “sexualidade” para denotar a força criadora total, explicamos
como sua finalidade e seu significado espiritual se manifestam no plano humano.
A
manifestação da sexualidade varia de acordo com o desenvolvimento de cada ser
humano.
O
princípio da sexualidade manifesta-se de forma diferente na pessoa totalmente
realizada , na pessoa comum e naquelas que talvez ainda estejam em um nível tão
baixo de desenvolvimento espiritual a ponto de estarem fortemente bloqueadas e
divididas.
A força sexual é uma expressão da consciência
que busca a fusão.
E fusão , que vocês também podem chamar de
integração ,unificação ou unidade. é o propósito da criação.
Seja
qual for o termo usado , a meta final de todos os seres divididos é reunificar
os aspectos individualizados e separados da consciência maior com o todo.
Os
aspectos divididos são integralmente ligados a uma grande força que motiva as
pessoas a lutar pela unificação.
A
atração dessa força é irresistível : ela existe em todos os organismos – até os
inanimados , nos quais a inteligência e a percepção humanas ainda não são
capazes de observá-la.
O
poder da sexualidade ,na sua forma mais ideal , é capaz de transmitir mais
plenamente do que qualquer outra experiência humana o que são o contentamento
espiritual,
a
unidade e a intemporalidade.
Na experiência sexual total,
você rompe as fronteiras do tempo e da separação onde a mente limitada o
aprisionou.
Tal
experiência lembra a verdadeira existência no eterno.
A
venturosa experiência da fusão e o senso de atemporalidade da união sexual
dependem da unificação interior das pessoas envolvidas e, portanto, de suas
atitudes em todos os níveis do seu ser.
Se
a experiência sexual é uma expressão dos níveis físico,
mental
e espiritual , e se esses níveis estão unidos um ao outro , sem nenhum conflito
,as pessoas que expressam o próprio ser em todos esses níveis, de acordo com a
lei espiritual, têm uma experiência sexual tão completa,
satisfatória,
rica, alegre, revigorante, constante, animadora e reminiscente da realidade
espiritual como nenhuma outra experiência humana pode ser.
Então,
nessa experiência feliz de união total, a realização vai além da satisfação e
do enriquecimento pessoais.
Essas
pessoas também estão cumprindo uma tarefa no Universo.
Pode
parecer estranho, pois o cérebro humano está acostumado a equiparar tarefa e
cumprimento com algo árduo,difícil ou até mesmo desagradável.
Mas,
na verdade, quanto mais completa a alegria, o prazer , o contentamento e o
êxtase ,mais força criativa as pessoas acrescentam ao reservatório universal.
Cada
uma dessas experiências é como uma nova estrela brilhando em algum ponto da
criação, tornando-se mais uma tocha na escuridão do vazio cujo destino é
encher-se de luz.
FUSÃO
FÍSICA, MENTAL E ESPIRITUAL
Qual é o significado da experiência sexual no plano físico?
O que significa o impulso de se unir fisicamente ao outro?
As
respostas comuns , tais como a perpetuação da espécie ou a necessidade do
prazer , são respostas parciais e um pouco superficiais.
Quando
dois seres humanos se sentem mutuamente atraídos , podemos dizer que anseiam
por conhecer um ao outro , por revelar-se um ao outro , por deixar-se conhecer,
descobrir,
e por encontrar o verdadeiro ser do outro.
Ao
revelar-se a outro , o seu próprio ser é capaz de entrar na dimensão total do
eu dessa pessoa , que também tem o mesmo objetivo.
O
desejo mútuo , energizado por uma força involuntária ,cria um sentimento e uma
ânsia de uma felicidade eletrizante.
Se
houver atração no plano físico , sem a participação ,pelo menos em algum grau
,de outros níveis , a experiência que se segue é decepcionante.
Não
pode ser mais que uma representação infinitesimal e superficial daquilo que a
alma realmente anseia – mas que é cega demais para entender e perseguir.
A busca da união total com outra alma exige um
processo de purificação.
Como
a consciência humana, limitada e cega,
simplesmente
tateia no escuro , muitas vezes a atração que se ente não é pela pessoa real ,
mas por uma imagem que a mente cria quanto ao que o parceiro deveria ser para
atender a necessidades reais ou imaginárias.
A
pessoa real , neste caso ,muitas vezes é totalmente ignorada ou teimosamente
negada.
A
pessoa que deseja insiste em sua ilusão e fica irritada quando a realidade
desmente a ilusão.
Normalmente
, o processo é recíproco – as duas partes buscam uma pessoa diferente , por
assim dizer , e não sabem disso.
O
grau de satisfação sentido é um bom parâmetro do quanto você busca a pessoa
real.
A
falta de contentamento indica a natureza ilusória da busca , revelando , ao
contrário , a sobreposição de outra pessoa , como uma figura paterna , à pessoa
real.
Quando
a atração é verdadeiramente genuína e está assentada numa base real e saudável
, ela é sentida com relação àquela pessoa em especial , a quem você deseja se
revelar da maneira mais íntima e real , e com a qual você quer ter a ligação
mais próxima possível.
O
anseio pela ligação próxima é eterno na alma humana , mas assume formas
diferentes na criança e no adulto.
Para
uma criança, a proximidade é uma experiência completamente passiva : a criança
absorve , recebe,
consome
alimento e afeto como um organismo simples e apenas receptor , ilustrando assim
o princípio feminino universal.
A
mãe , nesse caso , é a doadora e, nessa condição , a mulher verdadeiramente
feminina expressa o seu princípio masculino.
Para
o adulto, essa aproximação só pode ser consumada com êxito quando a experiência
é recíproca – quando os dois participantes buscam , dão , sustentam , alimentam,
recebem
e tomam.
Esse
ritmo orgânico , espontâneo e auto-regulador não pode ser determinado pela
mente-ego.
Ele
é a expressão involuntária de um processo legítimo ,tão exigente , intricado e
significativo que é impossível transmiti-lo à limitada capacidade humana de
compreensão.
Há
obstáculos à verdadeira satisfação porque a criança que existe na personalidade
adulta ainda busca a satisfação a seu próprio modo.
Ela
busca uma nutriz e não o outro muito específico , e visa um tipo de proximidade
meramente receptiva e consumidora.
Se
se buscar a fusão com tais motivações , pode ser que ela nunca ocorra.
Por
conseguinte ,a pessoa que deseja uma união assim imatura vive uma rotina de
eterna frustração , que parece,
então
, justificar sua cautela , retraimento e negatividade.
O
movimento para a intimidade é dividido , gerando um contra-movimento que
provoca um curto-circuito
O
curto-circuito é sentido como bloqueio involuntário,
inibição
e indiferença.
No
plano emocional , o movimento para a fusão precisa ser expresso numa troca de
sentimentos.
O que significa essa troca de sentimentos em termos adultos e realistas?
A
troca de sentimentos , ou o nível emocional da sexualidade , é determinado pelo
amor no seu verdadeiro sentido, com todos os seus vários aspectos e
manifestações.
Você
são muito liberais com o uso da palavra amor , mas com muita freqüência a
palavra é dita sem significar coisa nenhuma ou, pior ainda, é usada como rótulo
atrás do qual se escondem sentimentos muito diferentes, como necessidades do
ego e metas negativas.
Uma pessoa usa a outra da forma mais exploradora e chama isso de amor.
Mas o que é a experiência ardente e viva que existe por trás do rótulo
estereotipado?
A
experiência do amor é , em primeiro lugar , a tentativa de perceber a realidade
múltipla do outro.
Esse
intento exige que se ponha temporariamente de lado o ego , as necessidades , as
expectativas e as preocupações pessoais , tornando-se vazio.
Então
,é possível deixar entrar o outro , para poder verdadeiramente perceber ,
experimentar e sentir todas as complexidades desse outro ser.
Poderia haver experiência mais fascinante?
Quem
não tem interesse em manter uma imagem ilusória do que o outro deveria ser ,
ressentindo-se quando ele não corresponde à imagem , está aberto e
suficientemente vazio para deixar entrar o que existe.
Essa
é umas formas de expressar o amor.
Sobre
essa base sólida , é possível efetuar uma troca de sentimentos.
Quem
percebe a realidade do outro fica suficientemente livre de qualquer
voluntarismo , orgulho e medo para lidar com o que existe.
Uma
pessoa assim é capaz de lidar até com a dor e a frustração , se necessário ,
para atingir a realidade , que é contentamento definitivo.
A
capacidade de suportar frustração e dor é essencial para dar e receber , e para
sentir contentamento.
Por
outro lado , a pessoa que se sente muito ameaçada e se defende da dor – a dor
de não ter as coisas à sua maneira , a dor de se magoar um pouco , a dor de
precisar renunciar a uma vantagem imaginária ou até real – cria uma sólida
barreira à volta da torrente de energia que flui do seu interior.
Nada
pode atravessar essa parede , nem para dentro nem para fora.
A
pessoa fica isolada na prisão que criou para se defender da dor e do desgosto.
Fica
embotada , incapaz de viver plenamente.
Ela
não consegue se fundir e , assim ,não consegue sentir um prazer real.
O
amor e , portanto , a capacidade de dar e receber , depende da capacidade de
perceber a realidade com uma visão límpida.
Essa
capacidade , por sua vez , depende da capacidade de suportar a dor sem se
defender , sem interpretações que manipulem a dor.
Essas
interpretações visam apenas anular a dor ; a postura de dar vazão à dor , ao
contrário , cria condições para uma interpretação verdadeira dos fatos que lhe
deram origem.
O
aspecto do amor real a que nos referimos como deixar o outro ser significa mais
do que simplesmente aceitar onde está e quem é o outro num dado momento.
Significa
ter uma visão total da pessoa , incluindo seu potencial ainda não realizado.
Essa
visão do não-manifesto no outro é um grande ato de amor.
Não
tem nada que ver com a ilusão de inventar outro tipo de pessoa para satisfazer
necessidades próprias.
Se
vocês conseguem dar à pessoa amada a liberdade de ela “ser quem é”,
pode haver confiança recíproca.
Assim
, vocês conquistam a liberdade de afirmar o seu direito de ser , sem provocações
nem jogos negativos.
A
auto-afirmação positiva deriva do estado de ausência de culpa que decorre de
uma atitude verdadeiramente generosa.
Se
vocês conseguem dizer “sim” à generosidade irrestrita , também podem dizer “não”.
Se
vocês realmente dão , também podem afirmar seu direito de receber – e isto não
deve ser confundido com exigências pueris e neuróticas.
A
falta de generosidade torna esse intercâmbio impossível. Como na realidade dar
e receber são uma coisa só, vocês não podem dar aos outros sem também dar a si
mesmos. Inversamente , retraindo-se , vocês inevitavelmente retraem-se de si
mesmos.
Então,
culpam o outro pela conseqüente carência , porque ainda estão apegados à ilusão
de que dar e receber são dois atos separados.
A
fusão pela qual vocês anseiam só pode acontecer se todos os sentimentos que
desejam receber, cada um dos aspectos do amor , estiverem fluindo de vocês com
fartura.
Esses
aspectos do amor incluem ternura, calor, respeito e também reconhecimento da
essência do outro e de sua capacidade de crescimento , mudança e bondade.
Acrescentem
a isso a paciência e o benefício da dúvida.
Considerem
a possibilidade de interpretações alternativas.
Confiem
e dêem ao outro condições para se desenvolver e ser.
Vocês
também querem ardentemente ser o objeto desses aspectos do amor perfeito.
A
fusão só pode ocorrer no plano emocional quando vocês estão totalmente
decididos a aprender a expandir a capacidade de dar esses componentes do amor
perfeito.
Contudo
, para se fundir emocionalmente – e, portanto,
totalmente
– é igualmente necessário falar com sinceridade , mesmo que isso possa não ser
bem-vindo nem desejado.
Agir
de outra forma , sob o disfarce da chamada bondade amorosa , ou ficar em
silêncio , é uma atitude sentimental,
em
geral desonesta.
Pois
, na realidade , o que acontece é que vocês têm medos das conseqüências
desagradáveis e, por isso, não querem correr o risco de sentir dor, de se expor,
de entrar em confronto e de fazer o grande esforço de reintegrar o
relacionamento num nível mais elevado e mais profundo.
Isso
só pode ser feito saudavelmente e sem culpa pelas pessoas que já enfrentaram e
eliminaram a própria a própria crueldade.
Enquanto
existir crueldade no íntimo , vocês jamais serão capazes de dizer a verdade aos
outros sem feri-los, porque a vontade secreta de ferir está de tal modo
entranhada e exerce tanta influência sobre os atos e as palavras , que acaba
com a coragem de falar francamente e de enfrentar uma situação que precisa ser
melhorada.
Como,
então, é possível
reinstaurar e aumentar o fluxo do amor generoso?
É
possível alguém estar livre de crueldade e poder falar com franqueza de modo
totalmente construtivo , e mesmo assim o outro ficar magoado – talvez porque
insista em nunca ser criticado ou frustrado.
Mas
se vocês conseguirem lidar com a mágoa decorrente dessa reação , serão capazes
de correr o risco e de lutar até o fim para que haja um intercâmbio aberto de
sentimentos.
Vocês
verão que quanto mais agirem movidos pela intenção sincera de amar e de sentir
com maior profundidade , tanto mais generoso será o resultado dessas situações
nas quais vocês “dizem a verdade”
porque
querem ferir , embora não o admitam , o resultado é desagradável.
A
culpa por essa motivação oculta é um escudo entre vocês e a verdade e entre
vocês e o outro.
A
satisfação e o contentamento por que a alma anseia só podem ser conseguidos
pela fusão com outra consciência.
Depende
de sua capacidade de arriscar, de enfrentar, de admitir seus segredos mais
guardados e, em conseqüência disso, falar com franqueza quando o outro coloca
obstáculos no caminho.
Vocês
também precisam reconhecer a relutância em expressar seus melhores sentimentos
quando a negatividade não-expressa e os jogos ocultos do parceiro tornam isso
impossível.
A
afirmação positiva de que falamos é totalmente diferente de fazer acusações ,
que significa atribuir a responsabilidade ao outro.
O
tipo certo de afirmação não acusa o outro , mas reconhece o que o outro faz.
Quando
deixam de acusar , vocês podem realmente falar com franqueza.
Quando
o reconhecimento da contribuição negativa do parceiro é resultado da clareza de
visão que só se adquire com a auto-avaliação e a honestidade mais profunda, é
possível correr o risco de ficar abatido pela dor passageira.
Para
haver fusão emocional , é necessário que haja um intercâmbio honesto, correndo
o risco de crises ocasionais.
O
intercâmbio honesto depende totalmente da honestidade de cada um e da vontade
de deixar de lado padrões desonestos , prejudiciais e destrutivos.
O
fato de vocês estarem inibidos e com medo também inibe o alcance e a
profundidade do contentamento que nasce da fusão.
Nesse
caso , é preciso perguntar qual a origem do medo nos dois parceiros.
E
como cada um é responsável por si mesmo, vocês devem perguntar qual a origem
desse medo em vocês.
Onde
está a crueldade
que gera o medo de dizer o que vocês vêem?
Sob
que aspecto vocês não conseguem se enxergar e, por isso, ficam cegos com
relação ao outro, ou inseguros e na defesa em relação ao que conseguem perceber
e,
consequentemente, belicosos e hostis?
Mais
uma vez, só pode existir fusão emocional na medida em que esses critérios são
satisfeitos.
A
fusão mental existe no plano da mente consciente.
A
capacidade de trocar as idéias e pensamentos mais profundos e de correr o risco
de discordar e desaprovar é fundamental.
A
fusão mental só pode existir quando existe algum tipo de compatibilidade.
Dois
parceiros compatíveis precisam compartilhar determinadas idéias fundamentais
sobre a vida.
Também
precisam estar mais ou menos no mesmo plano de desenvolvimento espiritual.
Isto
não significa que seja preciso concordar a respeito de todos os pormenores.
Isso
é impossível , e certo grau de divergência é necessário : é uma conseqüência da
diversidade dos seres humanos,
que
também contribui para o desenvolvimento de cada um.
Várias
qualidades são necessárias para alcançar a fusão mental.
Uma
é a necessidade de aumentar a verdadeira compreensão do parceiro; outra é a humildade
para investigar e, se necessário, descartar as idéias e opiniões que ambos
possam ter.
Também
é preciso ser humilde para admitir que o outro tem razão.
O
próprio ato de procurar uma verdade mais profunda,
relativa
mesmo às menores questões, constitui um magnífico motor do crescimento e ajuda
a aprofundar a união no plano mental.
As
atitudes que vocês assumem com relação às divergências e a forma de abordá-las
são importantes.
Vocês evitam o confronto de idéias simplesmente porque não se sentem bem
com questionamentos?
Vocês concordam em nome da paz porque, de qualquer forma , a questão é “sem importância”?
Nem se incomodam em pensar a fundo sobre coisas que não lhe dizem
respeito diretamente?
Ou insistem em ter “razão” sempre?
O
desacordo é uma maneira de dar vazão aos sentimentos e pensamentos negativos
acumulados, porque vocês não souberam lidar com eles construtivamente?
A liberdade de ter idéias diferentes só pode
ser concedida quando os dois parceiros estão ancorados na verdade espiritual.
Quando
a realidade espiritual é a meta final, vocês também sabem que existe apenas uma
verdade.
Isto
se aplica em toda a linha tanto às grandes questões vitais como às menores
futilidades do cotidiano.
Mas
vocês também sabem que essa verdade única tem muitas facetas e que muitas vezes
abrange dois opostos aparentes, que são partes do todo.
Quem tem a verdade espiritual como meta final
pode ser menos rígido em relação a opiniões, idéias e pensamentos.
Nessas
condições, é possível expor e trocar idéias.
Para
quem sempre visa buscar a verdade interior, a verdade espiritual, as pequenas
divergências ou as opiniões diferentes desaparecem lentamente.
A
princípio ,elas parecem não ter importância ; depois, se integram ou se fundem
na verdade do espírito que a tudo une.
É
preciso não negligenciar o intercâmbio mental.
Muitas
vezes os relacionamentos são vistos como um intercâmbio sexual e, até certo
ponto, emocional, mas o intercâmbio mental é estranhamente negligenciado num
mundo que enfatiza e dá tanta importância ao intelecto, às idéias e à mente.
No
entanto , as pessoas vivem lado a lado todos os dias esse privam das alegrias
da fusão mental.
Deixam
de expor seu ser mais íntimo , suas idéias, crenças , sonhos, aspirações,
sentimentos, medos, metas, anseios,
inseguranças
e esperanças.
O
mundo da mente e das idéias é parte integrante da união total.
É
impossível alguém fundir-se a outro num plano, de forma realmente satisfatória
, e manter-se separado em outros planos sem ficar em sintonia com o movimento
natural para a fusão.
Por
exemplo, em muitos casos em que a frustração é atribuída à incompatibilidade
sexual , esta pode não ser absolutamente o resultado da falta de atração
física.
Pode
ser resultado da fusão insuficiente em qualquer dos outros níveis.
A
fusão espiritual é sempre o resultado natural da fusão nos planos físico,
emocional e mental.
A
existência de fusão nesses três níveis significa que as partes envolvidas
precisam ser seres muito desenvolvidos espiritualmente , ativamente engajados ou
envolvidos num caminho espiritual.
Precisam
estar suficientemente despertos para buscar, de forma consciente e deliberada,
a verdade espiritual.
Para
haver fusão total ,é preciso que a meta primordial seja atingir o eu
espiritual.
Portanto,
é verdade que a satisfação e o contentamento que todos os seres almejam só é
possível na medida que seu desenvolvimento espiritual já tenha avançado e
continue a avançar.
Esse
estado é mantido na medida em que os parceiros estão em movimento e na medida
em que a destrutividade tenha cedido lugar a atitudes e comportamentos
construtivos, expansivos e positivos.
É
muito freqüente os seres humanos ficarem estagnados,
sem
intenção nenhuma de sair dessa situação.
Nesse
caso, eles ficam surpresos quando o anseio pela unidade continua insatisfeito,
e põem a culpa nos outros ,nas circunstâncias e na vida.
Todas
as questões da vida devem, em última análise, ser relacionadas com o eu
espiritual e com a realidade espiritual.
As
disputas só podem ser efetivamente solucionadas e conciliadas no eu espiritual,
que é um só em todas as criaturas.
Quando dois seres humanos se fundem,
conscientes de que existe dentro deles um mundo espiritual onde podem descobrir
sua unicidade.ocorre a união espiritual.
O
tremendo poder criativo da força sexual gerada através da união em todos os
níveis tem vida própria , que se realimenta constantemente ,nos aspectos
positivos e negativos.
Participando
dessa vida, os parceiros que buscam a união colocam em movimento alguma coisa
que adquire impulso próprio , como uma corrente que a personalidade humana
precisa aprender a seguir.
A
SEXUALIDADE REFLETE OS PROBLEMAS DA ALMA
Tudo
o que existe na psique humana aparece na experiência sexual.
É
impossível deixar seja o que for fora.
A
forma real da experiência sexual , portanto, é um indicador infalível do
estágio em que se encontra a psique.
Ela
revela em que a pessoa está liberada e unida à lei divina , onde estão o mal e
a destruição , onde existe a imobilidade e estagnação , porque a destrutividade
foi escondida em vez de ser trabalhada.
A
corrente sexual magnetiza e energiza as faces ocultas,
determinando
, assim , sua direção.
Quando
a direção é negativa e, portanto, envergonhadamente negada , o desenvolvimento
negada,
o
desenvolvimento da pessoa e a energia vital ficam prejudicados.
A
poderosa energia criativa inerente à expressão sexual gera um estado em que se
manifesta todas as atitudes de caráter e todos os aspectos da natureza mais
oculta.
Infelizmente
, os seres humanos são cegos a este fato.
Até
a mais avançada psicologia se esquece de que a maneira como a sexualidade se
manifesta – não necessariamente na ação ,mas na inclinação – revela todo o
caráter da pessoa, com todas as suas atitudes, sua personalidade e tendências,
problemas e impurezas, bem como sua beleza já purificada.
Toda
essa informação é revelada e está acessível a quem quer que saiba como e onde
procurá-la.
Com
demasiada freqüência, fala-se levianamente sobre as atitudes sexuais,
classificando-as como saudáveis ou neuróticas, certas ou erradas do ponto de
vista moral.
As
pessoas também se recusam a reconhecer as pistas nelas contidas.
Nesse
caso, as pistas são consideradas à parte do restante da personalidade , como se
essas inclinações fossem apenas ,uma questão de gosto , ou traços de nascença
,como a cor dos olhos.
Como
é freqüente resolver as questões usando rótulos!
Muitas
vezes ,a mensagem espiritual da realidade interior é totalmente desconsiderada
,por mais clara e gritante que ela se mostre nas inclinações sexuais , cuja
manifestação é permitida , negada ou reprimida.
Se
os defeitos de caráter deformam o impulso sexual,
transformando-o
em fantasias cruéis e destrutivas,
concretizá-las
é tão desnecessário como concretizar outros sentimentos destrutivos.
O
mesmo se aplica a qualquer sentimento assassino admitido no Trabalho do Caminho;
não é preciso passar à prática para poder encarar, entender, aceitar e
trabalhar esses sentimentos e reconhecer o seu significado interior.
Precisamente
por ser a energia sexual tão forte é que todas as pequenas e aparentemente
insignificantes atitudes que existem na personalidade humana reaparecem
simbolicamente na expressão sexual.
A
forma de expressão sexual reflete os aspectos interiores de que a pessoa precisa
muitíssimo se conscientizar.
Examinem
a sexualidade sob outro prisma.
O
que ela revela sobre vocês , no tocante à natureza não-sexual , sobre a sua
pessoa, atitudes e
assim por diante?
Que problemas de outras áreas a sexualidade traz à tona?
Sob que aspecto e de que forma ela revela a natureza purificada?
Quando
os parceiros não se fundem em algum dos quatro planos , isso se torna evidente
na vida.
Vamos
dizer que a atração ,as necessidades e o desejo sejam fortes no plano físico.
Vamos
supor que vocês já estejam prontos para se mostrarem nesse plano , onde buscam
a fusão.
Mas
vamos supor também que no plano emocional e/ou mental o caso seja totalmente
diferente.
Ali
, vocês querem continuar separados e não querem dar nem arriscar , nem integrar
constantemente cada um dos níveis num plano ainda mais elevado.
O
nível físico , então , ficará seriamente limitado , como também a natureza do
impulso sexual , de alguma forma,
revelará
as atitudes emocionais e mentais que vocês podem continuar escondendo.
Talvez
vocês não façam idéia de que essas atitudes reaparecem de forma sexualidade ,
impregnadas e magnetizadas pela energia do sexo.
Se
não for permitida a entrada na consciência dos lados negativos da psique , a
experiência sexual fica bloqueada,
nivelada
, insatisfatória , mecânica e , nos casos mais graves , até mesmo totalmente
embotada.
Se
a negação for eliminada , a inclinação sexual pode revelar tendências como a de
sentir prazer na crueldade.
Há
muitas variações e detalhes que não é possível generalizar.
Por
exemplo , se a culpa e a conseqüente autopunição forem negadas e reprimidas ,
elas podem aparecer como inclinação sexual para sofrer, ser humilhado ou
rejeitado.
Há
inúmeras possibilidades e significados.
Cada
fantasia sexual precisa ser redespertada e consentida , para poder ser
entendida.
Esta
é a única maneira de fazer fluir novamente a energia sexual entorpecida mesmo
que a princípio signifique viver as fantasias , na mente ou em forma de jogo
,num relacionamento íntimo e estável.
Muitas
vezes , a expressão sexual que desvia é bastante consciente , aceita e
prazerosa , até o ponto em que esses desvios podem proporcionar prazer.
No
entanto ,a expressão sexual não é associada ao seu significado mais profundo –
a pessoa simplesmente diz que “é assim que eu sou”, e
não quer renunciar a esse comportamento ,convencida de que só dessa forma pode
ter prazer.
Essa
convicção é totalmente errada ; o prazer que poderia ser alcançado se a
característica negativa fosse reconhecida é incomparavelmente superior , em
intensidade e qualidade , e não é preciso renunciar a nada para usufruí-lo.
Para
mudar, é preciso, primeiro, fazer as ligações entre o traço negativo
reconhecido e os aspectos não-sexuais do ser.
A
partir daí, desenvolve-se organicamente uma transformação natural no sentido da
corrente sexual.
Vocês
, que estão trabalhando nesse caminho há algum tempo ,já depararam com alguns
de seus aspectos negativos.
Vocês podem imaginar que esses aspectos não se expressam na sexualidade?
Vocês
podem ,por um momento que seja , supor que os aspectos negativos não se
manifestam nas atitudes sexuais, e que portanto não influenciam a capacidade de
se satisfazer, de se fundir, de sentir prazer?
Acreditar
nisso seria realmente muito tolo.
Por
isso , procurem os aspectos negativos específicos que provocam manifestações
específicas em vocês.
Esta
poderá ser uma tarefa extremamente interessante,
capaz
de fornecer muitas respostas.
Quanto
mais específicos vocês conseguirem ser , mais reveladores e revitalizantes
serão as suas descobertas e o autoconhecimento.
Todos
vocês sabem que estabelecer ligações entre causa e efeito é um aspecto
importante da auto-avaliação e do desenvolvimento pessoal.
A
maior dor e dissonância da personalidade humana é provocada pelo desligamento
entre causa e efeito.
Nada
é mais doloroso do que sofrer um efeito cuja causa é ignorada.
EXISTE
CONFLITO ENTRE ESPIRITUALIDADE E SEXUALIDADE?
Para
a maioria dos seres humanos , ainda é inconcebível combinar sexualidade e espiritualidade.
Uma
mudança inexorável está muito próxima ; os influxos espirituais de hoje já
forjaram o início de uma nova era.
Em
épocas anteriores, a sexualidade era considerada a antítese da espiritualidade.
Não
se sabia que a verdadeira união espiritual é o resultado consumado da união em
todos os planos do ser,
incluindo
o físico-sexual.
Não
se sabia que a integração total e a unidade alinham a sexualidade com a
espiritualidade.
A
vida espiritual só é possível em conseqüência da total unificação em todos
esses outros níveis, e certamente nunca em resultado de uma cisão.
O
verdadeiro significado da espiritualidade é a unidade e a integridade , o que
quer dizer que ela precisa abranger tudo o que existe.
Os
relacionamentos satisfatórios , portanto ,sempre refletem o grau de união
interior de uma pessoa.
Se
você não conseguir juntar-se aos outros ,existe desunião dentro de você.
A
dificuldade que os seres humanos têm para juntar espiritualidade e sexualidade
, mesmo no terreno conceitual , deve-se precisamente ao que explicamos
anteriormente – ou seja , ao fato de que o mal oculto se manifesta na expressão
sexual e através dela.
É
por isso que , durante séculos , os ensinamentos espirituais postularam que a
sexualidade é um entrave ao desenvolvimento espiritual.
Numa
época histórica mais primitiva , esses postulados tinham razão de ser.
Nessa
época ,não eram totalmente errados.
O
estado menos desenvolvido da humanidade primitiva fazia com que as pessoas
manifestassem sua brutalidade e bestialidade através do sexo.
Então
, a conscientização e o influxo do espírito existiam em muito menor grau.
Tudo era manifestado com impunidade e
hipocrisia.
Os
mais fortes tinham direitos e não precisavam de desculpas.
A
capacidade de se solidarizar com os outros era extremamente débil e rara.
Num
mundo desses , a força de certos impulsos precisavam ser refreados para tornar
possível qualquer influxo espiritual.
Isso
explica as longas eras em que foram usados exercícios espirituais para conter
os instintos naturais.
Por
um lado, o desenvolvimento espiritual avançou, mas,
por
outro, refreou os impulsos naturais da humanidade, o que era temporariamente
necessário.
Só
agora a humanidade ingressa numa nova era espiritual de desenvolvimento e os
seres humanos estão bastante fortes para encarar e purificar seus instintos
ocultos , sem perigo de manifestá-los.
No
entanto, mesmo hoje dificilmente alguém conhece a tênue linha que divide, de um
lado, a expressão segura,
honesta
e a admissão de materiais negativos, e, de outro, a manifestação destrutiva.
Aqueles
que estão neste caminho, são de fato pioneiros no aprendizado da
importantíssima arte de fazer essa distinção.
Só
assim poderão unificar sua personalidade num todo,
purificar
todas as suas facetas e trazer à tona, com segurança ,o impulso sexual, seja
qual for a sua forma de manifestação.
Questões
do nosso tempo , como a disseminação da insensibilidade, a baixa vitalidade e a
freqüência dos problemas sexuais são resultado do enclausuramento na força
vital negativa, porque as pessoas não foram capazes de lidar com ela com
segurança.
Agora
ocorre um aprendizado novo e inédito de libertação dos instintos com a finalidade
de purificar e reenergizar a vida.
Se
a energia da força vital se concentrar no mal não-reconhecido e não-encarado, a
energia em si causa medo e a insensibilidade é preferida como o mal menor.
Essa
insensibilidade também é dolorosa, e o desejo de sexo pode ficar intolerável,
mas o eu interior ainda está muito confuso e com medo para encarar a verdade.
O
mal é negado , e a personalidade pode tentar forçar artificialmente o impulso
sexual , com resultados muito insatisfatórios.
A
pessoa pode recorrer a estimulantes artificiais e, nesse caso, a sexualidade
fica ainda mais distante do resto da personalidade.
As
divisões entre os níveis provocam curós-circuitos.
Eles podem manifestar-se das seguintes formas:
o nível emocional diz:
“Não quero amar” – o que indica ódio negado.
O
nível mental pode dizer “Eu tenho de amar ; se não o fizer , serei mau
e não terei prazer.
Por isso ,preciso me forçar a amar”.
Outro nível mental pode dizer simultaneamente:
“Você é inútil; você é mau” –
como desculpa e explicação para não amar.
O nível físico-sexual pode dizer:
“Quero possuir você para ter prazer”.
Nessas
circunstâncias difíceis , a sexualidade é anulada ou funciona na forma de
perversão – prazer em provocar dor ,prazer em negar o eu e o outro.
O
sexo odioso, egoísta e cruel sempre gera culpa.
Os
sentimentos de culpa são então racionalizados e descartados como oriundos de
uma atitude puritana, parcial e obscurantista.
Mas
a culpa persiste , apesar de toda a “iluminação”.
AS
ORIGENS DA CULPA SEXUAL
Qual a origem dessa culpa?
Certamente,
a pessoa sente culpa real por causa do ódio e da brutalidade ocultos que se
manifestam disfarçadamente sob a forma sexual, quer esses sentimentos sejam
admitidos ou não.
Se
o desejo de humilhar os outros, de ser egoísta, de explorar ou desconsiderar os
outros não for examinado sem reservas, ele contamina o aspecto sagrado da
sexualidade.
E a sexualidade efetivamente é sagrada.
Quando
a sexualidade é posta a serviço do engrandecimento do ego e do desejo de poder,
ela só pode gerar culpa – culpa que é “inexplicável”
ou
para a qual se inventam explicações envolvendo os antecedentes e as influências
da infância de alguém.
Nada
é tão perigoso como usar a poderosa energia espiritual de forma destrutiva e
pervertida , seja na prática ou apenas em pensamento e intenção.
Quando
o assassinato e o ódio estão impregnados de sexualidade, esta se torna viciosa
e contrária à espiritualidade.
As
pessoas manifestaram durante milênios os mais bestiais impulsos na sexualidade,
dando origem à crença de que a própria sexualidade era bestial.
Só
agora é possível aos seres humanos considerar qualquer mal que se possa
conceber, encará-lo e não agir com base nele.
Atualmente,
as pessoas estão bastante conscientes de quanto são corrompidas.
Essa
percepção nem sempre aflora, mas ela existe dentro da psique.
Portanto,
há relutância em ceder ao impulso sexual, pois ele pode trazer à tona o lado
negativo, o mal, a destrutividade que se quer negar.
Se
usarem esse procedimento, vendo e admitindo a verdade, se ampliará a visão que
têm de si mesmos, farão novas ligações e se purificarão mais, e, além disso,
ativarão
o poder sexual, antes tão fugidio.
Vocês
libertarão a sexualidade, integrando-a simultaneamente ao eu espiritual – sem
compulsão nem falta de senso de oportunidade, mas com naturalidade.
Assim,
libertarão a energia sexual do seu envolvimento negativo.
Quanto
mais o fizerem, menos bloqueados ficarão.
Quanto
mais espontâneo se tornar movimento interior, mais revitalizante será a
experiência da fusão e melhor será o funcionamento dos processos involuntários.
As
mais secretas fantasias sexuais, quando examinadas à clara luz da verdade pelo
que realmente são, representam a libertação.
Nenhuma
verdade é impossível de ser admitida.
Nenhuma
verdade, desde que percebida com realismo,
pode
rebaixar o espírito e o verdadeiro eu.
Assim,
vocês adquirirão vida e sairão dessa insensibilidade.
Ficarão
livres do medo.
Os
princípios masculino e feminino no universo se expressam em todos os atos da
criação.
Como eles se expressam entre dois parceiros e dentro deles?
O
princípio masculino expressa o movimento expansivo de alcançar, de dar, de agir,
de iniciar, de afirmar.
O
princípio feminino expressa o movimento receptivo de tomar e de alimentar.
Deturpado
e negativo, o princípio masculino manifesta-se como agressão hostil; ele
golpeia em vez de dar e alcançar.
O
princípio feminino, deturpado, em vez receber amor e de nutrir com ele passa a
agarrar, a capturar, a roubar, a apertar, a usar artimanhas, a prender sem
soltar.
Esses
princípios se manifestam em todo ato vital.
Ambos,
em harmonia e distorcidos, existem nos homens e nas mulheres.
Com
um mínimo de observação, podem ser facilmente detectados.
Eles
se manifestam como movimento de alma, que podem ou não manifestar-se também
como atos físicos.
FUSÃO
TOTAL
Esses
movimentos existem em absolutamente tudo o que foi ou pode ser criado.
São
manifestações integrantes da criação.
Depois
de determinar o modo pelo qual esses princípios se expressam em vocês, é fácil
associar essas expressões aos níveis mental, emocional e físico.
Permitam-se
ter essa visão.
A fusão satisfatória entre um homem e uma
mulher só é possível na medida em que os dois princípios funcionam em harmonia
nos dois parceiros,
que assim se complementam no ato de fusão.
Se
não houver uma harmonia dos princípios masculino e feminino na própria psique ,
se houver distorção e desequilíbrio, isso se manifestará inexoravelmente na
escolha do parceiro e na forma de conduzir o relacionamento.
A
união harmoniosa evolui até a fusão total.
A
fusão total é a concretização do auge dos dois movimentos.
O ponto de fusão, que vocês chamam de orgasmo, é
a consumação da união de dois parceiros amorosos; a meta foi alcançada em
espírito, na medida em que agora a fusão é possível para as entidades
envolvidas – em qualquer ato criativo.
Vocês
só podem ter essa experiência criativa quando renunciarem AL lado negativo e às
defesas egoístas e acolherem a espontaneidade e o movimento involuntário para a
união, que emana do mais recôndito do ser.
A
experiência criativa continuará a ampliar-se até ocorrer a união total com o
todo.
A
entidade, então, permanece no ponto de fusão, num gozo espiritual interminável.
Mas,
enquanto o universo não se completar, preenchendo o vazio com luz espiritual, o
orgasmo na criação só pode ser temporário.
Por
conseguinte , os parceiros ficam novamente separados e continuam se esforçando
cada vez mais , até que um seja tudo e tudo seja um, até que não exista mais
escuridão, mas prevaleçam apenas a luz espiritual, a verdade e a beleza.
Se
todos vocês pudessem saber, bem no íntimo , que têm em si um tesouro
inesgotável de segurança, de amor e de luz!
O
único obstáculo é o pensamento, a falta de conhecimento, a falta de vontade de
sentir, de saber, de considerar essa verdade.
Usem
essa verdade.
Amor, Luz , Paz , Gratidão e Namastê !
Love, Light, Peace, Gratitude and Namaste!
Amour, de Lumière, la Paix, Gratitude et
Namaste!
Amor, Luz, Paz, Gratitud y Namaste!
الحب، والضوء، والسلام، والامتنان وناماستي!
愛、光、平和、感謝とナマステ!
Amore, Luce, Pace,
Gratitudine e Namaste!
Liebe, Licht, Frieden,
Dankbarkeit und Namaste!
Любовь, свет, мир, благодарность и Namaste!
Upendo, Mwanga, Amani, Shukurani na Namaste!
LOVE AND LIGHT TO ALL !
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