quinta-feira, 30 de maio de 2013

A MENTE MISTERIOSA Swami Satyananda Saraswati

segunda-feira, 22 de abril de 2013
A MENTE MISTERIOSA
~ Por Swami Satyananda Saraswati | Yoga Mag palestra dada em Satyanandashram, Barcelona, Espanha, em agosto de 1979, impresso pela primeira vez em YOGA, vol. 18,
No. 8, agosto 1980
A maioria das pessoas não estão familiarizadas com a mente e não entendem sua linguagem ou comportamento.
mbora a mente é uma parte inseparável do nosso ser, o nosso conhecimento é muito limitado.
Estamos continuamente feliz ou infeliz, desejoso ou frustrado, amando ou odiando, pensando, sonhando ou dormindo.
Mas todos estes estão além do nosso controle.
Se parar de pensar, é porque não podemos pensar mais, e se pensar muito, é porque não podemos parar.
Estamos felizes, não porque escolhemos ser, mas porque a emoção surge devido à realização de algum desejo ou condição.
O comportamento e as reações da mente não estão sob nosso controle.
Estamos vivendo com a mente, mas estamos totalmente familiarizados com ele.
É como dois amigos, que não têm base comum de entendimento, que vivem juntos na mesma sala.
Um deles é surdo e o outro é mudo.
Existe uma falta total de sincronização.
Uma prepara almoço e jantar e tudo o que ele cozinha, o outro tem para comer.
Ele pode não gostar espaguete ou quente, comida picante, mas ele tem de comê-lo, porque isso é o que tem sido preparado para ele.
Por que é assim?
Somos ignorantes de muitas coisas.
Tudo o que é ensinado nas escolas é insuficiente.
Quando aprendemos algo, não é para fins práticos, mas, a fim de passar por um exame.
Portanto, há muitas coisas fundamentais que nós não conhecemos.
Da mesma forma, nós não sabemos sobre a mente.
Yoga é uma ciência que ensina sobre a mente através da experiência prática.
É desnecessário dizer que a mente é, você tem que experimentar mesmo.
Eu posso explicar-lhe o que é doçura, mas até que você tenha provado,
você não pode compreendê-lo.
No entanto, uma vez que você tenha experimentado isso, você entende isso e nenhuma explicação é necessária.
Da mesma forma, a mente tem de ser praticamente experiente.
A MENTE INVISÍVEL
Os grandes pensadores dizem que a mente é como um vulcão subterrâneo. Uma pequena parte pode ser vista, mas o restante permanece abaixo da superfície.
Sabemos que muitas das manifestações mentais, tais como raiva,
felicidade, infelicidade, cobiça, paixão, emoção, preocupação, medo,
ansiedade, e assim por diante.
Estes só fazem a superfície visível do vulcão.
Se ficar com raiva, nós o experimentamos.
Se algo acontecer com a nossa família, temos sentimentos melancólicos.
Nós sentimos e sabemos.
Essa é a mente perceptível que pode ser visto, mas está além do nosso controle.
Quando estamos cheios de frustração, não sabemos como se livrar dele,
porque a raiz está na mente invisível.
Os psicólogos chamam a região invisível da mente subconsciente e inconsciente.
Yoga chama-lhe a mente astral e causal.
Quando praticamos yoga, somos capazes de ver esta área subterrânea da mente.
Se alguém for louco ou explode, que é a mente subterrâneo vindo à superfície.
Assim como a fumaça vem do fogo, todas as manifestações mentais surgem a partir da base subterrânea.
A raiva pode ser sentida no cérebro e medo pode ser sentida no coração,
mas ambos emanam do mesmo lugar.
Sonhos, visões, dúvidas e preconceitos todos vêm da mesma base.
Por isso, é necessário que ir fundo na base da mente.
Como é que vamos chegar à base da mente?
Uma maneira é seguir um padrão de pensamento de volta para a fonte.
No entanto, isso é muito difícil, porque, enquanto estamos seguindo o padrão de pensamento, nós nos tornamos uma parte dela.
Uma vez que nos tornamos uma parte dela, nós estamos completamente perdidos.
Se nossa mente está pulando e tentamos seguir os pensamentos, é muito difícil.
Depois de algum tempo, o que muitas vezes acontece é que começamos a fantasiar.
Em yoga, o caminho a seguir pensamentos não é considerada fácil, porque para a maioria das pessoas o pensamento e o pensador são inseparáveis.
Para praticar isso com sucesso, é preciso primeiro ser capaz de separar o pensamento e o pensador e, em seguida, separar o pensamento, o pensador e o pensamento.
Há três fatores combinados.
O pensamento, o pensador e o pensamento são os três componentes da mente.
Quando estes são montados, o processo de pensar e sentir ocorre.
Quando o pensamento está em nossa mente, não é um pensador e um processo de pensamento.
Mas, em yoga, temos um quarto componente - o vidente.
Assim, em yoga, temos de pensar, pensador, pensamento e a vidente de tudo.
Yoga realmente começa quando somos capazes de adicionar este quarto componente para o processo de pensamento.
Um vidente é um espectador.
Assim como nos tornamos o espectador de uma grande corrida ou um espectador de televisão, da mesma forma, temos que desenvolver dentro de nós um espectador do processo triplo.
Nós não temos para criar o vidente.
A faculdade de testemunhar o que está acontecendo na mente já existe de uma forma muito sutil.
Essa é a qualidade de diferenciação dos seres humanos, caso contrário,
seríamos meros animais.
Animais andar sobre quatro pernas, caminhamos por dois.
Os animais reagem a diferentes situações, e também fazemos.
Os animais comem, dormem e vivem no corpo, e também fazemos.
Os animais têm insegurança, e também fazemos.
Animais amar e realizar o ato sexual, e também fazemos.
A única coisa que faz homosapiens diferentes dos animais é a faculdade de conhecer.
Eu estou falando com você, eu sei que eu estou falando com você, e eu sei que eu sei que eu estou falando com você.
Você está me ouvindo, você sabe que você está me ouvindo, e você sabe que você sabe que você está me ouvindo.
Isso é chamado o corpo docente da vidente.
Esta faculdade é herança especial do homem.
Como o homem evolui, ele desenvolve essa faculdade.
Quando perdemos, e muitas pessoas fazem, nós nos tornamos tão ignorantes quanto os animais.
O corpo docente do vidente é desenvolvido através do processo de meditação pelo qual toda a mente é transformada.
Já não dizem o pensamento, o pensamento e pensador; dizemos meditação,
meditante e objeto de meditação.
Tornamo-nos o vidente desta tripla função ocorrendo em meditação.
Com essa faculdade, somos capazes de conectar passado, presente e futuro,
e manter um contínuo espaço-tempo.
A FONTE DA CRIAÇÃO
A mente é mais sutil do que um átomo, molécula ou elétron.
É a mais sutil de todas as energias descobertos até agora.
Você sabe sobre os estados sutis da matéria discutida na física, mas a mente é mais sutil do que qualquer tipo de matéria que foi concebido,
medido ou analisado na ciência.
De acordo com a yoga, a mente está ligada ao contínuo espaço-tempo.
Tempo, espaço e objeto são qualidades da mente.
O continuum espaço-tempo-objeto é toda a existência, e esses três são manifestações da mente.
Se você pode desintegrar a mente, retirá-la totalmente, então o tempo, o espaço eo objeto não existe.
Isto é ensinado na física moderna também.
As religiões dizem que Deus é o criador, mas o que é essa criação?
É feito de barro ou pedra, carne ou osso?
Os cientistas deram a uma conclusão definitiva que a criação do tempo e do espaço é uma manifestação da mente.
Uma vez que a mente é retirada, não há nada.
Poucas pessoas entendem o poder da mente.
Nós podemos criar qualquer coisa com a mente, o bem e o mal.
Tudo o que existe por conta da mente.
A mente é mais poderosa do que o corpo.
Nós não entendemos isso, porque a nossa ciência é baseada na matéria.
Parece que a mente é uma máquina pensante, mas isso não é assim.
É uma força, uma energia.
Através da mente, consciente ou inconscientemente criar desastres para nós mesmos.
Todo o nosso sofrimento é devido à mente.
Na física, os cientistas afirmaram claramente que tanto a matéria ea energia são criações da mente.
Tempo e espaço são ambos estendeu pela mente.
O continuum espaço-tempo-objeto é criado pela mente, assim como nós fazer uma vela de cera.
A cera é a vela e ao derreter, não há nenhuma vela.
Da mesma forma, a mente está estendendo-se.
DOMESTICAR A MENTE
Em física, vedanta, yoga e tantra, lemos que o tempo, espaço e objeto são qualidades da mente, assim como o nariz, as orelhas e os olhos são diferentes órgãos.
Se morrermos, tudo morre.
Se retirar a mente, tudo é retirado.
Você pode viver por um determinado período para além desta criação.
Se você desenvolver esta arte, você pode transcender o tempo, espaço e objeto.
Transcendendo a mente, você pode alcançar samadhi, o estado mais elevado de evolução.
Mas o problema é como retirar a mente.
A ciência moderna tem aceito isso, mas não tem nos mostrado como controlar a mente, nem tem religião.
A única ciência que nos mostrou o caminho é yoga e tantra.
O objetivo do yoga é elevar a mente, e para isso, a meditação é um dos maiores sistemas.
A meditação é dhyana yoga.
Não é o yoga de inconsciência, é o yoga da consciência completa de tudo o que está acontecendo dentro de você.
Primeiro você desenvolver a consciência de uma vidente e se tornar um testemunho de seus pensamentos.
Quando esta consciência se desenvolve ea mente é completamente retirado,
então é hora de se concentrar a consciência sobre um objeto como uma chama, estrela, ponto, som, idéia, experiência ou mantra.
Então você precisa para desenvolver a consciência total de que o objeto.
Quando isso acontece, você espontaneamente vai entrar no estado de meditação.
Vá em meditar e transformar a mente grosseira em uma mente sutil.
Em seguida, transformar a mente sutil em uma mente causal, de tal forma que a mente cósmica é atraída para um ponto.
Isto é bindu, o núcleo de criação.
Se este processo não ocorre, ter a ajuda de outras formas de yoga, porque todos eles prepará-lo para o desenvolvimento desta faculdade.
No entanto, não espere que o processo seja fácil.
A mente é a maior força e, a fim de domar e aproveitar este garanhão selvagem, você deve estar pronto para viajar muito.
Primeiro, você deve perceber que a mente é uma força criativa.
Um pensamento é uma expressão de criação e você não sabe.
Você acha que um pensamento e acontece alguma coisa em algum lugar.
Sua infelicidade, doença física, limitações intelectuais, colapsos emocionais ea falta de muitas outras faculdades podem ser atribuídos ao manuseio incorreto da mente.
A fim de lidar com a mente, devemos desenvolver a faculdade de o vidente.
Se não fizermos isso, nunca podemos gerenciar a mente.
CONHEÇA Á SI MESMO
Todos devem entender que a meditação é uma prática muito importante. Existem várias práticas meditativas que você pode aprender de acordo com sua capacidade.
Você deve conhecer seu próprio eu.
Sem isso, você não pode livrar-se das tragédias da vida.
A felicidade está dentro e que você tem que saber através da experiência prática.
Embora você já tentou de tudo, você não conseguiu garantir a felicidade tão longe.
Você está seguindo uma miragem, um mundo de ilusão.
Você deve perceber o mundo dentro, a felicidade que é não-material não depende do objeto.
Há uma maior felicidade que é homogênea e absoluta, e que é o mesmo,
além da mente.
http://lightworkers.org/wisdom/swami-satyananda-saraswati/180667/mysterious-mind

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