segunda-feira, 22 de abril de 2013
~ Por Swami Satyananda
Saraswati | Yoga Mag palestra dada em Satyanandashram, Barcelona, Espanha, em agosto
de 1979, impresso pela primeira vez em YOGA, vol. 18,
No. 8, agosto 1980
A maioria
das pessoas não estão familiarizadas com a mente e não entendem sua linguagem
ou comportamento.
mbora a
mente é uma parte inseparável do nosso ser, o nosso conhecimento é muito
limitado.
Estamos
continuamente feliz ou infeliz, desejoso ou frustrado, amando ou odiando,
pensando, sonhando ou dormindo.
Mas todos
estes estão além do nosso controle.
Se parar de
pensar, é porque não podemos pensar mais, e se pensar muito, é porque não
podemos parar.
Estamos
felizes, não porque escolhemos ser, mas porque a emoção surge devido à
realização de algum desejo ou condição.
O
comportamento e as reações da mente não estão sob nosso controle.
Estamos vivendo
com a mente, mas estamos totalmente familiarizados com ele.
É como dois
amigos, que não têm base comum de entendimento, que vivem juntos na mesma sala.
Um deles é
surdo e o outro é mudo.
Existe uma
falta total de sincronização.
Uma prepara
almoço e jantar e tudo o que ele cozinha, o outro tem para comer.
Ele pode não
gostar espaguete ou quente, comida picante, mas ele tem de comê-lo, porque isso
é o que tem sido preparado para ele.
Por que é assim?
Somos
ignorantes de muitas coisas.
Tudo o que é
ensinado nas escolas é insuficiente.
Quando
aprendemos algo, não é para fins práticos, mas, a fim de passar por um exame.
Portanto, há
muitas coisas fundamentais que nós não conhecemos.
Da mesma
forma, nós não sabemos sobre a mente.
Yoga é uma
ciência que ensina sobre a mente através da experiência prática.
É
desnecessário dizer que a mente é, você tem que experimentar mesmo.
Eu posso
explicar-lhe o que é doçura, mas até que você tenha provado,
você não
pode compreendê-lo.
No entanto,
uma vez que você tenha experimentado isso, você entende isso e nenhuma
explicação é necessária.
Da mesma
forma, a mente tem de ser praticamente experiente.
A MENTE INVISÍVEL
Os grandes
pensadores dizem que a mente é como um vulcão subterrâneo. Uma pequena parte
pode ser vista, mas o restante permanece abaixo da superfície.
Sabemos que
muitas das manifestações mentais, tais como raiva,
felicidade,
infelicidade, cobiça, paixão, emoção, preocupação, medo,
ansiedade, e
assim por diante.
Estes só
fazem a superfície visível do vulcão.
Se ficar com
raiva, nós o experimentamos.
Se algo
acontecer com a nossa família, temos sentimentos melancólicos.
Nós sentimos
e sabemos.
Essa é a
mente perceptível que pode ser visto, mas está além do nosso controle.
Quando
estamos cheios de frustração, não sabemos como se livrar dele,
porque a
raiz está na mente invisível.
Os
psicólogos chamam a região invisível da mente subconsciente e inconsciente.
Yoga
chama-lhe a mente astral e causal.
Quando
praticamos yoga, somos capazes de ver esta área subterrânea da mente.
Se alguém
for louco ou explode, que é a mente subterrâneo vindo à superfície.
Assim como a
fumaça vem do fogo, todas as manifestações mentais surgem a partir da base
subterrânea.
A raiva pode
ser sentida no cérebro e medo pode ser sentida no coração,
mas ambos
emanam do mesmo lugar.
Sonhos,
visões, dúvidas e preconceitos todos vêm da mesma base.
Por isso, é
necessário que ir fundo na base da mente.
Como é que vamos chegar à base da mente?
Uma maneira
é seguir um padrão de pensamento de volta para a fonte.
No entanto,
isso é muito difícil, porque, enquanto estamos seguindo o padrão de pensamento,
nós nos tornamos uma parte dela.
Uma vez que
nos tornamos uma parte dela, nós estamos completamente perdidos.
Se nossa
mente está pulando e tentamos seguir os pensamentos, é muito difícil.
Depois de
algum tempo, o que muitas vezes acontece é que começamos a fantasiar.
Em yoga, o
caminho a seguir pensamentos não é considerada fácil, porque para a maioria das
pessoas o pensamento e o pensador são inseparáveis.
Para
praticar isso com sucesso, é preciso primeiro ser capaz de separar o pensamento
e o pensador e, em seguida, separar o pensamento, o pensador e o pensamento.
Há três
fatores combinados.
O
pensamento, o pensador e o pensamento são os três componentes da mente.
Quando estes
são montados, o processo de pensar e sentir ocorre.
Quando o
pensamento está em nossa mente, não é um pensador e um processo de pensamento.
Mas, em
yoga, temos um quarto componente - o vidente.
Assim, em
yoga, temos de pensar, pensador, pensamento e a vidente de tudo.
Yoga
realmente começa quando somos capazes de adicionar este quarto componente para
o processo de pensamento.
Um vidente é
um espectador.
Assim como
nos tornamos o espectador de uma grande corrida ou um espectador de televisão,
da mesma forma, temos que desenvolver dentro de nós um espectador do processo
triplo.
Nós não
temos para criar o vidente.
A faculdade
de testemunhar o que está acontecendo na mente já existe de uma forma muito
sutil.
Essa é a
qualidade de diferenciação dos seres humanos, caso contrário,
seríamos
meros animais.
Animais
andar sobre quatro pernas, caminhamos por dois.
Os animais
reagem a diferentes situações, e também fazemos.
Os animais
comem, dormem e vivem no corpo, e também fazemos.
Os animais
têm insegurança, e também fazemos.
Animais amar
e realizar o ato sexual, e também fazemos.
A única
coisa que faz homosapiens diferentes dos animais é a faculdade de conhecer.
Eu estou
falando com você, eu sei que eu estou falando com você, e eu sei que eu sei que
eu estou falando com você.
Você está me
ouvindo, você sabe que você está me ouvindo, e você sabe que você sabe que você
está me ouvindo.
Isso é
chamado o corpo docente da vidente.
Esta
faculdade é herança especial do homem.
Como o homem
evolui, ele desenvolve essa faculdade.
Quando
perdemos, e muitas pessoas fazem, nós nos tornamos tão ignorantes quanto os
animais.
O corpo
docente do vidente é desenvolvido através do processo de meditação pelo qual
toda a mente é transformada.
Já não dizem
o pensamento, o pensamento e pensador; dizemos meditação,
meditante e
objeto de meditação.
Tornamo-nos
o vidente desta tripla função ocorrendo em meditação.
Com essa
faculdade, somos capazes de conectar passado, presente e futuro,
e manter um
contínuo espaço-tempo.
A FONTE DA CRIAÇÃO
A mente é
mais sutil do que um átomo, molécula ou elétron.
É a mais
sutil de todas as energias descobertos até agora.
Você sabe
sobre os estados sutis da matéria discutida na física, mas a mente é mais sutil
do que qualquer tipo de matéria que foi concebido,
medido ou
analisado na ciência.
De acordo
com a yoga, a mente está ligada ao contínuo espaço-tempo.
Tempo, espaço
e objeto são qualidades da mente.
O continuum
espaço-tempo-objeto é toda a existência, e esses três são manifestações da
mente.
Se você pode
desintegrar a mente, retirá-la totalmente, então o tempo, o espaço eo objeto
não existe.
Isto é
ensinado na física moderna também.
As religiões dizem que Deus é o criador, mas o que é essa criação?
É feito de barro ou pedra, carne ou osso?
Os
cientistas deram a uma conclusão definitiva que a criação do tempo e do espaço
é uma manifestação da mente.
Uma vez que
a mente é retirada, não há nada.
Poucas
pessoas entendem o poder da mente.
Nós podemos
criar qualquer coisa com a mente, o bem e o mal.
Tudo o que
existe por conta da mente.
A mente é
mais poderosa do que o corpo.
Nós não
entendemos isso, porque a nossa ciência é baseada na matéria.
Parece que a
mente é uma máquina pensante, mas isso não é assim.
É uma força,
uma energia.
Através da
mente, consciente ou inconscientemente criar desastres para nós mesmos.
Todo o nosso
sofrimento é devido à mente.
Na física,
os cientistas afirmaram claramente que tanto a matéria ea energia são criações
da mente.
Tempo e
espaço são ambos estendeu pela mente.
O continuum
espaço-tempo-objeto é criado pela mente, assim como nós fazer uma vela de cera.
A cera é a
vela e ao derreter, não há nenhuma vela.
Da mesma
forma, a mente está estendendo-se.
DOMESTICAR A MENTE
Em física,
vedanta, yoga e tantra, lemos que o tempo, espaço e objeto são qualidades da
mente, assim como o nariz, as orelhas e os olhos são diferentes órgãos.
Se
morrermos, tudo morre.
Se retirar a
mente, tudo é retirado.
Você pode
viver por um determinado período para além desta criação.
Se você
desenvolver esta arte, você pode transcender o tempo, espaço e objeto.
Transcendendo
a mente, você pode alcançar samadhi, o estado mais elevado de evolução.
Mas o
problema é como retirar a mente.
A ciência
moderna tem aceito isso, mas não tem nos mostrado como controlar a mente, nem
tem religião.
A única
ciência que nos mostrou o caminho é yoga e tantra.
O objetivo
do yoga é elevar a mente, e para isso, a meditação é um dos maiores sistemas.
A meditação
é dhyana yoga.
Não é o yoga
de inconsciência, é o yoga da consciência completa de tudo o que está
acontecendo dentro de você.
Primeiro
você desenvolver a consciência de uma vidente e se tornar um testemunho de seus
pensamentos.
Quando esta
consciência se desenvolve ea mente é completamente retirado,
então é hora
de se concentrar a consciência sobre um objeto como uma chama, estrela, ponto,
som, idéia, experiência ou mantra.
Então você
precisa para desenvolver a consciência total de que o objeto.
Quando isso
acontece, você espontaneamente vai entrar no estado de meditação.
Vá em
meditar e transformar a mente grosseira em uma mente sutil.
Em seguida,
transformar a mente sutil em uma mente causal, de tal forma que a mente cósmica
é atraída para um ponto.
Isto é
bindu, o núcleo de criação.
Se este
processo não ocorre, ter a ajuda de outras formas de yoga, porque todos eles
prepará-lo para o desenvolvimento desta faculdade.
No entanto,
não espere que o processo seja fácil.
A mente é a
maior força e, a fim de domar e aproveitar este garanhão selvagem, você deve
estar pronto para viajar muito.
Primeiro,
você deve perceber que a mente é uma força criativa.
Um
pensamento é uma expressão de criação e você não sabe.
Você acha
que um pensamento e acontece alguma coisa em algum lugar.
Sua
infelicidade, doença física, limitações intelectuais, colapsos emocionais ea
falta de muitas outras faculdades podem ser atribuídos ao manuseio incorreto da
mente.
A fim de
lidar com a mente, devemos desenvolver a faculdade de o vidente.
Se não
fizermos isso, nunca podemos gerenciar a mente.
CONHEÇA Á SI MESMO
Todos devem
entender que a meditação é uma prática muito importante. Existem várias
práticas meditativas que você pode aprender de acordo com sua capacidade.
Você deve
conhecer seu próprio eu.
Sem isso,
você não pode livrar-se das tragédias da vida.
A felicidade
está dentro e que você tem que saber através da experiência prática.
Embora você
já tentou de tudo, você não conseguiu garantir a felicidade tão longe.
Você está
seguindo uma miragem, um mundo de ilusão.
Você deve
perceber o mundo dentro, a felicidade que é não-material não depende do objeto.
Há uma maior
felicidade que é homogênea e absoluta, e que é o mesmo,
além da
mente.
http://lightworkers.org/wisdom/swami-satyananda-saraswati/180667/mysterious-mind
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