SEGUNDA-FEIRA, 22 DE FEVEREIRO DE 2010
Esta reunião de grupos sempre se mostrou muito saudável e produtiva para a maior parte das pessoas, mas em determinado momento, muitos tomam a decisão de seguir um caminho “solitário”, assumem a necessidade de Poder que é latente em todos e se lançam no maior aprendizado de suas vidas: O AUTO-CONHECIMENTO.
Estas pessoas descobrem que estes grupos auxiliam bastante na evolução de suas vidas, mas nenhum deles pode realizar por elas o maior dos desafios: A ELIMINAÇÃO DO EGO.
Muitos grupos, especialmente aqueles ligados às teorias “new age”, falam sobre um mundo novo, um novo Ser Humano, um novo paradigma, mas a maior parte deles não explica o método, não explica como chegar lá . Este mundo florido e iluminado é extremamente atraente, mas ainda ficam as perguntas: Como atingir toda esta maravilha? Como efetivamente trilhar o caminho mais acertado rumo a criação de um ser humano auto-realizado?
Não há como atingir este tão sonhado objetivo sem antes fazer o nosso dever de casa: DESCOBRIR O EGO (auto-observação); COMPREENDER O EGO (avaliação consciente) e ELIMINAÇÃO DO EGO.
O EGO é aquele(s) que não somos nós de verdade. São os nossos agregados psicológicos, sejam desta ou de outras vidas que precisam ser desvendados afim de que a nossa essência possa começar a aparecer e receber definitivamente a nossa atenção.
O primeiro passo para trabalhar o ego é se auto observar. Precisamos observar estes nossos “eus” que nos tornam este Ser Humano tão contraditório e inconstante na maioria das vezes. Todas estas manifestações fazem parte do “show” destes nossos “eus” psicológicos que ao longo das gerações vem destruindo todo potencial criativo da consciência. Quando iniciamos o processo de auto-observação consciente, começa a nascer em nós algo muito importante: a figura do OBSERVADOR X OBSERVADO.
O OBSERVADOR é o nosso pedaço ainda pequeno de consciência, de essência, que começa (talvez após milhares de encarnações) a fazer o seu dever de casa: observar, conhecer, COMPREENDER, SENTIR...
A medida que este processo avança e vamos desvendando tudo aquilo que existe dentro de nós, passamos a compreender efetivamente quem nós somos de VERDADE.
O processo de descoberta destes agregados psicológicos (eus) é indispensável para qualquer indivíduo que pretenda atingir a sua auto-realização enquanto SER.
Todos estamos neste Planeta passando por testes, descobrindo qual a forma de retornar à essência e efetivamente romper com o ciclo reencarnatório.
Estes agregados psíquicos – eus – ego – são nossos maiores desafios porque não somos um só, somos muitos, cada um se manifestando de acordo com a situação e nos arrastando pela vida sem a mínima consciência.
O método é simples e ao mesmo tempo complexo: é preciso começar a trabalhar a BASE e a BASE de todo trabalho evolutivo VERDADEIRO consiste na eliminação dos nossos “eus” para que a CONSCIÊNCIA possa se sobrepor... ESTE É O PROCESSO QUE CHAMAMOS DE DESPERTAR... SÓ ASSIM PODEREMOS ANDAR COM AS NOSSAS PRÓPRIAS PERNAS... SÓ ASSIM SEREMOS DONOS DO NOSSO DESTINO E APTOS A EXERCITAR O NOSSO LIVRE ARBÍTRIO DE FORMA CONSCIENTE.
É preciso coragem e entrega. No fundo todos sabemos qual é o nosso “calcanhar de Aquiles” , mas grande parte de nós prefere não olhar para estes defeitos, preferem depositar a sua evolução em coisas externas, em trabalhos que deixam de lado o que é mais importante e doloroso. Este é um risco enorme porque o ego precisa ser totalmente eliminado de nossa existência porque enquanto ele estiver presente, sempre estaremos correndo o risco de nos cegarmos novamente.
A MEDITAÇÃO é extremamente importante neste processo de desvendar os nossos agregados psicológicos porque nos possibilita um estado muito grande de INTEIREZA e assim nos tornamos aptos para apontar para todos estes nossos defeitos. Só é possível trabalhar os defeitos que conhecemos.
Viemos para esta encarnação efetivamente para resolver estas questões, para “consertar” estes defeitos e o título deste texto se justifica porque ainda insistimos em não fazer a nossa tarefa.
Até quando ???
Até quando vamos escolher o sofrimento? Até quando vamos virar as costas para o que o nosso coração diz que deve ser feito?
Somos muito orgulhosos, vaidosos, egocêntricos e não suportamos admitir a mostruosidade que também existe dentro de nós. Se houver HONESTIDADE, vamos detectar em nós todos aqueles defeitos que tanto criticamos nos outros, por maiores que sejam.
É PRECISO DEIXAR O NOVO NASCER.
É preciso descobrir qual a melhor técnica que nos leva para o estado meditativo, o estado do não pensar, o estado de graça, porque através destas técnicas passamos efetivamente a VIVER O AGORA.
VIVER O AGORA também é meditar. Quando estamos vivendo o agora, estamos a todo o tempo SENTINDO tudo ao nosso redor e este SENTIR é a nossa conexão com a fonte, com a nossa essência.
Existem também patamares de SENTIMENTO. Precisamos começar porque a medida que passamos a investir neste SENTIR, vamos refinando a nossa conexão com o CORAÇÃO e vamos recebendo grandes respostas - são respostas VERDADEIRAS, respostas que vem da fonte, do nosso pedaço de DEUS e basta fazermos testes para comprovar.
Neste estágio já conseguimos vivenciar na 3ª dimensão um grande ESTADO DE GRAÇA , mas, ainda assim , a auto-observação dever ser a palavra de ordem porque precisamos eliminar todos os defeitos se quisermos receber o nosso passaporte para a 4ª dimensão.
ESTES DEFEITOS SE ESCONDEM MUITO BEM DENTRO DE NÓS.
Ao longo da história da humanidade, conhecemos grandes mestres e civilizações que se perderam, em sua maioria, foram casos de pessoas bastante evoluídas que permaneceram ainda com alguns agregados psicológicos que em determinado momento se fortaleceram e nesta hora significou a destruição de todo um trabalho de vida, talvez a destruição do mestre ou da civilização porque este ego tomou conta de alguém muito poderoso energeticamente.
Quanto mais subimos, maior pode ser a queda. O maior MESTRE – JESUS CRISTO – já dizia : “ORAI E VIGIAI”...
É por isso que podemos concluir que o anticristo não é nenhum Ser externo e sim o nosso ego. O anticristo habita dentro de cada um de nós e pode ser a nossa perdição ou a nossa redenção quando eliminado.
TUDO DEPENDE DE NÓS PORQUE NA REALIDADE TUDO RESIDE EM NOSSO INTERIOR.
O ego – defeitos – agregados psicológicos – impedem que a gente enxergue a realidade das coisas, que a gente SINTA DE VERDADE , assim ele vai assumindo o que temos de mais VALIOSO , o nosso CORAÇÃO, a nossa conexão com o SER. Este ego fortalecido ao longo de décadas e vidas, vai apagando o nosso CORAÇÃO e pode chegar ao ponto de tornar a tarefa de auto-descobrimento quase impossível.
Temos coragem de nos auto-observar ? Temos coragem de fazer o que o coração nos indica? Temos coragem de transcender?
REALMENTE É PRECISO CORAGEM.
É preciso PERDER O MEDO porque enquanto tivermos medo, seremos prisioneiros do ego, nossa CONSCIÊNCIA ainda será refém das ilusões que existem dentro de nós.
RELEMBRANDO OS PASSOS:
1 – Auto-observação (OBSERVADOR X OBSERVADO)
2 – Compreensão (atitude consciente)
3 – Eliminação
Esta é a tarefa ! É simples ! A gente é que escolhe não fazer ou então dificulta o processo por livre e espontânea vontade.
É PRECISO COMEÇAR...
Cumprindo esta tarefa, um novo leque de opções se abrirá diante de nós, uma nova caminhada, uma caminhada mais pura, mais sutil, uma nova realidade... conseqüência da sintonia que criamos com o nosso SER.
É a nossa VERDADEIRA VIDA!
EXISTE ALGO MELHOR?
Ricardo Queiroz Alexandre
ricardoqa@yahoo.com
POSTADO POR RICARDO ÀS 14:56 MARCADORES: EGO
0 comments
Postar um comentário
Por favor leia antes de comentar:
1. Os comentários deste blog são todos moderados;
2. Escreva apenas o que for referente ao tema;
3. Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
4. Não faço parcerias por meio de comentários; e nem por e-mails...
5. Obrigado por sua visita e volte sempre.