Sonda Phobos-Grunt vai cair na Terra em janeiro de 2012
A estação interplanetária russa Phobos-Grunt, lançada em 9 de novembro e presa em órbita baixa da Terra, vai entrar na atmosfera e cairá na Terra exatamente dois meses após o lançamento, de acordo com a última previsão do Comando Estratégico dos EUA.
Segundo os cálculos do astrônomo amador Simone Corbellini, a queda da sonda deve acontecer em 9 ou 10 de janeiro de 2012. A inclinação da órbita da Phobos dá razões para supor que o aparelho cairá numa ampla faixa entre 51,4 graus de latitude norte e 51,4 graus de latitude sul. Nesta área entram os Estados Unidos, a China, a África, a Austrália, o Japão,
Uma parte do sul da Europa Ocidental e a Ucrânia, mas não cabem Bielorrússia e a maior parte do território da Rússia.
Entretanto, chefe da Agência Espacial Russa, Vladimir Popovkin, afirmou ser improvável os restos da sonda atinjam a Terra.
A sonda Phobos-Grunt foi lançada para o Espaço no passado dia 9 de novembro, mas um dos motores falhou e não conseguiu apontar o aparelho para o voo até ao satélite de Marte.
A Phobos-Grunt deveria cumprir uma missão de 34 meses, incluindo o voo da Phobos, a descida em sua superfície e, finalmente, o retorno à Terra de uma cápsula com mostras do solo do satélite marciano.
Com custo de US$ 170 milhões, o projeto tinha como objetivo estudar a matéria inicial do sistema solar e ajudar a explicar a origem de Fobos e Deimos, a segunda lua marciana, assim como dos demais satélites naturais no sistema solar.
Vídeo da passagem da Phobos-Grunt registrada do Canadá às 22h43 UTC de 8 de dezembro de 2011.
Vídeo da passagem da Phobos-Grunt registrada do Canadá às 22h43 UTC de 8 de dezembro de 2011.
0 comments
Postar um comentário
Por favor leia antes de comentar:
1. Os comentários deste blog são todos moderados;
2. Escreva apenas o que for referente ao tema;
3. Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
4. Não faço parcerias por meio de comentários; e nem por e-mails...
5. Obrigado por sua visita e volte sempre.