EDUCANDO CRIANÇAS INDIGO E CRISTAIS: EDUCANDO COM O CORAÇÃO
sexta-feira,
29 de agosto de 2014
Educar uma criança
Indigo ou Cristal é um privilégio
especial nestes tempos de turbulência e mudança.
Como um pai ou
mãe, tu estás a contribuir para a fundação de novos padrões de educação de
crianças no planeta.
Estás a
emparceirar com a tua criança para elevar a ressonância da relação entre
pais/criança para o mais alto nível possível nestes tempos.
A criança Indigo ou Cristal veio ao planeta com a sua própria “missão”
Como um Indigo está aqui para desafiar formas e
crenças existentes, e como um cristal está aqui para ensinar amor e o
reconhecimento de plenos poderes.
Vocês, como pais, são os parceiros
nesta missão de ensinar e curar.
Podem ajudar a vossa criança a
realizar a sua missão começando por compreender o que é necessário de vocês.
Como pais de um Indigo, podem esperar ser desafiados a cada esquina, mas tendo as técnicas para
lidar com estes desafios vai-se criando uma relação mais fácil entre vocês e a
vossa criança Indigo.
Como pais de um criança Cristal, vão ter de lidar com uma força de vontade muito forte e lutas de poder
frequentes.
De novo, tendo as técnicas educativas para lidar com estes assuntos vai
facilitar o crescimento e o desenvolvimento da vossa criança.
O Paradigma Velho de Educação
O Paradigma velho de educação simplesmente não trabalha com os Indigos e Cristais
E isto é esperado.
Eles estão aqui para desafiar o
paradigma velho e substitui-lo por um melhor
Por isso a maneira como vocês foram
educados não irá trabalhar com eles
Vocês não podem repetir os vossos
próprios padrões de educação – quer conscientemente ou subconscientemente.
Como pais de uma Nova Criança, vocês
teem de tornar-se conscientes do padrão particular de educação que escolheram.
O velho paradigma era baseado na sua
maior parte em Poder e Medo.
Os pais viam a criança como uma
responsabilidade que tinha de ser assumida,
e o cargo dos pais era ter a certeza
que a criança era sustentada materialmente, educada e transformada em um
adulto, tal como todos os outros adultos.
A criança foi criada a temer castigos
e a ver os pais, professores e outros adultos como figuras de poder.
A criança foi ensinada por estas
figuras de poder a aceitar as normas da sociedade, mesmo que estas fossem
contra as suas inclinações naturais.
Os pais e assistentes domiciliários
viam o controlo da criança como o seu dever.
Eles tinham então o direito a
castigar a criança, até com violência, se esse controlo ( geralmente em forma de regras e proibições) fosse desafiado ou ignorado.
O objetivo das regras e proibições
era para assegurar que a criança “pertencia” ou conformava-se com a sociedade.
Pais do Estilo Velho frequentemente
dizem coisas como “Tu vais fazer isso porque eu digo
que vais, e eu sou o teu pai/mãe”, ou “tu vais fazer isso porque é o que
toda a gente faz”
Os pais do Estilo Velho são
Autoritários, e exigem obediencia e respeito baseado na autoridade investida
nesta relação de criança/pais.
Neste sistema de crença, os pais são
tomados como “donos” da criança e teem o direito de exigir obediencia.
Os pais acreditam saber mais e serem
mais sábios, e por isso teem o direito de exigir certos padrões de
comportamento e escolher a vida da “sua” criança
O Paradigma Novo de Educação
O paradigma novo de educação é baseado
no Amor e é derivado do Centro do Coração.
Neste novo paradigma, cada criança é
vista como uma dádiva e privilégio
Educar é visto como uma experiência do
coração, em que ao adulto é dada a tarefa de educar e assistir uma alma nova
acabada de chegar ao Planeta.
Esta tarefa é uma associação, em que os
pais e criança partilham a aventura de criar uma experiência consciente de
crescimento e aprendizagem dentro dos parâmetros educativos da relação.
Neste modelo de educação baseado no
coração, a criança é vista pelo que é – uma alma altamente evoluida e
desenvolvida.
Esta alma Indigo ou Cristal tem a sua própria sabedoria para transmitir ao mundo, e o cargo dos
pais é frequentemente o de ajudar essa criança a trazer a mensagem ao mundo.
Para o fazer assim é necessário que a
criança seja amada e educada, e encorajada a expressar ao máximo o que é que
elas são e ser-lhes dada a oportunidade de desenvolverem o seu potencial total
num ambiente afetuoso
De maneira a ser este tipo de pais ou
assistentes domiciliários, qualidades tais como Amor, Tolerância, Respeito e
Aceitação Incondicional teem de
fazer parte das técnicas básicas de educar e de vocação social.
Os pais também precisam de aprender e
perceber as técnicas de Negociação,
Comunicação e Disciplina.
AMOR
Esta é A técnica de educação mais
importante de todas elas.
E a maior parte das pessoas imagina que
“vem naturalmente”
Mas frequentemente, os pais reproduzem
o seu próprio paradigma de educação já aprendido sem verdadeiramente pensarem
se vem do coração ou não.
Efetivamente, vocês não podem
respeitar e amar a vossa criança senão se amarem e respeitarem a vocês
próprios.
E tantos de nós crescemos com
mensagens tais como “não és bom/boa o suficiente”, que criaram auto-estima baixo e dificuldades com
amor próprio e auto-aceitação.
Qualquer pessoa que trabalha com
crianças vai ter de vigiar a maneira como os seus problemas não resolvidos de
auto-aceitação possam ser projetados na criança. A criança depois pode ser
vista como “mal comportada” ou “ingovernável” ou “fora de
controlo”, ou qualquer número de rótulos de “não ser bom/boa o suficiente”
Igualmente, as hostilidades e coléras
não resolvidas de um pai ou mãe são frequentemente refletidas de volta a estes
pelo comportamento da criança.
Frequentemente uma criança irritada e
temperamental está a representar os sentimentos reprimidos do pai ou mãe.
É difícil criar uma criança
Indigo ou Cristal a não ser que tenhas resolvidos os teus problemas e
sejas capaz de te amar a ti próprio(a), de reconhecer os teus plenos poderes e
de expressares o teu potencial total.
A tua Criança Indigo ou Cristal vai ser o/a teu/tua professor(a) principal, se de fato ainda não
tiveres resolvido estes problemas.
VAIS aprender a reconhecer os teus
plenos poderes e a dar-te valor – á medida que eles te ensinam as técnicas.
Mas é muito mais fácil se já tens
estas técnicas, assim educar a tua criança torna-se uma aventura partilhada de
crescimento empossado.
ACEITAÇÃO INCONDICIONAL
Esta é frequentemente uma das coisas
mais difíceis para os pais.
Frequentemente o orgulho dos pais exige que a criança viva á altura de certas
expectativas ou que desempenhe certos cargos.
Mas as crianças Indigo ou Cristais teem o seu próprio ser definido e o seu próprio sentido de quem é que
são.
Isto é muito claro para eles.
E ás vezes este sentido de quem eles
são pode estar diretamente oposto aos desejos e necessidades dos pais.
Quando isto acontece, requer um pai ou mãe muito especial para
conseguir dizer:
”Eu aceito-te pelo que és”, e “tu não
tens de ser como eu”
Um pai ou mãe inseguro pode tomar
essa precisa diferença entre ele(a) e a criança como uma ameaça, e exigir que a
criança se conforme.
Mas os pais Novos permitem que a
criança desabroche e seja o que é, até mesmo encorajando aspectos do ser da
criança que podem ser estranhos à sua maneira própria de pensar ou ser, se é aí
que estão os talentos da criança.
Os Novos pais também aceitam que á
medida que uma criança cresce e passa pela adolescência e idade adulta, que
pode escolher não seguir o caminho de carreira “seguro” e “responsável” que os pais podem desejar.
O Indigo pode desejar ser criativo, ou de viajar pelo mundo e ver a vida, em vez
de ir para o colégio e seguir um caminho de vida definido.
Os Novos Pais vão ter de perceber que
os Indigos e Cristais veem a vida como uma criação contínua, aonde eles
são livres para se “reconstruir “ sempre que lhes apetecer, à medida que seguem as
suas paixões.
Eles provavelmente não teem interesse
nenhum em serem seguros e cautelosos, mas antes em serem apaixonados, criativos
e divertidos.
Isto não quer dizer que eles não vão
criar abundância.
Frequentemente os adultos
Indigo criam o mesmo nível de abundancia
que os pais antes de eles terem trinta anos.
Mas eles fazem-no com meios
invulgares e criativos.
RESPEITO
Isto está intimamente ligado à
aceitação incondicional.
Se os pais podem aceitar quem e o que a
criança é, então baseado nesta aceitação pode ser construido um respeito mútuo
por cada um.
Este respeito mutuo é a fundação/base
necessária em que a relação pais/criança será construida.
Muitos pais do Estilo Velho veem
crianças como inexperientes e razoavelmente estúpidos até que possam ser
ensinadas por adultos experientes e mais sábios.
Os Novos Pais estão conscientes que a
sua criança é um ser evoluido num corpo pequeno, e há uma troca mutua de ideais
e experiências nesta relação
Os pais ensinam à criança/alma as
técnicas de sobrevivência que precisa para a vida no planeta neste momento
A Criança ensina aos pais novas
perspectivas sobre a vida vindo da sua ligação mais próxima com o mundo
espiritual.
Este respeito mútuo significa que
cada um de vocês vai permitir o outro ser o que é, sem necessidade de critica
ou hostilidade se houver diferenças.
De fato, os Novos pais vão ver estas
diferenças como algo para ser celebrado à medida que começamos a perceber a
imensa diversidade e possibilidade inerente na vida humana que existe no
planeta hoje.
TOLERÂNCIA
Este tópico está relacionado com os
dois acima também.
Se existe aceitação incondicional, amor
e respeito mútuos no lar, então também ira existir tolerância pelas diferenças
e necessidades diferentes de cada pessoa na familia.
Esta tolerância pode depois ser
alargada à sociedade mais ampla fora de casa. Se ensinares à tua criança que te
aceitas a ti próprio(a), e que as aceitas a elas, então é mais provável que
elas transfiram este padrão para o contacto com crianças e pessoas diferentes
que conhecem na escola e em situações sociais.
Esta tolerância por outros e
aceitação de outros faz parte da missão das crianças Indigo e Cristais, e vai ajudar a criar um mundo aonde existe tolerância e aceitação de
todos.
Os Novos pais vão mostrar à sua
criança que eles podem relacionar-se com ”diferentes” pessoas, com respeito.
E que eles podem honrar as diferenças
e celebrar a diversidade, em vez de se sentirem ameaçadas e terem medo como
muitos pais do estilo velho tinham.
A eficiência dos aspectos mencionados
acima no Paradigma Novo de Educação, frequentemente encontra-se na habilidade dos pais de partilhar técnicas
de vida com a criança.
Isto é feito de maneira mais eficaz
com as técnicas de Comunicação, Negociação e Disciplina.
COMUNICAÇÃO
Comunicação com a tua criança é um dos meios chaves com que
podes mostrar amor e respeito.
O ato de comunicar é um ato de
receber e de dar.
A pessoa que comunica está a dar e a
partilhar ideias e a pessoa que ouve está a receber essas ideias.
Os dois processos são “ativos”, em que receber ou “ouvir” é também uma habilidade.
Como pais, deviam adiantar-se além de
dar ordens e instruções que esperam que a vossa criança obedeça e receba sem
duvidar.
E acima de tudo nunca deviam perder a
calma e gritar no processo de comunicar com a vossa criança.
O uso de cólera e de violência na
comunicação apenas ensina a criança que para conseguir o que pretende tem de
fazer mais barulho e ser o mais agressivo.
De igual modo, castigos fisicos
ensinam a criança que para obteres o que queres (obediencia), tens de ser agressivo e violento.
Estes padrões de comunicação serão
interiorizados e podem depois ser exteriorizados quando a criança interage com
crianças da mesma posição social.
Crianças cristais especialmente,
estão aqui para experimentar poder, e se,
aprenderem de ti que violência é
igual a poder, então elas vão representar isto.
E frequentemente contra ti.
Então é muito melhor, ensinar a tua
criança a comunicar eficientemente, mas com respeito.
E aqui a chave é para os dois
participantes OUVIREM o que o outro tem a dizer.
E no ato de ouvir realmente receber e
perceber o que o outro sente e precisa.
Comunica com a tua criança sobre os
assuntos familiares que o/a afetam.
Não assumas que só porque elas são
pequenas que teem apenas de seguir o que queres.
As crianças teem necessidades
emocionais que deviam ser tomadas em consideração quando se tomam decisões que
afetam toda a família.
NEGOCIAÇÃO
Negociação faz parte do processo de
Comunicação.
Se tu queres que a tua criança siga um
certo caminho ou faça certas coisas,
então vais ter de lhes explicar porque
é que precisam que eles se comportem assim.
Os Indigos e os
Cristais não estão interessados em ordens
autoritárias, mas eles ouvem se falares calmamente e negociares o que tu
queres.
Se o que tu queres não os atrai
particularmente, é possivel negociar uma recompensa para eles fazerem o que tu
pedes.
Sendo assim existe uma situação de “ganha/ganha”, aonde os dois participantes ganham
alguma coisa que querem.
A técnica aqui não é manipulação,
embora pais de Indigos espertos vão ter de estar alerta para que a sua criança não se torne
manipulativa.
Em vez disso, é chegar a um lugar de
conforto mutuo, aonde os dois participantes estão de acordo e contentes com o
que tem de ser feito.
Por exemplo, se arrumar brinquedos é
um problema, negocia com a criança que se todos os brinquedos forem arrumados
todas as noites por uma semana,
então no fim-de-semana, um
divertimento pode ser oferecido.
Se não, não há este divertimento.
A maior parte das crianças aceitará
uma proposta como esta, em vez de ter a mãe continuamente a gritar porque é que
os brinquedos não estão arrumados (bem, porque as crianças Indigo e Cristais teem coisas mais importantes e
imaginativas para fazer do que arrumar brinquedos)
DISCIPLINA
Embora esta tenha sido deixado para
ultima, é geralmente o tópico mais emotivo nas minhas discussões com os pais.
Se se dá ou não “dá
tareias” como castigo, ou para impor fronteiras.
Eu acredito em não usar violência,
sempre. Isto apenas ensina à criança que violência é um instrumento para obter
o que tu queres.
No entanto, eu também acredito que o
conceito de “disciplina” é pouco percebido na nossa sociedade.
É equiparado a regras, regulamentos e
castigos.
Realmente, a palavra “disciplina” partilha a mesma raiz do que a
palavra “discipulo”, e tem a ver com ensinar e aprender.
E o/a professor(a) mais eficaz não é
aquele que grita e é violento, a não ser que estejas no exército.
Na vida normal, o acto de ensinar é
mais eficaz quando vem do coração e é transmitido de uma maneira afável e
atenciosa.
As crianças precisam de saber aonde
as fronteiras estão, e o que é esperado delas no contexto da familia.
Isto ajuda a assegurar uma sensação
de segurança que encoraja um comportamento calmo.
Mas esta informação pode ser
transmitida de uma maneira terna e serena,
usando as técnicas de comunicação e
negociação.
As técnicas de comunicação e
negociação fazem verdadeiramente parte da técnica de disciplina.
A vossa responsabilidade como pais é
de ensinar a vossa criança – dando o exemplo e por palavras – o que é
necessário deles para se tornarem adultos afetuosos que reconhecem os seus
plenos poderes.
Tu és o/a professor(a), e eles são os
discipulos.
E ás vezes, eles são os/as
professores(as), e vocês, como pais, são os discipulos.
Deixem a relação entre vocês ser tão
afetuosa e educativa como a de Cristo com os seus discipulos.
http://holisticocromocaio.blogspot.com.br/2014/08/despertando-o-conhecimento-educando.html
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